Afinal o que torna uma personagem feminina forte ?

Respondendo a pergunta presente no título desse poste , entremos nessa questão . O que torna uma personagem feminina forte ?

Tenho que admitir para vocês , eu escrevo diversas histórias , assim como , roteiros para mangá , por isso sei o quanto é difícil tornar qualquer personagem convincente , afinal livros , HQs , filmes ou mangás são apenas cópias da ralidade e não a realidade propriamente dita. Podemos nos esforçar ao máximo para chegar perto do que um personagem real seria mas ainda não passaria de uma imitação , principalmente se representamos personagens em mídias como mangá ou animes . Deve ser por isso que muitas pessoas tem dificuldade de aceitar esse tipo de material , já que um desenho é muito mais difícil de ser aceito como realidade do que , por exemplo , um ator de cinema.

Criar qualquer tipo de personagem não é uma tarefa fácil  , por isso exige muita observação do mundo , um controle maior sobre o que se trabalha , conseguir entender como pessoas interagem , como tomam decisões , sair da própria zona de conforto e observar além  , um bom autor tem a difícil tarefa de observar o ser humano real , para só assim , então , tentar  representa-lo . Pelo menos é assim que penso…Pessoas-lendo.jpg

Ambos sabemos que mangás , assim como filmes ou livros , não passam de produtos e nem todos os autores tentam levar a sério essa dedicação com a realidade , por isso acabam ignorando esse aspecto em suas obras e focando em criar personagens de qualquer maneira , muitas vezes sem pesquisa , isso não está 100% errado já que mangás são produtos certo ? Na verdade a maioria das obras de arte que cultuamos hoje em dia não passavam de produtos em sua época , isso não é justificativa. Muitas vezes essa falta de cuidado pode gerar personagens surreais ou ofensivos , que além de difícil identificação , podem gerar polemicas e até raiva em determinadas pessoas. Pode ser seu jeito estereotipado , ou sua aparência não muito bem aceita ,  ou até mesmo suas ações sem sentido durante a história.image_d499abf8.jpeg

(Um exemplo de personagem mal aceito pelo seu jeito estereotipado)

Ai  você deve estar se perguntando “O objetivo do poste é comentar sobre personagens femininas , pra que essa reflexão toda ?” A resposta é simples , acho que comentar sobre personagens femininas é um assunto delicado para mim , até mesmo escrever uma história com elas é difícil , o motivo é que não tenho tanto experiencia com mulheres em geral , isso é dês de minha infância , fui criado mais perto de homens. Por isso mesmo o objetivo desse poste é  comentar sobre mulheres como personagens de forma igual como qualquer outro tipo de personagem. Em outras palavras não vou dar vantagens ou desvantagens , quero trazer o conceito de personagem forte e acrescentar isso a personagens femininos , vou tratar nesse poste mulheres  como qualquer outro personagem , independente da sexualidade , cor ou idade. Se eu tiver feito  qualquer comentário considerado machista ou ofensivo para alguma leitora feminina peço minhas desculpas. E bora então para o assunto.

 

O que torna uma personagem forte ?

11082512.jpeg

Em primeiro lugar devemos esquecer conceitos infantis de força , muitos autores , assim como muitas pessoas , confundem o conceito de força como algo exclusivamente físico , por isso muitas das tentativas de criação de personagens femininas fortes são definidas apenas como personagens super poderosas  ou cheias de características masculinas , isso pode criar uma ideia errada do que é um personagem forte até no caso de personagens masculinos , já que força não é sinônimo de importância. Ou seja , masculinizar uma personagem não é um passo a se seguir para lhe dar força , em muitas desses casos pode até gerar uma certa falta de identificação a ponto da personagem se tornar surreal de mais.

