O que é Flanderização de um personagem ?

Antes de mais nada vou responder a pergunta do título desse poste .

O que é Flanderização  ?

Não se estranhe caso você leitor não conheça esse termo , afinal é novo , além de ser pouco utilizado no Brasil . Encontrei esse termo sendo usado em fóruns e blogs em espanhol e Inglês mas muito pouco em blogs brasileiros  é exatamente por isso que iniciei esse poste.

O que é Flanderização ?

Flanderização é um conceito que resume um tipo de personagem ,(Normalmente em séries de longa duração) que perde grande parte de suas características para ampliar um traço de sua personalidade em geral. Normalmente a característica escolhida vira a unica definição presente no personagem e todas as outras são ocultadas ou excluídas.Uma boa definição de um personagem Flanderizado está na imagem a baixo.

sitcom_char_8984.jpg

Flanderização de um personagem é mais comum em séries ou animações americanas.Nos estados unidos é comum mais de um roteirista , mais de um diretor , mexer em uma série de sucesso. Nesse mexer , com o intuito de explorar o sucesso de seu personagem , escolhe a característica mais marcante e de fácil compreensão do mesmo e explora ao máximo , muitas vezes simplesmente ignorando o resto dos traços da personalidade que antes possuía. Esse tipo de mudança é , muitas vezes , comum e se dá pela vontade de vender determinado produto , afinal um personagem unidimencional é de mais fácil aceitação do que um tridimencional , e na mente dos grande empresários essa é a melhor maneira de se vender um produto.

Essa mudança pode acontecer com o passar dos anos , influenciada pela saída do criador da séria ou o sucesso que ela pode gerar , muitas vezes usada como garantia de que a série continuara do mesmo nível , embora na maioria dos casos a série decai.

now_and_then_spongebob_by_gojirafan1994-d8yfvjf.png

(Exemplo de série flanderizada com o passar dos anos)

Muitas das vezes a flanderização pode gerar  ao invés de redução de características em um personagem , ampliação de características que antes não existiam , podendo melhorar o personagem ou simplesmente distorcer completamente sua imagem. Esse tipo de flanderização pode acontecer , da mesma maneira , caso uma mudança de diretor e escritor aconteça ou simplesmente caso o escritor esqueça completamente das características do próprio personagem e tenha que cria-lo do zero.

Mas ainda existe o ponto de vista positivo , em que o escritor teve diferentes novas idéias que não poderiam ser vistas e lembradas , caso não fossem usadas em outros personagens , o que obriga o escritor a coloca-lo em alguma figura famosa com o intuito de fazer o publico pensar sobre esses conceitos.

45ffcc_3217993.gif

(Exemplo de série que muda de características com o passar dos anos)

No caso da série Simpsons, varias das características são alteradas para atualizar os conceitos atuais que a série leva , tornando o humor sempre identificável e fazendo as críticas sociais continuarem valendo sem se perderem. Simpsons é um exemplo de uma série Flanderizada que consegue se manter atual em boa parte das vezes e fazer  do que antes erá um defeito da flanderização , uma qualidade.

De onde surgiu esse conceito ?

È difícil saber onde se originou mas á quem diga que foi do personagem Ned Flanders da série Simpsons.simpsons_biblia.jpg

Um personagem que surgiu na série como um vizinho alegre , educado , religioso e perfeito  , que causa muita raiva em Homer por ser um personagem considerado perfeitinho de mais , virando uma das principais piadas da série.

Hoje a característica de religioso foi ampliada , virando um obsessivo por religião a ponto de ficar gravando diversas fitas só para procurar palavrões em programas de tv e poder criticar depois.  A característica de bom vizinho sumiu quase que completamente , se tornando uma vítima de Homer que rouba diversos objetos seus e o trata mal tanto santo dia , mesmo assim Ned continua sorrindo e aceitando tudo numa boa . Isso não é ser um bom vizinho , isso é ser um retardado!

