One Punch Man a mensagem que poucos notaram

One punch Man é um mangá de comédia , escrito pelo autor One e publicado como webcomic dez de 2009 até hoje. Ganhou uma adaptação em 2012 pelo autor Yusuki Murata com traços e desenhos mais realistas e em outubro a novembro de 2015 ganhou uma adaptação em anime , no qual gerou uma legião de fans muito mais ampla , além de fama popular , como muitos otakus  costumam dizer , moda.

Essa introdução pode parecer meio que desnecessária mas de uma coisa é certa, eu assim como muitas pessoas já sabia o sucesso que viria com o anime tem muito tempo. One Punch Man já era um mangá bastante conhecido bem antes de virar anime , mas não é pra menos, os traços são incríveis , a direção dos quadros , mas apenas esses aspectos não criam um mangá de sucesso , o que mais One Punch tem de bom ? O que todo leitor de Shonen mais ama , cenas de ação incríveis e  acima de tudo humor.

Enquanto a ação dos mangás é algo fácil de se compreender por leitores de qualquer etnia, o humor nem tanto. Nem sempre é fácil fazer um Brasileiro se identificar com o humor japonês , que é mais trapalhão ,  mais absurdo , mais gritalhão , cheio de caretas , porém One Punch Man consegue fazer um tipo de humor diferente , humor que pode ser entendido por qualquer fan de quadrinhos , sendo HQ ou mangá , até mesmo fans de turma da Mônica.O grande mérito desse anime é conseguir ser uma experiência prazerosa não apenas para o público  nicho Otaku.

animes-online-one-punch-man-ep-12.jpg

Outro grande  charme desse mangá é  ser uma obra de fácil leitura , rápida e descompromissada. A maioria das pessoas que leem One Punch Man simplesmente deixam de pensar , se afundam nesse mundo absurdo de comédia e ação depois seguem suas vidas, o principal fator que justifica o sucesso dessa obra é seu descompromisso, é rápido , tem comédia , tem ação e bons desenhos , só por isso ela já deve se valer , certo ?

E se eu dissesse que essa obra pode ter um pouco mais do que ação e comédia ? Ou ir até um pouco mais fundo e dizer que ela tem sim algo a dizer.

Posso até parecer estar colocando coisas onde não existe , como por exemplo tentar justificar a super velocidade do Papa léguas , ou o por que de Pernalonga sempre se vestir de mulher e ninguém reparar (Mesmo ele estando  vestido de um coelho fêmea ,ser seduzido por um coelho ainda é uma coisa bastante estranha) mas acredito que algumas coisas são evidentes demais para ser só brincadeira , afinal uma piada levada a sério demais deixa de ser apenas piada.

maxresdefault.jpg

(Todos sabemos que isso não vai dar certo)

A mensagem de One Punch Man

O que você imagina quando pensa em um herói americano ? Queixão , musculoso , roupas detalhadas , com símbolos , um passado sombrio , motivações profundas , um abdômen enorme , determinado a salvar pessoas sem ganhar nada em troca e identidade secreta. Exemplos de super heróis com esse tipo de de descrição: Batman , Superman , Homem Aranha , Capitão America , entre outros…

superman.jpg1120116_batman-noel.jpg

E agora me diga , o que você imagina quando pensa em heróis de quadrinhos japoneses ? Super poderoso , com muitas poses , cabelo espetado , normalmente jovens e adolescentes (alguns adultos com mente de criança) , poderes adquiridos por meio de treinamento constante , roupas coloridas , um passado trágico , sem barba (Tente pesquisar , praticamente nenhum protagonista de mangás tem barba) e com grandes motivações que podem variar entre vingança ou alcançar algum sonho. Exemplos: Naruto , Goku , Gon , Ichigo , e ai vai…

IBIScUS-5190954_650_473.jpgAgora vamos fazer um pequeno teste , olhe para esses dois personagens.

Slider_quatro.png

Na esquerda temos Genos , um herói adolescente , com um passado triste , buscando vingança , está em constante treinamento , todo quadro faz uma pose diferente e tem cabelo espetado , além de um visual colorido. Na direita temos King , queixão , cara de mal (Assim como Batman) , identidade secreta , abdômen aparentemente alto e uma cicatriz super maneira.

Agora observem o personagem principal de One Punch Man , Saitama. Saitama-Backstory.jpg

Sem roupa  muito colorida , tendo cores simples como amarelo e vermelho. Não possui um queixão (Nem mesmo possui queixo) , não tem cabelo espetado (Nem possui cabelo) , não possui motivação , durante a série sua unica justificativa é ser um herói por Hobie. Não tem abdômen alto , não está em constante treinamento , já que seu treinamento durou apenas 3 anos , depois disso nunca mais voltou a treinar. Além disso tudo , diferente dos personagens a cima , Saitama nunca perdeu uma luta , e a principal diferença é que ele não é idolatrado.