1364842284-tumblrmkic-o.jpg

Então se não é sua força física o que é ? Em resumo , acredito que seja sua importância. Sei que pode parecer que esteja faltando muita coisa por ai , mas uma das características que resume um personagem de força em qualquer história é simplesmente sua importância para a trama e não apenas isso , sua importância deve ser determinada por suas ações e seus objetivos.

Uma personagem forte precisa ter ações significativas , deve ter objetivos, deve ser independente a ponto de escolher o que quer fazer e quando fazer e acima de tudo , e mais importante , deve ser uma boa personagem. O grande problema de personagens fortes é que nem sempre conseguem convencer , por isso em primeiro lugar uma personagem feminina deve ser basicamente uma personagem feminina.

tumblr_ngjloiROmd1tgmy0do1_500.png

( Nem sempre masculinizar uma personagem é a resposta )

Uma das maiores características de uma personagem forte é sua capacidade de pensar por si mesma , escolher por si mesma , não precisar de alguém para tomar atitudes por ela e de mesmo modo criar seu próprio caminho sem depender de algum outro personagem , sendo um homem ou outra personagem feminina.

A força  está nas ações que ela toma , em sua independência , em suas escolhas e em sua personalidade , não em seus músculos e não em sua capacidade de sair batendo , por isso mesmo que criar personagens femininas fortes não é tão fácil como parece.

Uma das maiores características de uma personagem forte é sua capacidade de pensar por si mesma , escolher por si mesma , não precisar de alguém para tomar atitudes por ela e de mesmo modo criar seu próprio caminho sem depender de algum outro personagem , sendo um homem ou outra personagem feminina.

O que faz uma boa personagem ?

Em primeiro lugar , uma boa personagem , deve ser convincente. Para isso deve ter características reais de um personagem.

Comentei acima o quanto é difícil  se aproximar da realidade por meio de obras de ficção , pois isso é verdade , mas não quer dizer que o autor pode simplesmente ignorar isso , deve pelo menos tentar diferenciar sua personagem de um simples objeto. Muitas personagens femininas em Ecchis principalmente tem características semelhantes a objetos , são unidimensionais e tem como principais funções aparecer nuas em certos momentos ou simplesmente idolatrar homens sem nenhum motivo aparente .

Não tem problema uma personagem feminina se apaixonar dês de que exista uma rasão para isso , em muitos ecchis essa rasão é simplesmente ignorada , transformando garotas em nada mais nada menos que brinquedos sexuais para o personagem principal.

.noucome-anime.jpg

Esse tipo de garota normalmente é superficial e sua personalidade é rasa , por isso pouco convincente , em muitos casos é essa a intenção. Muitos animes ecchis tentam trazer essa superficialidade em suas personagens femininas com o intuito de enfraquece-las perante os personagens principais , para causar maior identificação com o publico alvo japonês que normalmente é composto de jovens inseguros.

A segunda coisa que uma boa personagem feminina precisa é objetivos escolhidos por ela.Nami_face.jpg

(Exemplo de personagem com objetivos e sonhos)

Correr atras de homens pode ser um objetivo ? Um objetivo besta mas ta valendo , afinal é um objetivo. Uma personagem feminina deve ter seus próprios sonhos , próprios rumos a seguir e próprios objetivos , sem precisar de outros personagens que a façam mudar seus sonhos pelo simples amor….Essa personagem deve escolher seus caminhos , não precisa desistir deles a menos que ela mesmo tenha decidido . Deve ser decidida e saber o que quer , não importa o que seja  e não simplesmente mudar de ideia ou esquecer que possuía um propósito quando o personagem masculino aparece. Muitas personagens femininas começam fortes e com objetivos mas quando a figura  masculina surge tudo isso , assim como traços de sua personalidade acabam se perdendo. Sword_Art_Online_Asuna_Yuuki_Cosplay_Costume_03.jpg

(Exemplo de um personagem que perde força com o passar da história)