Flanders é um bom exemplo de personagem que mudou completamente com o passar do tempo , não só por perder algumas de suas características básicas , como se transformar uma figura que representa algo completamente diferente do que representava antes.Ned.jpg

Exemplo de Flanderização

Grande parte das vezes , flanderização é um defeito que pode acontecer com qualquer série que fique mais tempo no ar do que o normal . O que fazer para esse fenômeno ser evitado ? Entende-lo é o primeiro passo. Vou explicar com um pequeno exemplo.

Suponhamos que você queira criar um personagem aleatório.hqdefault (1).jpg

Vamos dar o nome para esse personagem. Que tal ?… Matheus.

Matheus é super alegre , se paixona fácil , tem medo de aranhas , é um trabalhador dedicado , ama seus amigos e gosta de brincar aos tempos livres com seu irmão.

Agora , digamos que a característica mais engraçada de Matheus é se apaixonar fácil.hqdefault (2).jpg

O que as pessoas mais curtem é ver Matheus se apaixonando e se ferrando logo em seguida. Então eu como criador da sério que quero dar aos fans o que eles querem ( E ganhar dinheiro por cima disso ) mostrarei em todos os momentos Matheus se apaixonando e se ferrando , afinal isso é engraçado. Ele já não brinca com seu irmão , não é mais tão alegre ,  não mostro mais ele no trabalho  e  , tudo isso por que todos os momentos que ele aparece estará apaixonado por alguém.

Agora daremos um exemplo de uma imagem que é distorcida.

Matheus deixa de se apaixonar fácil por mulheres e descobre-se , mais tarde , que Matheus é um tarado obsessivo . Matheus gosta de espiar mulheres nuas , gosta de toca-las quando não é apropriado e gosta de flertar o tempo todo com mais de uma mulher.

Viram o que acabou de acontecer ? A imagem de Matheus mudou completamente.

mqdefault.jpg

Antes o que erá um pequeno traço desse personagem  virou sua característica principal . Antes o que erá uma pequena piada com o personagem se tornou algo sério. Matheus agora é visto com outros olhos e os fans que antes se identificavam com o personagem se sentem ofendidos. Esse é o principal problema da flanderização , estraga muito dos bons personagens.

Flanderização em animes

Em animes  a flanderização pode até não ser tão recorrente como em séries americanas , já que as obras podem ter influencia do criador original em boa parte do tempo , mesmo assim ainda sim existem casos . “Renovar ou morrer” essa frase resume muito os problemas que várias séries enfrentam hoje em dia. Estamos lotados de séries que fazem sucesso e por serem de fácil ganha pão , insistem em durar muito mais tempo do que o necessário , por isso uma série que não se renova , depois de mais de 10 anos de transmissão , tem alto risco de sofrer com esse fenômeno.steamworkshop_webupload_previewfile_332969030_preview.jpg

(Jojo’s Bizarre Adventure , um exemplo de série de longa duração que se renova constantemente )

Muitas das séries , mesmo que bem escritas , sofrem com esse problema mas nos animes é um pouco diferente. Não acontece por causa da mudança do criador da série , nem para se adaptar aos novos tempos , muitas vezes ocorre por causa do excesso de personagens.comunidad_1-1.jpg

Bleach é um exemplo de série que possui um número alto de personagens , o que torna difícil dar aprofundamento a todos eles , em consequência , qualquer personagem que já foi aprofundado em algum momento em seguida se torna-rá automaticamente flanderizado.

No caso de Bleach nem todos os personagens podem ser mostrados  por que isso tornaria a história cada vez mais lenta . Mas e no caso de termos um alto número de personagens e querermos utiliza-los a todo momento ?free-sanji-one-piece_151057.jpg

Em One Piece existe uma quantidade enorme de personagens principais , e por ficarem sempre juntos o autor tenta explora-los a todo momento. O único problema é que a quantidade é tão grande que fica difícil explora-los por completo , por que isso deixaria a história bastante lenta , gastaria tempo de mais mostrando o que cada membro da tripulação está fazendo e pouco tempo para a luta principal , por isso todos os personagens acabam flanderizados.

