Defendendo com argumentos Batman vs Superman

Antes de mais nada gostaria de diz que a intenção desse post não é fazer quem não gostou do filme mudar de ideia e sim pensar a respeito , refletir um pouco . Se você simplesmente não gostou do filme não á argumentos que possam mudar isso porém é sempre bom ter mente aberta , considerar novos pontos de vista , ver que esse é um filme de opiniões diferentes e não ficar preso na euforia colética que esse filme levou. Afinal Batman vs Superman é filme extremamente arriscado , algo que estamos desacostumados nessa geração moldada por  adaptações da Marvel.

A origem da injustiça

Para quem acompanha meu blog deve ter estranhado muito , acompanhei o filme pela pré-estréia e em seguida com a empolgação do momento fiz uma crítica e postei no site , uma crítica positiva aliás , por que sabia que tinha muita gente que ia hatear o filme antes mesmo de ir ao cinema , então fiz um post de primeiras impressões positivo , queria incentivar essas pessoas a pelo menos dar uma chance ao filme , bom…Minha experiencia com o filme foi satisfatória , odiei o Homem de aço assim como muita gente , mas conhecia o diretor Zack Snyder , sei que era um diretor disposto a mudar e vi muitas mudanças nesse filme , tudo que os fãs questionaram foi questionado pelo próprio filme ,destruição de Metropolis , violência excessiva , tudo foi levado a sério no filme. Então por que tantas críticas então ?the-hidden-plot-of-batman-vs-superman-dawn-of-justice-593860.jpg

Após a estreia oficial muitas pessoas tacaram pedra no filme ! Alguns com argumentos lógicos , mas a maioria com argumentos ridículos , até mesmo os críticos que respeito começaram a usar argumentos que eu não consigo concordar , argumentos infantis , tanta experiencia com cinema e quadrinhos e venho escutando críticas como se os quadrinhos tivessem nascido com o universo cinematográfico ! Realmente eu estranhei muito e quase deu vontade de deletar meu post sobre Batman vs Superman , não só por medo de ser hateado como por medo das pessoas que acompanhavam minha página simplesmente ignorarem minhas postagens só por que minha crítica não foi igual as outras ! Mas eu não vou deletar , não tenho medo de expressar minha satisfação com o filme e por isso comecei esse post com minhas defesas em relação a  esse filme. O principal problema é que é um filme que divide opiniões mas na internet tudo se baseia em coletivo , as pessoas que gostaram tem vergonha de dizer só por que a maioria não gostou , até quem inicialmente deu uma chance para o filme voltou com ódio. Isso é ridículo !

Que comecemos os argumentos

Já vou avisando que esse post é longo , se está lendo até agora espero que tenha muita paciência por que pretendo trazer diversas informações extras para usar como argumentos , alguns exemplos relacionados ao universo Otaku e principalmente spoilers!Se não assistiu o filme recomendo parar agora , enquanto na minha crítica planejei maneirar por ter assistido na pré estréia , nesse poste pretendo pegar pesado . Vou analisar cada ponto do filme, toda a polemica e principalmente o momento que eu sei que ficou em sua cabeça após ver o filme , a conclusão do combate entre Batman vs Superman.1157490.jpg-r_x_600-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

Eu pretendia fazer um vídeo sobre esse assunto pois tenho muito mesmo o que falar mas já que meu canal ainda está em andamento farei escrito mesmo , afinal acredito que a internet precisa de mais leitores , ler ajuda a pensar e pensar ajuda a questionar melhor , essa geração que vive somente vendo videos no Youtube precisa de mais leitura.