E o mais importante , precisam tomar atitudes. O que diferencia um personagem sem importância de um importante é o quanto ele toma atitudes. Outro grande problema que a figura masculina acaba interferindo grande parte das vezes é a pouca utilização do personagem. Um exemplo  disso é a personagem Asuno do anime Swort Art Online, começa como uma personagem com personalidade , objetivos e que toma atitudes mas com a chegada do personagem principal tudo se perde e entra em estado de descanso , sem tomar atitude alguma a não ser servir de casal. Uma personagem sem atitude é pior do que uma personagem sem personalidade , uma personagem que só serve para ser sequestrada na história não só é uma personagem que não acrescenta nada , como irrita  já que sua unica função é causar problemas.

PeachMP8Official.png

Esse tipo de personagem que tem a única função de ser sequestrada é um jeito pobre de se criar situações de problema para a história. Como sabemos toda trama gira em torno de um problema a ser resolvido , muitas vezes criar uma personagem que tem a única função de gerar mais e mais problemas é uma solução fácil para se criar uma trama , não só para personagem femininas mas para qualquer personagem que tem esse tipo de função.Não é maldade , não é machismo , é preguiça mesmo.

saori.jpg

(Exemplo de personagem que é sempre vitimizada para causar problemas aos personagens principais )

O problema aumenta quando a personagem tem atitudes ao início mas do nada se torna indefesa e perde diversos traços de sua personalidade , se tornando uma vítima forçada pelo mal roteiro.

Alguns exemplos desse problema podem  ser encontrados entre as personagens Hinata , (No filme The Last ) e Orihime Inoue. Possuem características que as definem como fortes mas para gerar problemas na trama são perdidas , gerando assim  problemas para os principais. Grimmjow-Orihime.jpgnarutothelast3.jpg

Em resumo uma boa personagem não pode ser feita de vítima a menos que exista uma rasão convincente para isso , não pode esquecer de seus propósitos e sonhos com a chegada de um homem , não pode ser sem personalidade ou não passaria de um brinquedo sexual e acima de tudo deve tomar ações que influenciam na trama.

Essa definição de boa personagem serve também para personagens masculinos , como disse anteriormente , um homem sem ações e sem personalidade do mesmo modo não é um bom personagem.

Quanto a causar problemas para os personagens principais , nem sempre isso significa que o personagem é ruim , muitos bons personagens são feitos de vítimas e causam problemas para a história mas são humanos , por isso suas dificuldades e problemas são justificáveis. Rebaixar o personagem para coloca-lo em uma situação de problema é diferente de simplesmente coloca-lo em uma situação difícil que ele mesmo gerou de forma plausível.-Rukia-rukia-29506381-640-480.jpg

Um exemplo é a personagem Rukia que é colocada em uma situação justificável de dificuldade , suas ações refletem em sua situação , ela é sim uma vítima mas ela mesmo tomou atitudes que a levaram a esse estado e mesmo assim não perdeu suas características fortes , já que a situação em si não poderia ser resolvida apenas com força bruta.

Muitos bons personagens até mesmo masculinos possuem a função de serem vítimas e causar problemas mas sua história junto a sua personalidade justificam suas ações os tornando diferentes de simplesmente vítimas forçadas.THE-WONDER.-THE-WONDER..png

(Shinji é um exemplo de personagem vítima que que não toma atitudes por isso mesmo  é sempre vítima mas sua personalidade justifica isso )

 

Exemplos de personagens fortes

Realmente tenho uma certa dificuldade de explicar esses conceitos e o melhor jeito de mostra-los de forma prática é resumindo através de exemplos.

Eu disse anteriormente que uma personagem forte deve ser independente , deve seguir seus rumos e tomar atitudes , ser importante para a história e acima de tudo ser uma boa personagem , além de citar que ela não precisa ser masculinizada.tumblr_mvrexzEcjI1ruv1gno1_500.gif

( A personagem pode se orgulhar de sua feminilidade)

Além disso citei o que é uma boa personagem. Que não se faz de vítima sem justificativa , não carece de personalidade e não aparece na história sem tomar atitudes. Agora vamos mostrar exemplos de personagens que conseguem cumprir com esses requisitos.