O exemplo mais notável é o personagem Sanji , que antes erá brigão , educado e com grandes objetivos , além de meio tarado . Agora Sanji se torna um completo tarado e todos os outros traços de personalidade que foram mostrados antes de seu arco na história são ignorados quando se torna um tripulante.

 

3629.jpg

Seiya  é outro exemplo desse fenômeno mas é bem pior . Começou como um personagem com um objetivo , possuía um pequeno traço de personalidade mas tudo isso é esquecido depois já que sua única missão e objetivo se torna salvar Athena. Nesse caso a história e características do personagem se tornam apenas enfeito , já que não possuem relação com a história e serão esquecidas em seguida . Mesmo que tente trabalhar esses conceitos mais para frente no momento que se ignora os traços do personagem ele já se torna flanderizado.

Em outros casos o personagem só se torna flanderizado por que seus objetivos e funções na história já foram terminadas , para a história conseguir seguir em frente sem interrupções ou esse personagem deve desaparecer ou deve ser mostrado de forma flanderizada . Um exemplo disso é Rock lee que deixou de ter grandes objetivos , grandes lutas e grandes momentos na série Naruto. Isso acorreu por que o autor optou por seguir sua história em frente focando nos personagens principais ,  ignorando boa parte dos já usados anteriormente.Agora o personagem só aparece como animado e esforçado , como forma de piada , sua dedicação e lagrimas foram esquecidas , virando uma figura de humor flanderizada.4456235-rock_lee_shippuden.jpg

 

Agora o pior dos casos!!!

 

GohanSuperSaiyanIINV.png

Dragon Ball tem todos as regras de série flanderizada. Tem muitos personagens , longo tempo de duração e foca muitas vezes somente na história principal , deixando muitos personagens de lado . Mas não é pra menos , é uma série com muita coisa ! Tem robôs , Aliens, dinossauros , viagens no tempo , demônios e muitas outras coisas…

O grande problema é que esses personagens são mostrados ao mesmo tempo o que torna uma imagem de diversos personagens juntos que não terão relevância alguma já que a história será limitada a Goku e Vegeta .

Dragon ball é cheio de personagens que foram flanderizados mas vou falar do pior caso desses , o personagem Gohan.

 

3779877-6973392383-mysti.png

Gohan durante a fase Z de Dragon Ball teve um arco inteiro destinado a construção de sua personalidade , a saga do Cell. Nessa saga Gohan seria definido como personagem principal após a morte de Goku ou como seu principal herdeiro , tornando se assim o homem mais forte da terra no final desse arco . Erá um garoto inseguro , que precisa estudar muito todos os dias , gostava de evitar combates , tinha um bom coração .

De todas as características que citei a pouco apenas estudar permaneceu . O personagem não tem mais aquela insegurança , não tem o dilema de não gostar de combates e não tem mais características de ser um herdeiro de Goku. O personagem cresceu e se tornou um completamente diferente , perdendo a cada luta que aparece. O personagem se reduziu tanto que pode até mesmo ser considerado um figurante , sendo que antes erá um dos personagens principais.

dragon-ball-super-goku-and-vegeta.jpg

Esse é um dos vários motivos dessa série estar decaindo , o uso mal aproveitado dos personagens. Mas Toriyama sempre teve esse problema , agora a série só girará em torno de Goku e Vegeta.

Exemplo de como evitar isso

Fullmetal Alchemist!4ab6180e72a76b0a7267a8fbbf2748cb.jpg

Uma série com um número alto de personagens mas a maioria deles é bem aproveitado , influenciando a trama e não caindo no esteriótipo. Eduard por exemplo mesmo tendo sua piadinha de ficar irritado quando alguém o chama de  baixinho ainda  não tem como essa piada sua característica principal. Os personagens não se perdem e nem ficam limitados a alguma característica. Pode até não ser uma das séries  mais longas já feitas mas é bem grandinha.