O impacto de Tim Burton nas adaptações de quadrinhos

Antes de começarmos nossas defesas no presente vamos voltar um pouco no passado , ainda não na época do Nolan… Sabemos que a proposta de universo realizada por Warner Bros para os quadrinhos DC se baseia no termo “Sombrio e realista”  porém diferente do que muitos pensam o ” Sombrio” não veio de Christopher Nolan em sua trilogia Batman Begins. Em 1989 surge um dos grandes marcos nas adaptações de quadrinhos de super heróis o filme Batman dirigido por ninguém mesmo pelo aclamado na época Tim Burton.

be5eb7cd1b3d83c3c8cf7bfbde761c7e.jpg

No universo das adaptações de quadrinhos esse foi o primeiro filme a incluir um tom mais sombrio em uma história baseada em super heróis e conseguir sucesso com isso.  Nos anos 80 o Batman lembrado pela grande massa não era o Batman tão amado agora, erá o Batman colorido e alegre de Adam West na série em 1966.

4223050.jpg-r_x_600-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg
Quem diria que uma série de heróis poderia ser como o Demolidor…

Por que esse Batman de 1966 erá colorido e alegre , sendo que nos quadrinhos sempre foi retratado como sombrio ? ( Nas primeiras edições ele matava!!! E você reclamando da figura do Batman retratada em Batman vs Superman ) A resposta é simples , o público não estava preparado para um filme sombrio. Adaptações de super heróis sempre foram limitadas ao público infantil , mesmo sabendo que não erá bem assim…Diferente dos animes que sempre foram adaptações super fieis ao material fonte, as adaptações de heróis tinham que ser cuidadosas para agradar o tipo de público certo , pais , filhos , velhos , a adaptação considerada ridícula hoje em dia do morcegão era quase considerada o Vingadores nesse tempo , o público adorava!

Mas ai surgiu Tim Burton que sempre foi sombrio , em todos os filme dele , principalmente os infantis(Sério os filmes infantis desse diretor são assustadores!) e foi chamado para dirigir Batman.Só para deixar claro , Tim Burton não lia quadrinhos ou seja não era um fã… Sua leitura foi mais para base nas filmagens  mas isso não impediu de fazer um filme de sucesso , afinal chamar um diretor sombrio para adaptar uma história de um personagem sombrio foi uma grande jogada! O diretor certo para o filme certo , sendo assim Batman foi um sucesso e o percursor dos filmes sombrios de super heróis.

batman_2.jpg
Na verdade esse novo Batman tem diversas características em comum com o Batman de Tim Burton

Com o sucesso do filme Batman de Tim Burton e com sua continuação Batman Returns  Warner ficou bem ambiciosa. Se você acha que o universo cinematográfico da DC só surgiu por consequência do universo  Marvel , você está enganado. Tim Burton foi chamado para dirigir uma versão sombria do super man! E não só isso como também com…cage-114100.jpg

Nicolas Cage ! Isso mesmo , se acha que esse novo Super Man não é agradável imagine como teria sido um Super Cage ! O que isso agrega a Batman vs Super Man ? A adaptação de Tim Burton que introduziria o novo homem de aço seria do clássico ” A morte de Super man” . Como assim eles acabiam de introduzir um novo Super Man e já matariam ? Tenho uma teoria de que isso poderia ser deixa para novos heróis aparecerem  mas é só teoria. A verdade é que essa proposta foi cancelada , os produtores acharam , com razão , que não era o momento ideal para introduzir essas ideias. Super Man realista ? Morte do Superman ? È cedo de mais para o público aceitar essas coisas . Agora em 2016 , todas essas ideias foram reaproveitadas em Batman vs Superman , e adivinha , não estava na hora… Imaginem só , uma versão do universo DC de Tim Burton , nos anos 90 , isso sim seria alvo de críticas.Batman_Mamilos.jpg

No final dos anos 90 Warner apresentou uma nova proposta, Batman vs Superman ! Sim , essa ideia não foi de agora ! Warner escolheria um novo Super man que interagiria com o Batman de Joel Schumacher , porém não é novidade para ninguém que Batman e Robin foi um fracasso ! O que fez com que Warner largasse o projeto de vez. Sério mesmo Warner pretendia fazer de Batman vs Superman uma continuação de Batman e Robin , tanto que segundo alguns fans , existem diversas referencias ao Super Man escondidas nesse filme.