Winry.png

Winry(Fullmetall Alchimits) é um exemplo disso. È uma personagem com o objetivo de trabalhar com automails , possuí momentos de relevância com os personagens principais , toma atitudes a todo momento e acima de tudo é uma personagem humana que por mais que seja forte chora , sorri e fica brava.

Gun.png

Outra personagem é Caska(Berserk) que por mais que  tenha o objetivo de ser aceita por um homem , por mais que seja vitimizada com o passar do mangá  ,  é uma personagem líder , com força física e metal , tem personalidade e as rasões de ser vitimizada e  correr atras de um homem durante o mangá são muito bem justificadas. Caska tem uma força também por sua influencia na história , sendo uma personagem importante para o desenvolvimento da personalidade do personagem principal e para o bando do falcão inteiro.2360867-_animepaper.net_picture_standard_anime_berserk_caska_6667_diomega_preview_cb618141.jpg

Além da personagem não só ter força para a história como força física , no mangá ela tem lutas muito legais.

Anna-shaman-king-31673193-480-360.jpg

Anna (Shaman King), é uma personagem com importância para a trama do mangá , importância para o personagem principal , seu próprio objetivo , ela não corre atras de homem e sim obriga , aparenta ter uma personalidade mandona e chata mas com o tempo é mostrado mais do seu lado agradável , também é forte a ponto de decidir o que quer e quando quer.

Chap28p06Green.png

Agora minha personagem favorita , que até usei sua imagem como capa para o poste , Blue (Pokemon Adventures). È uma personagem com personalidade própria , tem ações o tempo todo , suas ações tem influencia na trama mesmo que indiretamente , não tem o objetivo de correr atras de um homem , é forte , tem muitas lutas legais e é acima de tudo minha personagem favorita do mangá! Realmente se existe uma coisa que o mangá de Pokemon tem de superior ao anime é essa personagem . O mais legal é que ela não é sexualizada , não possui características masculinas e mesmo assim consegue ser uma personagem forte e divertida.

Ainda existem muitas outras boas personagens femininas mas não dá para citar todas nesse poste se não ele ficaria grande de mais.

 

Por que não temos tantas personagens femininas fortes quanto masculinos ?

Eu estava reassistindo um anime que marcou muito minha infância chamado Mirmo! e me deparei com algo curioso…

hqdefault.jpg

Sei que é um mangá de meninas para meninas , mesmo assim não pude deixar de notar que o personagem masculino possuía praticamente todos os defeitos de personalidade que mencionei nesse poste , mesmo assim na história era considerado um personagem masculino forte. Tinha uma personalidade superficial , objetivos mencionados mas pouco trabalhados e ações pouco significantes para a história , além de ser uma figura masculina extremamente surreal que não condiz com a realidade. Isso aconteceu em um mangá feminino , assim como acontece em muitos mangás masculinos com a figura da mulher.

Não estou retirando méritos desse anime , afinal é super divertido( Embora seja infantil) mas é um erro que não culpo a autora de cometer , só ter um conhecimento muito amplo sobre homens para perceber que esse personagem  não condiz com a realidade.

Talvez seja mais fácil para autores masculinos criarem personagens masculinos convincentes , afinal somos homens, conhecemos muito melhor nós mesmo do que as pessoas ao nosso redor , tudo que um autor tentar transparecer que não seja  vivenciado por ele mesmo é mais difícil , por isso é tão complicado para autores homens conseguirem criar personagens femininas convincentes , assim como o inverso.

snapshot20070816111229.jpg

(Um exemplo de personagem que embora na teoria seja forte ainda falta convencer em diversos aspectos )

Criar personagens que fogem de nossa zona de conforto nem sempre é fácil , o que pode prejudicar muitos autores que fazem de tudo para criar boas personagens femininas mas acabam fracassando. Qual é a solução então para termos mais mulheres fortes , tanto em filmes , quanto livros , quanto mangás ? Simples , termos mais escritoras.