Herói

Já parou para pensar  o que um herói significa para um país ? Em uma certa entrevista , com o diretor Zack Snyder , o mesmo comentou sobre a produção do filme Batman vs Superman , alegou que não estava produzindo um filme de heróis , estava produzindo um filme de símbolos da  cultura americana. Não foi com essas palavras que ele disse , mas de todo modo eu comecei a refletir a importância de heróis para a formação do ser humano. A necessidade é tanta que acabamos criando heróis onde antes não existiam. Um exemplo disso foi Tiradentes que após a sua morte se transformou em um ídolo Brasileiro , sendo que nem mesmo conseguiu tomar atitudes quanto a independência do Brasil , pois acabou sendo morto antes . Mesmo assim  no nosso país ganhou um feriado e foi retratado como um herói , usando em seus quadros a imagem de Jesus Cristo  para transcreve-lo , sendo que relatos indicam que Tiradentes nem barbona tinha.tiradentes-supliciado-de-pedro-americo.jpg

Quanto aos heróis americanos , tem importância para a formação do caráter de diversas pessoas , e a maioria dos adultos cresceram lendo suas histórias. São venerados por crianças , adolescentes , adultos e até mesmo pessoas de outros países, sabe por quê ?Marketing!

Todo brasileiro conhece Homem Aranha por que  tem o filme , tem os quadrinhos e o trailer do filme passa umas mil vezes na TV. Ou seja , mesmo se uma figura altamente respeitada como homem aranha ou até mesmo Super Man tomar uma atitude idiota a gente vai continuar respeitando , por que são heróis, são o que queremos ser , são o que nunca poderemos ser. O homem de aço pode matar uma pessoa ? Pode , por que a gente perdoa , afinal são super heróis , eles sempre sabem o que é certo, eles sempre são os melhores.maxresdefault (1).jpg

Nós sonhamos sempre com heróis , achamos que uma figura como essa é impossível de existir , mesmo assim acreditamos cegamente nas morais e éticas deles , eles tem nosso alto respeito. Mas e as pessoas simples ? Por quê não respeitamos ? Porque vamos pro cinema e vibramos assistindo o Homem Aranha mas quando aparecem  policiais de verdade na nossa frente tacamos pedras , xingamos , dizemos que são super violentos por que matam pessoas mas quando o próprio Super Man faz isso está tudo bem. As pessoas simples podem ser mais poderosas do que heróis dos quadrinhos , mais corajosas do que personagens de mangás , mesmo assim muitas vezes simplesmente as ignoramos.

Acha que estou exagerando ? Acha que isso é pensar de mais em uma obra que tem o único propósito de entreter e divertir , nada mais do que isso ? Vou então mostrar a prova de que isso não é viagem minha , o arco do meteoro.

 

Arco do meteoro

_uploads_original_11124_111243699_4704717_1174401093_onepu.jpg

Nesse pequeno arco de One Punch Man não temos vilões , não temos lutas super épicas e uma pequena piadinha apenas. Por que esse arco existe ? Não tem luta , não tem comédia , ele esta deslocado na obra ? Não.

O arco começa com um grande meteoro estando prestes a acertar a cidade  e  Genos  junto a outro Herói tentam impedir sem sucesso. Depois de tentativas fracassadas , um Herói de muita fama chamado Samurai de Prata tenta derrubar o meteoro , usando seu grande armamento. Ele  tentou parar o meteoro por que era legal certo ? Não. A única intenção foi testar uma nova arma que ele acabara de construir , quando ele descobriu que seu armamento era inútil contra o meteoro o herói simplesmente foi embora , deixando aquele enorme meteoro destruir a cidade com milhares de pessoas dentro.

Como um herói assim pode continuar sendo idolatrado ? Porque eles não o expulsão da associação de heróis ? Mas o meteoro acabou sendo destruído , afinal Saitama apareceu e como sempre acabou com um soco , transformando o meteoro em um milhão de pedacinhos , que destruiu diversas casas e prédios mas não matou ninguém. maxresdefault (2).jpg

Legal ! O dia foi salvo por Saitama ! Como vocês acham que ele foi recebido depois desse feito heroico  ? As pessoas o xingaram , falaram mal , o trataram como lixo. Se Genos tivesse destruído o meteoro ele não seria recebido assim , se King tivesse destruído o meteoro as pessoas não teriam essa reação , nem mesmo se fosse o samurai de prata.Por quê as pessoas trataram Saitama assim então ? Porque elas não conseguem admitir que pessoas normais podem ser heroicas , não conseguem admitir que qualquer um de nós podemos ser heróis.