Uma delas é essa piadinha presente no inicio do trailer…

Ou seja Batman vs Superman teria sido um filme de comédia dirigido por Joel Schumacher. Acreditem teria sido pior do que Tim Burton ou  Zack Snyder.

Sabemos então que a trama do filme foi baseada em 2 projetos cancelados. A morte de Superman de Tim Burton e Batman vs Superman de Joel Schumacher , ambos projetos cancelados pela Warner , ou seja antes de ficar criticando o roteiro é algo que tem sido planejado a anos , provavelmente nem Snyder tinha controle sobre a mente criativa da Warner. Já sabemos então a história da produção do filme mas o que isso agrega a minhas defesas ? Quase nada, só queria que enxergassem um pouco pelo meu ponto de vista, afinal acompanhei toda essa treta tem muitos anos , lendo noticias, antes mesmo do filme ser anunciado , então entendo o por que do roteiro ter ficado assim , são ideias não aproveitadas do estúdio que agora foram recicladas, o que me preocupou mesmo é como seriam executadas mas ainda é cedo para começar a falar do filme, vou acrescentar mais alguns dados.

O grande impacto de Christopher Nolan

Mesmo após o Batman realista de Tim Burton  os filmes de super heróis ainda foram retratados como filmes de crianças e adolescentes, não se enganem ainda tivemos filmes sombrios baseados em heróis , Spaw , Demolidor , mesmo sombrios ainda possuíam aquele ar de roteiro fraco , infantilidade  , porém foi em 2005 que surgiu o que eu considero o melhor filme de heróis já feito, Batman Begins  dirigido por Christopher Nolan, hoje ainda considerado o clássico dos filmes de heróis.

Batman_begins.jpg

Mas o que ele trouce de novo , já não fomos introduzidos ao sombrio com Batman de Tim Burton ? Ele trouce o realismo , isso mesmo , parte da proposta da DC “Sombrio e realista” envolvem os dois maiores sucessos da produtora Batman e Batman Begin. O filme foi excelente trazendo esse novo ar realista aos filmes de heróis e todos os novos filmes , incluindo principalmente os da Marvel , tem forte influencia nesse filme. Foi um marco sem dúvida nas adaptações em quadrinhos , sendo ainda mais lembrado com sua continuação ” Batman o cavaleiro das trevas “.

E como foi a reação inicial dos fãs com essa nova proposta ? Pode parece estranho mas boa parte da reação inicial foi negativa! Mesmo eu adorando e revendo esse filme pelo menos umas mil vezes todo mundo que eu conheço chegava pra mim e dizia ” Que filme chato “”Cade a porrada ? ” e os fãs diziam ” Preferia o do Tim Burton!” a internet foi contra o Batman do Nolan , dizendo que enrolava de mais e que era muito sério para um filme de super herói. Me lembro até hoje de ficar na internet discutindo sobre Batman Begins e defendendo com unhas e dentes enquanto os fãs só me questionavam , exatamente o que ta acontecendo agora com Batman VS Super man. Sabe por que tantas críticas ? Por que o filme era algo diferente , algo que ninguém avia feito antes, os fãs não conseguiram se acostumar com essa ideia de um filme de Super herói tentando ser real demais , lembro até hoje de uma discussão no 2shan de um cara usando o seguinte argumento ” Que idiota se é para fazer filme de herói tem que ser fantasia mesmo , ele é burro ? O público infantil é a maioria que vai ver !”Bom , na época eu era criança e eu amava o filme, então nem sabia como responder…