Sei que é cada vez mais difícil mulheres e destacarem como produtoras desse tipo de entretenimento mas precisam ter forças para tentar . Ao invés de termos apenas homens como diretores ,  como escritores , ou desenhistas de mangás , deveríamos ter mais mulheres que se esforçassem. Mas não se limitarem a escrever somente mangás para outras mulheres como Shoujos , mas para homens também , tentarem mostrar seu ponto de vista . Eu espero que continuem lutando para que um dia tenham seus lugares na produção de filmes ou mangás . Para vocês que acreditam que Shonens são apenas de homens para homens lembrem de Fullmental Alchimits , que é escrito por Hiromu Arakawa e é considerado um dos melhores Shonens da década !

Então sim , as mulheres podem! Por mais que o mundo dos animes e mangás para as escritoras femininas sejam cheios de barreiras , elas tem que correr atras de seus sonhos  e trazer a nós homens por meio da arte um ponto de vista diferente do que são as mulheres, por que acima de tudo a arte influencia a vida.

 

news_large_mangataisho2012_5.jpg

 

Considerações finais

Sim esse poste ficou bem longo , to planejando tem muito tempo , o que mais tenho medo é de ter escrito alguma besteira por acidente (Além de ter deixado erros de português) mas esse é meu ponto de vista apenas , o meu jeito de enxergar personagens femininas em determinadas obras , assim como autoras de mangás. Espero que tenham gostado , caso não , espero que sejam compreensivos(Ou compreensivas) a ponto de entender que esse é meu ponto de vista e não uma verdade absoluta , a ultima coisa que quero é ser ofensivo com esse meu poste , por isso demorei tanto para faze-lo , já que é um assunto delicado de se tratar.

E então gostou ? Achou que faltou alguma coisa ? Achou que disse alguma besteira ? Então comente nesse poste , por que sempre leio e dou uma resposta se possível , não costumo ignorar ou deletar bons comentários , mas seja inteligente em seus argumentos.

Até a próxima O_-

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

12 comentários Adicione o seu

  1. Lincando com o outro post que você publicou, aparentemente o mal uso de personagens femininas em mangas se deve a flandernização que elas sofrem, principalmente na questão de dependência no emocional ou na ação.

    Curtir

  2. Ótimo post! Concordo com tudo dito nele.
    Só queria avisar que a foto da Arakawa está errada, essa aí é uma dubladora do anime de FMA. A autora é super reservada e não gosta de aparecer muito, mas tem uma fotinha dela de quando ganhou um prêmio por Silver Spoon: http://2.bp.blogspot.com/-vxEZTF_qvy8/T23JuHDy5mI/AAAAAAAAOtk/89VniOLOdpw/s1600/news_large_mangataisho2012_5.jpg

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ok vou corrigir kkk Podia jurar que era ela kk

      Curtir

      1. Pra dizer a verdade ela até que ””aparece”” naquela imagem, mas foi tapada com a ‘vaquinha’ que a autora usa pra se auto referir nos mangás hehehe (aquela moça é a Romi, dubladora do Edward)

        Curtir

  3. joel disse:

    Achei bom, vou mastigar essas ideias..

    Curtir

  4. Ótimo post,eu aprendi muitas coisa que eu posso utilizar nas histórias em que eu escrevo

    Curtir

  5. Chell disse:

    Olá!

    Queria primeiramente parabenizar seu post! Eu tenho um blog onde foco em animes e mangás “pra otomes”, e já pensei em fazer um post com a mesma temática há muito tempo, porém nunca levei a sério e agora vejo esse post que me representou 100%. ^_^ Fico muito feliz!

