Assassination Clasroom Live Action crítica

Tenho que admitir pra vocês, quando li o mangá  Assassination Classroom  pela primeira vez me  apaixonei profundamente. Tive uma sensação mista entre comédia e absurdo clássica do humor japonês, fazendo com que coisas bestas como uma espécie de monstro bizarro com um sorriso enorme dê aula e você leitor acredite naquilo sem ficar a cada 10 minutos discutindo.

A história do mangá é muito simples, um monstro amarelo, semelhante a um polvo de um grande sorriso, acaba que por destruir boa parte da lua(Além de bizarro esse bicho é perigoso né  ?) e o governo junto a um bando de militares não consegue mata-lo. Para piorar  a criatura avisa que daqui a um ano destruiria a terra também, porém(para deixar as coisas ainda mais absurdas) a criatura avisa que antes de destruir o planeta pretende se tornar um professor por um ano letivo inteiro de uma escola no ensino médio.Como ninguém consegue derrubar a criatura, claramente os militares aceitam,  com  a condição de que esse polvo sorridente não machuque nenhum dos alunos, que recebem treinamento para assassina-lo em cada dia na sala de aula ou seja tiroteio em todo santo dia de aula enquanto o professor polvo( apelidado pelos seus alunos de Koro Sensei) tenta ensina-los Japonês, matemática e diversas matérias de ensino médio. assassination-classroom-3424535.jpg

 

 

Bobo não é ? Sim, mas ao mesmo tempo muito genial!Uma coisa que sempre digo a mim mesmo quando vou ler alguma história é que o mais importante não é a ideia em si e sim como ela é executada.Por mais simples e absurdo que seja o mangá consegue sim trazer prazer em cada leitura, possui um humor leve, um clima pouco pesado, mesmo que em alguns capítulos um pouco mais sérios esse clima começa a dar uma alterada os sorrisos do Koro Sensei sempre nos trazem uma sensação de calma em cada leitura(Sério mesmo eu to falando do polvo alienígena!!! ) possui uma  estrutura muitas vezes episódica trazendo a sensação de que cada dias está passando e você leitor acompanha o avanço da trama( Ou das diversas tramas)

7ab2bf91ecca02639121a69141f60641478d0bd3_hq (1).jpg

Mas em fim,vim falar do filme não é mesmo  ? Sobre o filme, o ponto que venho a chegar no início dessa crítica é que o cinema e os quadrinhos tem  linguagens bastante diferentes. Uma boa adaptação tem que saber adaptar de maneira correta a linguagem  dos quadrinhos para a linguagem do cinema, de maneira que consiga se manter coesa e ainda assim manter a essência da obra original e acima de tudo se valer como obra independente.E então esse filme consegue ?assassination-classroom-live-action-movie.jpg

Infelizmente não. Como disse anteriormente a linguagem dos quadrinhos e a linguagem do cinema são completamente diferentes e é nesse ponto em específico que o filme erra.Não é a primeira vez que vejo uma adaptação de um mangá com esse tipo de problema, o ponto em que tenta se tornar literal ao material fonte em diversos momentos mas acabar errando em todas as tentativas,um exemplo disso é o filme O ultimo mestre do ar, adaptação do anime(sim é americano mas considero anime) Avatar.Como disse também anteriormente o importante não é a ideia em si e sim como ela é executada e o filme possui a ideia claramente igual do mangá mas uma execução um tanto bagunçada. O filme apresenta diversas tramas ao mesmo tempo, a maioria incompletas, tentando o tempo todo resumir os diversos capítulos do mangá em um filme de duas horas deixando tão rápido que muitas vezes o clima calmo  presente no mangá se perde.

O filme erra em criar uma história de início meio e fim, sendo que uma trama verdadeira só surge perto do final e tenho que admitir pelo menos o final não foi de todo ruim.

Assassination-Classroom-Live-Action.jpgQuanto aos aspectos técnicos creio que o filme não erra tanto.Sim o CG do Koro Sensei  não é o mais bem feito do mundo mas a escolha dos atores e figurino ficaram excelentes.Temos Nagisa finalmente parecendo um homem, estudantes de ensino médio representados como adolescentes e não como crianças( Embora os atores são claramente muito mais velhos do que os personagens) e cenas de ação bem dirigidas, tem determinado momento do filme em que os quadros ficam semelhantes aos de um mangá é minha cena favorita.O 3D está bizarro em alguns momentos mas é algo que se pode acostumar afinal Koro Sensei sempre foi aquele personagem mais surreal até mesmo no universo do mangá.

tumblr_nvtlzopyst1sqliymo1_500.jpg

   Considerações finais

Assassination Classroom  é um Live Action com um roteiro sobrecarregado,muitas piadas não muito bem trabalhadas(Muitas incompletas) e um roteiro com pouca novidade exceto em algumas cenas ao final.Em contrapartida possui bons efeitos , alguns momentos bem dirigidos e atores bem escalados.

Eu recomendo ou não esse filme ?

Eu diria não.Por mais que tenha lá um momento ou outro é um filme de duas horas  que valeriam muito mais a pena caso você lesse o mangá ou até mesmo assistisse o anime(Que em grande parte do filme é a mesma coisa só que pior) recomendaria o filme apenas para quem já assistiu ao anime ou leu o mangá, caso contrario perderia diversos  das piadas e momentos que não conseguiram ser tão bem contados pelo filme.

3_White_logo_on_color1_169x75.png

Dou 3 chamas ao filme.Até a próxima O_-

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s