batman-begins-2005-62-g.jpg

A formula realista de Batman Begins influenciou diversos diretores e influencia até hoje , porém mesmo sendo muito fã vejo que a formula Nolan tem seus defeitos…Um deles é o “Explicar de mais ” sim , para parecer realista os personagens explicam durante o filme todo o que eles estão sentindo muitas vezes do nada. Tipo tem momentos que Batman esta sentado com seu mordomo explicando que quer ser um simbola e depois explica toda a lógica por traz do conceito de simbolo para Alfred( Que é você telespectador), toda a roupa que ele usa é mostrada com detalhes , todo o motivo dele virar um super herói , tudo é detalhado de mais ! Para falar a verdade o filme inteiro é sobre detalhar coisas que a gente nem se perguntava antes.Isso é legal sim eu era um garoto na época que assisti e me sentia o mais experto do mundo  mas isso é subestimar o público em alguns momentos, do tipo super heróis são símbolos entendeu ? Batman é simbolo entendeu ? Não é ridículo ele andar de roupa colada por que é simbolo entendeu ? Até mesmo o segundo filme “Batman o cavaleiro das trevas tem esse problema” o coringa fala que precisa do Batman , fala que quer ver o circo pegar fogo , fala que não tem medo de morrer , ele explica tudo ! Ao invés de mostrar e fazer o público interpretar é muito fácil explicar passo a passo e isso é o principal problema da fórmula Nolan.

Universo Marvel no cinema

avengers_ultron.jpg

Agora chegamos ao período atual , onde o universo Marvel do cinema tem total influencia sobre os fãs de quadrinhos , a ponto de tudo que não é Marvel é considerado lixo.

O universo Marvel começou com dois filmes que seguiram quase que 100% a fórmula que Nolan adotou em Batman Begins , O incrível Hulk e Homem de ferro , o que melhor se saiu entre eles foi , advinha , Homem de ferro. Não foi um filme sombrio e realista mas foi um filme quase que 100% igual a Batman Begins , porém com uma pitada de humor, o que fez até mesmo a metade do filme que era sobre explicação da armadura ser algo divertido.wallpaper-homem-de-ferro-2-marvel-comics-4073.jpg

Depois do sucesso desse filme Marvel deu um passo a frente , alguns anos depois foi comprada pela Disney e assim seguiu a formula de exito é claro , quem está por cima sempre tem medo de cair e todos os outros filmes da Marvel , fizeram essa mistura entre Nolan fórmula e comédia em boa parte do tempo.

Ah! Esqueci de explicar o que é Nolan fórmula , deixe que eu explique. O filme começa introduzindo personagens e conceitos , explicando motivações , explicando a origem dos poderes , explicando o vilão , explicando e explicando , para no fim quando tudo estiver bem explicado uma grande e colossal cena de ação acontece e faz o público sair do cinema satisfeito.

O universo Marvel é muito influenciado pela fórmula Nolan , pelo menos em seu início , porém foi um estúdio esperto e fez com que os momentos chatos de explica , explica tivessem seus momentos de comédia , por que o que mais o público mais gosta ? Comédia e ação , só lembram de minha crítica a Deadpool. E é uma fórmula genial , afinal se tudo é comédia ninguém consegue levar as coisas a sério , então  erros gravíssimos de roteiro como em Vingadores , onde Loki junta o grupo de heróis que podem derrota-lo , não tem problema , afinal é comédia né ? Eu sou muito fã do universo Marvel no cinema  mas não espero nada de novo , será sempre comédia , explicação , ação e repetidas vezes , até mesmo a série Demilidor é desse jeito , algo garantido é uma zona de conforto.

Mas o que trouce de novo o universo cinematográfico da Marvel ? A comédia. Os filmes de heróis voltaram a não se levar tão a sério , tem uma pequena seriedade mas o que o público quer é ir para o cinema , gritar com as cenas de ação e rir com as cenas de comédia é esse o grande impacto causado pelos filmes da Marvel.

guardians.jpg

E o público hoje em dia não consegue aceitar algo diferente disso. Qual foi o ultimo filme de herói que tentou algo diferente e deu certo ? Spider man foi fracasso , Quarteto Fantastico que tentou apostar em uma fórmula nova foi fracasso , X-man…, Deadpool foi sucesso mas é basicamente um filme da Marvel com palavrão. Certeza que Esquadrão Suicida vai ser sucesso , por que é pelos trailers um filme com comédia e ação , é o que o público curte. Por que acham que Batman vs Superman estreou ao mesmo ano que Esquadrão Suicida ? Queria testar o público por que sabiam que erá arriscado…

Agora que falei de toda história por traz do público de super heróis atuais , o impacto do

Nolan, o impacto da Marvel , agora , finalmente , vou falar de Batman vs Superman!!!

