O cuidado ao se criticar uma obra

 

A verdade é que comecei esse blog com o objetivo de fazer críticas , afinal sou uma pessoa que lê muito sobre críticas de cinema , de livros , de jogos , de animes , sempre gostei de observar obras em um ponto de vista mais técnico e por gostar tanto que sei o quanto fazer uma boa crítica é difícil , para falar a verdade os meus posts de críticas no blog podem até  ser os menos lidos mas são com certeza são os que dão mais trabalho.

jFkDD36.gif
Eu criticando um livro

Bom mas o que tem de tão difícil em criticar um obra afinal ? Não é só observar o que você acha bom e o que você acha ruim na obra X e dizer se tem qualidade ou não ? Bom… Vou explicar meu problema na horá de se fazer críticas , até por que acredito que sim , a crítica não pode ser feita por qualquer pessoa. Mas em primeiro lugar quero levantar uma questão : ” Por que criticamos ?”

 

Por que criticamos ?

dragon-ball-super-ep-5-l_pt6k.jpg

Essa é aquele tipo de pergunta que quase ninguém sabe e se responde nunca é de maneira geral , então vou responder de maneira geral , não apenas por que criticamos uma obra mas por que criticamos tudo.

Por que gostamos de falar mal das coisas ? Por que os críticos tem que julgar uma obra como tendo qualidade ou não ? Por que gostamos tanto de criticar , por que somos tão cruéis ?

Eu  tenho algumas teorias do por que criticamos. A primeira é , algumas coisas nos desagradam. 1-15.jpg

Por que tanta gente pega no pé de Swort Art Online ( Principalmente eu ) e tanta gente ama esse anime ? Se tem pessoas que gostam não significa que essa obra é boa ? Tipo assim , a crítica não serve para mostrar se uma obra é boa ou não ? Então por que tem tantos fans desse anime ? Por que tem tantos fans de Crepúsculo ? Essas obras não são o que a crítica considera ruins ? Então por que tanta gente gosta ? Se as pessoas gostam a obra não é ruim.

Por isso a crítica é tão difícil , as pessoas gostam mais não significa que a obra é bem escrota ou original ou bem desenha as pessoas que gostam simplesmente tiveram uma experiencia agradável ao vê-la  e essa é uma das coisas mais difíceis da crítica , o individual.

Cada leitor ( Ou telespectador) vai ler uma obra de uma maneira diferente e terá uma experiencia diferente , enquanto alguns vão ficar encantados com a proposta mal explorada e pouco original de Swort Art Online outros vão se encantar com a boa animação sem pensar muito , apenas pela experiencia de ver batalhas e garotinhas peitudas…O problema é , nem todo mundo  vai ter uma experiencia agradável vendo algo assim , na verdade muitos ( Assim como eu ) podem ter uma experiencia bastante desagradavel , a ponto de querer alertar a outras pessoas sobre o perigo de se ver um trabalho assim e isso é um dos trabalhos do crítico…

O individual é algo difícil mas voltando a minha teoria é o que gera a crítica , o desagrado de uma experiencia , a frustração  de não ter conseguido sair entretido em uma experiencia a vontade de mostrar essa frustração para todos !03.png

Então as pessoas gostam de criticar uma obra por que são cruéis ? Nem sempre , o objetivo nem sempre é destruir a imagem de uma obra , afinal a maioria das histórias mais criticadas continuam com sucesso falando mal ou não , e sim fazer com que as pessoas pensem a respeito sobre o  que estão vendo  e intendam o por que dessa obra desagradar tanta gente.

Isso é uma das coisas difíceis de se criticar , cada pessoa lê e enxerga uma obra de sua maneira ou seja se falar mal de alguma coisa sempre vai acabar ofendendo alguém , por isso é importante para o crítico pesar suas palavras.

Por que acabamos criticando algo que gostamos ?

galeria_tah7.jpg

Lembro que  eu fiz um post sobre  Flanderização e nele dei exemplos de vários personagens que me agradam e que foram estragados por esse tipo de fenômeno , só sei que infelizmente nem todos ficaram agradados. Uma certa pessoa me disse algo que me fez pensar ” Se não gosta de como a obra está não fique criticando só deixe de assistir ” , ai eu comecei a refleti ,  por que tantas pessoas estão criticando o anime de Dragon Ball Super ? Tem tantos outros animes  mais mal escritos , mais mal animados então por que se crítica tanto o Dragon Ball ? O anime que marcou a infância de tantos ! A resposta é simples , criticamos tanto por que simplesmente nos importamos com esse anime , criticamos por que queremos coisas boas vindas dele e temos esperança. Por isso mesmo que mesmo com todos os defeitos continuamos vendo Dragon Ball e criticamos Dragon Ball , por que ainda temos esperança de que pode sim se tornar uma obra melhor e pode apostar quando isso acontecer muitas pessoas vão elogiar.tumblr_nsboh4L4ek1u304bxo1_500.gif

Foi o que aconteceu com a série Naruto , que depois de tantos episódios mal animados certo dia fizeram esse show de animação , os fans não ficaram reclamando de pequenas coisas , eles simplesmente elogiaram , por que sabiam que mesmo com tantos episódios mal animados  um dia seriam recompensados com algo de qualidade.