Já pararam para pensar na piada do treinamento de Saitama ? Por quê com um treinamento tão simples ele fica tão poderoso ? Porque  é isso que a obra quis dizer até agora , o treinamento das 100 flexões é aquele treinamento que todo mundo diz que vai fazer todo dia mas nunca acaba fazendo , aquele treinamento que qualquer pessoa comum pode fazer. Saitama é uma pessoa normal , simples , que salva pessoas apenas porque acha que esse é o certo a ser feito. Não é igual os outros heróis desse universo , que querem subir de Ranking , testar armas , se vingar ou virar uma celebridade , Saitama simplesmente quer ajudar as pessoas , os outros heróis não conseguem ser como ele , muitos o admiram e muitos simplesmente o odeiam por causa disso.

Agora para finalizar , o grande momento em que essa mensagem fica evidente , no arco do Rei do Mar.

Arco do Rei do Mar

One Punch Man - E09 - fig5.jpeg

Uma poderosa criatura aparece do nada e derrota diversos dos heróis mais queridos e mais fortes das pessoas. Essa criatura derrota os super heróis na frente de todo mundo , os humilhando perante cidadãos , tirando delas toda a esperança , quando tudo parece perdido um herói fraco sem nenhum super poder tenta confrontar a criatura.

One Punch Man - E09 - fig7.jpeg

“O Ciclista sem Licença” esse herói é o exemplo máximo de pessoa comum  que se esforça ao máximo para vencer o inimigo , as pessoas que assistiram todos os outros heróis sendo derrotados se agarram a pouca esperança que existe , torcendo fortemente pelo Ciclista  mesmo sabendo que ele não avia forças suficientes para vencer esse combate. Enquanto as pessoas não viam os outros combates ao vivo tudo parecia legal e bonitinho , mas quando assistem um herói realmente se esforçando e dando tudo de si , arriscando a própria vida  contra alguma criatura , a reação muda.  Logo , como sempre , Saitama aparece e derrota a criatura com seu soco.

One Punch Man - E01 - fig2.jpg

O interessante desse momento é que finalmente Saitama é respeitado , as pessoas começam a admirá-lo por causa de sua força , mas  percebe que por consequência todos os heróis que estavam dando tudo de si para derrotar o inimigo seriam desrespeitados  assim como ele. O que ele faz ? Diz que ele erá um pilantra que chegou no momento certo e que irá levar todo o credito , semelhante a maioria dos super heróis desse anime. Mesmo Saitama tendo derrotado a criatura na frente de todos , as pessoas não conseguem acreditar , não querem acreditar , querem continuar com a crença de que heróis só existem se forem bonitinhos e agradáveis , não querem crer que alguém como eles pode conseguir tais feitos , por consequência Saitama volta a ser humilhado. Meio triste né ? Mas Saitama não se importa nem um pouco , porque é um herói de verdade.

Para encerrar

A mensagem de One Punch Man diz para valorizarmos os heróis normais , aqueles que encontramos no nosso dia a dia. Conheci uma garota que pensava em todos os homens como ídolos e acreditara no resto da vida que o único homem que vale a pena é o garoto bonitinho e rico que o marketing mostra. Isso não é verdade! Pessoas normais , pessoas reais podem ser super , e elas são em boa parte de nossas vidas , nós que não damos valor.

Não precisamos ser super para sermos heróis , não podemos viver a vida toda acreditando que se o visual do mangá não é agradável ele automaticamente não presta.O autor ONE provavelmente já sofreu muito com isso , os traços dele não são os mais bonitos do mundo e só amamos a obra dele , ela só ganhou um anime e a fama que tem agora por que outra pessoa está desenhando por ele. Isso é certo ? Devemos pensar , afinal One Punch Man  original tem ótimas piadas , ótima quadrinização e ótimos personagens mas nós só demos valor quando a obra foi redesenhada para ficar mais agradável.

One-Punch-Man-10.mkv_000812.877 (1).png

 

E você ? O que achou desse poste ? Acha que estou viajando ? Acha que One Punch é só diversão mesmo , comente no Blog e dê sua opinião e até a próxima O_-


					
Anúncios

15 comentários Adicione o seu

  1. Lucas Linki disse:

    Fantástico! Meus parabéns.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Marcos Minoru disse:

    Muito bom, se você estiver viajando eu também estou, já tinha parado para pensar sobre isso (lógico que não foi tão detalhadamente como você), o que me fez pensar sobre isso foi o mangá Boku no Hero Academia que conta história de herói também, caso tenha lido provavelmente vai ter entendo do porque eu também dei minhas “viajadas”.

    Curtir

  3. Rafael disse:

    Concordo plenamente. =D

    Curtido por 1 pessoa

  4. mexicano21 disse:

    Eu não tenho certeza se a mensagem é exatamente essa (da pessoa comum também ser um herói se fizer o que tem que ser feito), mas certamente One Punch Man tem uma mensagem forte sobre o que é ser um herói de verdade.