Batman vs Superman

Não farei uma crítica nesse post , até por que já fiz uma crítica , está nesse Blog e não retiro nada do que disse. O ponto é que , lembra de todas as fórmulas que citei anteriormente ?

Esse filme não tem.

batman-vs-superman-2.jpg

Não existe comédia o tempo todo e nem explicações e as cenas de ação não se limitam ao final . È um filme arriscado! Eu gostei do risco , achei diferente , achei que mais diretores devessem ser corajosos desse jeito , porém o público não está pronto para algo diferente.

Primeiro lugar , as explicações são minimas , tudo é na base do visual.”Batman não tem desenvolvimento de personagem !” Sò olhe para essa imagem :

Batman-V-Superman-Trailer-302.jpg

Precisa de alguém explicando por que ele é o Batman ?  Precisa de explicação pro sorriso falso ? Não ! Só de ver essa cara já da para dizer o quanto ele finge , o quanto ele é reprimido , o quanto ele é neurótico , só com uma cena! Por que isso que Zack Snyder é , um diretor visual, não gosta de explicar coisas e sim mostra-las e se você não presta atenção no filme você simplesmente não desfruta.

Agora um dos meus momentos favoritos do filme , quando Lex engana Superman . A forma como ele olha para Superman , como passa a mão ao redor com medo de toca-lo por que para Lex ele acabou de ter um poder superior a uma criatura divina.

giphy.gif

Sò essa cena já mostra o objetivo dele , ele quer encarar uma figura divina mas não tem coragem para toca-la! Não precisou dizer isso ,só a cena diz tudo , Zack Snyder nos mostra pelo jeito do personagem . Até mesmo a reação do Superman se ajoelhando já diz muito sobre ele , alguém poderoso que nem sempre sabe o que fazer. As pessoas dizem que Super Man não tem personalidade mas é o personagem mais humano do filme , um traço do personagem é ter esse enorme poder mas não saber usa-lo corretamente.

As pessoas reclamam das cenas nos sonhos mas essas cenas são justamente o desenvolvimento da personalidade do Batman. Qualquer um pode incluir no roteiro a frase “Eu estou com medo” mas Zack Snyder não ,ele nos mostra o medo  ele ilustra cada sentimento dos personagens , por que é um diretor que gosta de ilustrar.A própria mulher maravilha não disse uma palavra o filme inteiro mas é uma ótima personagem. Vemos a personagem comprando relíquias , vemos  a personagem lutando e sorrindo durante o combate , vemos a personagem em uma foto na primeira guerra mundial , vemos a  personagem buscando informações sobre Luthor , mas quase não a vemos falando.A unica frase memorável da personagem é quando Apocalipse surge e ela diz que já enfrentou seres de outros mundos e só , só isso que mostra e só isso que precisa , eu que conheço pouco da personagem já sei que ela gosta de batalhas e de que ela já enfrentou seres de outro mundo.

easter-eggs-you-missed-in-the-batman-vs-superman-trailer-but-where-s-aquaman-738006.gif
Batman tem medo de estar preparado para tudo e mesmo assim fracassar

 

A cena easter egg dos super heróis que virão para a liga foi quase que inteiramente visual. A melhor cena é o Ciborg , gritando de dor , partido a metade , o personagem aparece sem dizer nada , apenas grita.