Se você é um pai(ou mãe) e ama seu filho , mesmo ele te decepcionando , mesmo sendo mal criado você não vai deixar de ama-lo , mas vai brigar com ele , vai deixar de castigos , vai dar bronca e sabe por que ? Por que se importa com ele , você não vai largar ele e deixar de ama-lo , se outra criança aprontar dessa maneira pode até ser mas seu filho não ,  você não vai deixar de ama-lo tão fácil. Muitas vezes as obras mais criticadas são as fans que mais se importam com elas. Um exemplo é o novo filme do Quarteto Fantástico , mesmo eu não achando o filme tão ruim , foi altamente criticado, por que se tratavam de personagens que as pessoas se importavam , se fosse qualquer filme como aquele as pessoas não ligavam mas não , eram os personagens que as pessoas gostavam.

Quarteto-fantástico.jpg

 

O que diferencia um crítico de um reclamão

Leitores aprendam , você pode ter a opinião por tanto que tenha uma coisa , bons argumentos! Um bom crítico não deve só falar mal de tudo que lhe desagrada nem bem de tudo que lhe agrada , até por que existem coisas ruins que nós críticos gostamos também , por isso é sempre importante ter bons argumentos , por que com eles você convence as pessoas se a obra deve ser vista ou não. Mas não se enganem , os críticos não devem jogar a opinião em vocês e sim devem pensar por si mesmos , ter suas próprias opiniões , os argumentos não devem levar você e sim lhe fazerem pensar por si próprios e chegarem a própria conclusão se a obra vale ou não a pena.

Anime-Bleach-Wallpaper-HD.jpg

Para que serve o crítico então ? Simples , para te fazer pensar , refletir sobre uma obra , pensar em questões como , ” A mensagem é boa ” , ” Os personagens são interessantes ”  , principalmente no mundo das séries e dos animes acho que vale a pena checarmos críticas , principalmente se a série é grande de mais ,  assim saberemos se a série vale a pena ser acompanhada até o fim ou não. Sò cuidado com os argumentos , eu quando escrevo críticas tento ser o menos ofensivo possível , por que quero fazer críticas construtivas e não ofensivas , quero  dizer os pontos contra ou a favor de uma série , o que pode ser melhorado ou piorado e não humilhar a série e muito menos os fans dela , por isso sempre digo “Críticos tenham mais cuidado !” é o que busco fazer.

 

 

 

 

3 comentários Adicione o seu

  1. mexicano21 disse:

    Olá =)

    Você usa “crítica” na maior parte do seu texto apenas na acepção negativa do termo, como sinônimo de “falar mal”, mas deixa entrever em alguns trechos que sabe que não é isso: criticar é avaliar. Uma avaliação precisa de parâmetros, e por isso algumas críticas são ruins: faltam parâmetros ou eles não se sustentam.

    Ao criticar trabalhos de arte, como animes, muitos críticos, especialmente os hobistas, como eu sou e me acredito você seja também, usam parâmetros bastante pessoais, além de coisa ou outra de técnica que aprendem na vida, e acredito que por isso você tenha sido levado a pensar na linha do gostar ou não gostar, ofender ou não ofender.

    Bom, eu acho que a menos que você fale “quem assiste ou gosta disso é um merda” você não ofende ninguém. Nem se falar “esse anime é uma merda”. Isso vai ser uma, er, merda de crítica, mas que não traz embutida nenhuma ofensa =) Claro que alguém pode se sentir irritado lendo um texto que diz “o anime XYZ é ruim”, mas fazer o quê? Meu compromisso é com a minha opinião. Ou melhor dizendo: meu compromisso com meus leitores é expôr a eles a minha opinião, sem enfeitar. Se o anime for muito ruim, eu vou dizer que é muito ruim e vou dizer porque acho muito ruim, mesmo que ele tenha muitos fãs (já me meti em discussão com fã por causa disso, me esforçando para ser sempre educado, faz parte do jogo).

    Seu texto toca em bons pontos, e ofereço esse comentário como um complemento =)

    Curtido por 1 pessoa

  2. RAFAEL HQ disse:

    Ficou muito bom esse post cara, acho interessante parar pra refletir sobre essa questão, cada um tem a sua propiá maneira de analisar uma obra
    No meu caso, não tenho a intenção de ser critico e imparcial, mas sim de expor os sentimentos que tive com a obra da maneira mais sincera possivel..

    Curtido por 1 pessoa

  3. Aria-shachou disse:

    Captei sua resposta sobre o porque criticamos, é simples porque nos importamos com a obra criticada, caso contrario ela não mereceria nem a nossa atenção e esforço para critica.

    Curtir

Deixe um comentário