    O que, eu acredito, seja comum em mangás e animes que retratam super-heróis ao estilo ocidental. My Hero Academia, que o Marcos citou acima, também parece que vai por esse caminho (só estou assistindo o anime, não leio o mangá, mas a construção do cenário no primeiro episódio parece apontar nesse sentido). Tiger & Bunny também tenta dizer o que é ser um herói de verdade. Ratman, um mangá muito interessante, também.

    Talvez os japoneses ainda estejam tentando entender os heróis ocidentais? =D Ou talvez eles apenas os limitem a uma única fórmula fácil que repetem de novo e de novo, mais ou menos como aqui no ocidente sempre imaginamos ninjas e samurais, ou para pensar em elementos culturais mais recentes, os super sentais, sempre do mesmo jeito, quando na verdade eles são muito mais profundos, ricos e cheios de possibilidades.

    Curtido por 1 pessoa

  5. rinasama disse:

    achei uma otima matéria,se está viajando então estamos juntos. realmente alguns otakus ligam mais para o traço do que para a história em si,eu era assim no inicio mas quando deixei de pensar de tal forma,passei a conhecer otimas obras que não tem traços bonitos mas tem enredos maravilhosos.

    Curtir

  6. wesley mendes disse:

    Essa historia me lembra um pouco em relação aos políticos que (bancam com o nosso dinheiro a própria campanha) com mídia e cara bonita e sorridente tudo mentiroso e falso tipo a prefeita ostentação!!!
    e o povo “BESTA” ainda cai na jogada dos ladrão em vez de pesquisar quem presa quem não.

    Curtir

  7. Igor disse:

    Eu li o manga e em um capítulo extra fala de como a polícia era desrespeitada,que somente acreditavam em heróis. Saitama aparece andando e se não me engano o trouxeram para interrogar ele,mas fala q é um herói ninguém acredita nele ate na delegacia aparece um monstro “forte” os policiais não conseguiam detê-lo com seus tiros foi quando o policial que interrogava Saitama ficou meio chateado porque ele mesmo disse que a polícia dava conta,mas tentou chamar os heróis.A associação mandou classe B pra delegacia.Enquanto estavam a caminho Saitama derrotou o monstro.(Agora vem a parte interessante)quando os heróis chegaram Saitama havia se vestido de policial e carregou o monstro até a porta e jogou para os heróis verem que a polícia não era fraca.Assim Saitama vai embora andando.Depois o policial que o interrogou conversa com um outro
    policial-Aquele não é aquele criminoso?
    policial que interrogou-Não.Ele é um herói

    Curtido por 1 pessoa

  8. Alan Zaninie disse:

    Parabéns, belo ponto de vista, eu fui o único entre meus colegas que teve interesse em ler o mangá original. Sou um grande fã dá obra. Esse protagonista foi show de bola, afirmo de coração uns dos melhores que conheci….

    Curtido por 1 pessoa

  9. Ayou disse:

    Mensagem forte para pessoas normais.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Kaji Pato disse:

    eu sou autor de mangás aqui no Brasil e isso não é uma coisa fácil de se fazer, hoje estava um pouco pra baixo e buscando forças. Muito obrigado por esse incrível post!!! espero um dia conversar contigo pessoalmente, deve ser muito agradável ouvir suas ideias!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Te conheço! Você é o autor de Quack , um dos ganhadores do mangá Awars. Também sou escritor de mangás, não tanto desenhista mas posso entender as dificuldades que você deve passar, eu por exemplo já concorri ao mangá Awars e perdi. Por enquanto faço publicações online sem nenhuma resposta financeira, dando o melhor que tenho, nem sempre com o retorno que espero. Não desanime, são autores como você que inspiram pessoas como eu a não desistir de um dia realizar sonho de ser um Mangaka no Brasil. Quem sabe um dia não conversamos pessoalmente, só não estranhe, sou grande fã seu kkk

      Curtido por 1 pessoa

  11. daniel disse:

    Cara concordo em tudo que voce disse , a cena em que o ciclista sem licenca enfrenta sem nenhumm poder o rei do mar e a acao do saitama ao derrota lo foi emocionante

    Curtido por 1 pessoa

  12. gabrieltdcmc disse:

    Análise excelente. Espero a continuação desse anime maravilhoso! :)

    Curtido por 2 pessoas

  13. Excelente observação! Muito madura e direta! Parabéns!

    Pena que os fanboys do Goku, Superman ou de qualquer outro herói que são adorados hoje, não conseguem enxergar a mensagem do ONE PUNCH MAN e do Saitama, não querem entender e nem a aceitar. :-/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s