Os furos de roteiro do filme nem são tão graves , Vingadores teve muito piores , Batman o cavaleiro das trevas resurge teve mais ainda e esse filme teve sim mas não atrapalharam tanto quanto muitos andam dizendo. Para se ter ideia muito é questão de interpretação das imagens , o filme nos mostra o tempo todo que Lois Lane se mete sempre em situações de risco( Que achei genial , ao invés dos vilões a sequestrarem ela corre atrás dos vilões sempre) ou seja Super man a presta atenção nela quase que o tempo inteiro, não dava para ele ter notado quando a mãe foi sequestrada, quando ele não foca em alguma coisa ele não consegue agir , isso é implícito na cena onde o tribunal explode.

322342.jpg-c_640_360_x-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

O grande problema do diretor é focar demais no visual e menos nos diálogos , a cena inicial do filme que eu acreditava que não servia para nada é um spoiler do desfecho da luta. Pela primeira vez em um filme do Batman a morte dos pais influenciam em mais alguma coisa que não é a própria transformação do personagem.Mas o impacto da cena não estava na diálogo(Até por que eu admito que não estava bem escrito) e sim na situação , Batman frio e psicótico , Super Man que antes era tão superior implorando para salvar a própria mãe e Batman voltando a ser humano. Comprova o que diz uma das frases do filme “A sensação de impotência que faz homens bons cruéis” Batman é cruel por que Batman tem medo! O filme explora quase que o tempo inteiro o medo de Batman  não poder salvar pessoas e Superman de não poder salvar as pessoas que ama. Sim, o Super man nesse filme não se foca tanto em salvar pessoas que não sejam os próprios familiares, isso até o final do filme, a única atitude de heroísmo real que esse novo Superman fez foi se sacrificar para salvar as pessoas , nesse momento ele se tornou o Superman que tanto amamos.

Para finalizar , sim esse filme tem problemas , mas o principal deles não é roteiro( Por que como disse anteriormente esse roteiro já foi trabalhado a anos) e nem direção( Por que o diretor consegue através da direção criar imagens que dizem  mais do que palavras) e sim o fato de realmente ser um filme arriscado e que confia muito no público. Estamos acostumados com filmes fáceis mas a DC não propõe isso , não que nos dar filmes que nos fazem rir e ver cenas de ação que já ficamos satisfeitos e sim discutir , debater o filme , enxergar um pouco mais além, sim o Homem de aço foi uma merda grande e eu não discordo disso  mas por favor pelo menos tentem pelo menos dar mais uma chance em filme diferentes da fórmula Marvel , vai chegar um tempo em que vamos ter tantos filmes desse jeito que vamos enjoar, ai sim vamos torcer para que mais filmes como Batman vs Superman e Quarteto fantástico surjam. Não quero convencer ninguém a gostar de Batman vs Superman e sim fazer com que pensem a respeito , se toda vez que um filme quiser se arriscar um pouquinho ele for tachado dessa maneira o mercado de adaptações de quadrinhos vai se limitar.batman-vs-superman-capa-1.jpg

Depois de ver toda a história por traz do filme espero que você que gostou ou não gostou tenha mais o que pensar e só isso , o filme tem seus defeitos sim mas também tem suas qualidades e não merece ser tachado como horrível por que o diretor se dedicou muito para fazer e existem diversos elementos no filme que provam que ele é um fã dos personagens , referencias a jogos , a  outros filmes, tais coisas que só um fã colocaria e Zack Snyder é sim fã de quadrinhos.

È isso ai pessoal , se concordam ou não com o que eu disse agora pode comentar , só um pouco mais de respeito, por que não respondo maus argumentos então pesem bem o que forem comentar e até a próxima.

 

:

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. RAFAEL HQ disse:

    Cara muito bom o seu texto esta de parabéns, ainda essa semana vou escrever sobre o filme no meu blog,e como ele é um ame ou odeie, mas de uma coisa ninguém pode descordar esse filme é um divisor de águas seja para o bem ou para o mal.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s