Para finalizar

 

Pode ser que flanderização seja um problema recorrente em diversas séries  mas é bem compreensiva , já que é impossível lidar com um número alto de personagens ou com mudanças de escritores sem perder um traço de sua base.

 

E você ? O que achou desse poste ? Concorda com esse conceito  ? Acha que é ultrapassado ? Comente no poste e até a próxima O_-

Anúncios

10 comentários Adicione o seu

  1. Jussara Gonzo disse:

    Bem interessante – eu não lembro muito bem do Flanders no começo dos Simpsons (eu era muito criança), mas desde onde eu lembro o elemento religião sempre foi forte.
    Curiosamente, no filme dos Simpsons eu achei o Flanders um personagem legal pela primeira vez. Talvez eles recuperaram um pouco o lado bom do Flanders sem que ele fosse. necessariamente, um maníaco religioso

    Curtir

  2. Gabriel Araujo disse:

    Gostei de grande parte do poste, mas acho que você se precipitou em um ponto, antes de qualquer coisa quero dizer que já assisti e finalizei todas as séries mencionadas acima. No caso de Vinsmoke Sanji de One Piece, o quê acontece na verdade é uma “mudança de vida”, ele sai da limitação de diversidade de um restaurante maritimo para conhecer o mundo a fora, onde obviamente alguem romantico e tarado se “soltaria” mais. No poste você diz: “antes erá brigão , educado e com grandes objetivos , além de meio tarado . Agora Sanji se torna um completo tarado e todos os outros traços de personalidade que foram mostrados antes de seu arco na história são ignorados quando se torna um tripulante.” Isso é na verdade UM COMPLETO EQUIVOCO. Conheço e teorizo a respeito desse mangá e posso te provar facilmente que essa afirmação está incorreta.

    * Sanji já era muito tarado desde o inicio, obviamente ele era mais discreto já que tinha acabado de entrar na tripulação e ainda era pouco intimo dos tripulantes. Algumas das provas de que ele era tarado já no inicio são:
    – A quantidade de mulheres que ele se relaciona em Weskley Peak.
    – Sua relação com Nami desde o inicio que para o padrão japones é de um pevertido.

    * Sanji é romantico até hoje:
    – Salva Nami de Absalom em Thriller Bark.
    – Salva Tashigi de Vergo dizendo, que “ouviu” a lagrima de uma dama a kms dali.

    * Sanji continua tendo grandes objetivos:
    – Nunca disse nada q desistiu do All Blue. Não é da personalidade dele ficar falando toda hora de seu sonho.
    – Disse contra Bartholomeu Kuma que se tornaria um dos maiores problemas do Governo Mundial.

    Acho que isso como prova está mais do que suficiente, mas de resto o seu poste ficou bom, e eu pude ver mais a respeito da flanderização. Obrigado!

    Curtir

    1. Realmente falar sobre One Piece sempre foi algo muito complexo para mim, por que assim como falar de horá de aventura , tem muitos pequenos detalhes que parecem simples mas o autor da grande profundidade. Quanto eu ter cometido esse pequeno erro citando o Sanje , existem momentos em que ele é sim mostrado de forma mais simples , nem todo momento vemos ele brigando ou falando sobre seu sonho mas vemos sempre cantando garotas. Por que é uma característica mais simples de ser mostrada e não necessariamente um defeito, tanto que foi uma citação bem breve.Como disse é a grande quantidade de personagens que dificulta mostrar mais sobre o Sanji. Mas gostei de seus argumentos XD

      Curtir

  3. Gabriel Araujo disse:

    Realmente, falar sobre One Piece é uma tarefa muito dificil… Eu te entendo =D
    O texto ficou ótimo! Quanto a Flanderização e o dinheiro que rola por trás disso, é uma pena para nós fãs, o poste me abriu um leque de pensamentos muito produtivo. Mais uma vez obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Folha disse:

    “Ele já não brinca com seu irmão , não é mais tão alegre , não mostro mais ele no trabalho e nem brinca mais com seu irmão , tudo isso por que todos os momentos que ele aparece estará apaixonado por alguém.”