    “Uma personagem forte precisa ter ações significativas , deve ter objetivos, deve ser independente a ponto de escolher o que quer fazer e quando fazer e acima de tudo, e mais importante, deve ser uma boa personagem.”… é exatamente isso. Gostei demais dos exemplos que você deu, também. Mas eu devo acrescentar que penso que isso seja sim, infelizmente, em muito fruto de uma sociedade machista. A sociedade japonesa é tão machista que não me surpreende que alguns escritores criativos não consigam sequer enxergar para além da caixinha da mulher submissa que é o ideal da cultura deles. E submissão não tem como dar bons personagens e aventuras incríveis. Me vem à mente o fato de que uma das minhas personagens favoritas, de um mangá (que era shounen e virou josei) chamado Hatenkou Yuugi, é uma garota de 14 anos que um belo dia é chutada pelo pai de casa; o pai diz a ela: “vá conhecer o mundo”. Fosse ela uma personagem submissa e sem atitude, pediria ajuda até morrer, ou até alguém ter piedade, o que acontece muito com personagens femininas como você bem citou o caso da vitimização… no entanto, ela é uma personagem forte que se envolve em uma aventura épica. Uma outra favorita minha e de muitos é a Aerith, de Final Fantasy VII, que é extremamente feminina, mas sempre muito firme e tem uma história incrível de decidir o destino de si e do mundo que me arrepia.

    Enfim, queria agradecer mais uma vez o post bem elucidativo e cheio de exemplos! Ah, e se eventualmente escrever sobre o tema também, posso linkar seu blog? Até!~

    – Chell
    http://www.notloli.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  6. Ester disse:

    personagens femininas que so geram conflitos Lucy Heartfilia (Fairy Tail) e personagens que resolvem os problemas Erza Scarlet (Fairy Tail). Erza é um otimo exemplo para caracterizar uma persona forte e foda <3

    Curtir

  7. Diego Paz Silva disse:

    Comparar Asuna com Peach, Orihime e Saori é piada, já pra falar a diferença BÁSICA entre as duas na história, Asuna precisou ser resgatada de fato em apenas um dos arcos da história e já salvou o protagonista inclusive mais de uma vez, já teve arco focado totalmente nela onde ela basicamente se torna a protagonista (Mothers Rosario), inclusive ela nunca mudou objetivo nenhum que ela tinha por causa do Kirito, ela queria sair do jogo mortal de SAO e se esforçou até o fim pra isso, tudo que ela fez foi por sua própria vontade e escolha, inclusive sua tentativa de se sacrificar no fim do primeiro arco, todas as ações de Asuna ela quem tomou por seu próprio livre arbítrio, pq ELA decidiu e pq ELA quis, não é um arco onde ela precisou ser salva que muda isso, ela era forte e continuou sendo pois sua personalidade não foi alterada…

    Enquanto as outras citadas precisam TODA HORA serem resgatadas e inclusive é basicamente a única função que elas tem na história, serem resgatadas pelos outros personagens, a simples ideia de comparar Asuna com essas outras é cômica pra dizer o mínimo isto, SE É QUE foi o que vc quis dizer pois isso ficou um tanto confuso no texto confesso pois vc não só colocou a imagem da Peach no meio ali como começou a descrever coisas que se encaixam com ela (Peach) e não com Asuna ANTES MESMO da sua imagem, no mesmo texto em que falava de Asuna então se eu entendi isso errado desculpe, retiro o que disse, mas se eu estiver certo bom, equívoco enorme de sua parte…

    Curtir

  8. Diego Paz Silva disse:

    Grande erro dizer que Lucy em FT “só gera conflitos”, isso TAMBÉM acontece mas está longe de ser verdade, muita coisa inclusive ela resolve sozinha MAS não tem como comparar com a Erza, estão em níveis totalmente diferentes mesmo…

    Curtir

Deixe um comentário