    Voce repete a parte de brincar com o irmão.
    Ps:belo texto

    Curtir

  5. Nasca disse:

    A flanderizaçao é algo relativo, visto que nem todas as animações são feitas para o entretenimento, e sim para a venda, logo para continuar o marketing desses “produtos” eles têm que se aperfeiçoar ao “mercado consumidor”. Como em tudo, a flanderizaçao tem dois aspectos, tendo em vista que muitas das animações a serem exibidas são iniciadas com o propósito de diversão e podem se torna apenas marketing, assim os personagens perdem diversas de suas características para dar foco apenas a uma, logo que é essa característica que rende exibição a ela. Mas ela pode ser marcada como uma iniciação de uma nova fase ou de uma evolução, já que com o tempo os personagens de desenhos ou animes tendem a envelhecer e se tornarem adultos e com isso vem à maturidade e a experiência, mancando um ponto crucial para um reinício da serie (após o hiato), mantendo a mesma qualidade de quando iniciou a sua exibição, podendo ser observada nos Simpson, que para manter o humor e a critica nos episódios foi preciso essa mudança em certos personagens. Tendo em vista isso, o pouco tempo de exploração de cada personagem pode levar a essa característica de cada serie, mas não se engane, pois mesmo dando foco apenas em uma característica e possível perceber as outras sempre presentes, ou seja, não é uma flanderizaçao e sim foco a alguns aspectos em pouco tempo de exibição de certo personagem, como visto em Sanji de One Piece.

    Curtir

  6. dg10 disse:

    Acho que a questão de One Piece é realmente mais complexo que isso. O que ocorre seria mais uma flanderização “oscilatória”. Como o mangá opta pela renovação por meio de mudança de locais e introdução de personagem, para trabalhar com todos os personagens, a história fica realmente gigantesca e lenta, tanto que só estamos descobrindo a história (inteira) do Sanji agr, depois de quase 800 capítulos que ele apareceu, e enquanto se trabalhava com os outros personagens/histórias, os demais personagens (como o Sanji) ficam mais “flanderizados”, ou quase como que em standby, com suas características diminuídas apenas (já que como até falaram nos outros comentários, o Sanji nunca deixou de ter a educação/cavalheirismo de sempre, nem nunca desistiu de cozinhar, ver o all blue, etc), até terem sua história continuada com suas características “a todo vapor”.
    Já quanto a fullmetal alchemist, além de ser um mangá relativamente curto, os personagens do lado “mal” principalmente, tenderam a morrer ou ter suas histórias resolvidas ao longo da série, não tendo “tempo” para flanderizar. Já os demais, só apareciam quando realmente eram necessários, não se trazendo a tona com tanta frequência, também não chegando a flanderizar, já que eles funcionavam bem em standby: a galera do exército e de Xing tinham seus trabalhos, e só realmente apareciam quando iam fazer ou descobrir algo relevante, o que funciona já que fullmetal tem apenas um plot principal. Além disso, esse plot principal estava totalmente envolvido com a história dos principais (a relação dos homúnculos com a “vida/verdade”, com a pedra filosofal e a “porta”, e por sua vez com os membros perdidos de Ed e Al), de forma que não tinha como flanderizar eles porque as histórias e características deles estavam sempre de alguma forma em relação com o que acontecia.

    Curtir

  7. Gostei do texto, mas discordo de alguns pontos. Acho que o Flanders não foi flanderizado, deveriam inventar outro termo, talvez “achatado”, significando simplificação e chatice ao mesmo tempo. Mas o que me incomodou mais é a crítica ao Gohan. Primeiro que ele nunca foi um grande personagem. Era só uma criança tímida, estudiosa e pacífica. Era inevitável ele mudar ao virar adulto! Mesmo assim ele se manteve tão igual quanto possível, alcançando grande poder quando fica com raiva, e no resto do tempo estudando e virando um cientista na saga Boo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s