Por que a crítica na internet anda tão radical ?

Esse é um assunto que eu gostaria  de comentar já tem algum tempo,”Por que será que a internet faz as pessoas serem tão radicais em seus argumentos?”,por exemplo, na internet não existe meio-termo, ou você odeia alguma coisa ou você ama. Se você ama as pessoas que odeiam vão te xingar de tudo que é coisa e se você odeia as pessoas que amam vão te xingar de tudo que é coisa e caso você fique no meio-termo ? Ambos os grupos vão-te xingar de tudo que é coisa.Infelizmente essa é a realidade…

giphy.gif

Vou usar meu Blog como base, por exemplo, já linkei em diversas redes sociais  posts  e um dos mais polêmicos foi a defesa do filme Batman vs Superman, no qual aprendi que a infantilidade da internet não tem limites. Se já leram o post devem saber que não elogiei completamente o filme e sim tentei defender dizendo que não é um filme merda como todo mundo vive dizendo, até por que a fórmula de roteiro é a mesma de guerra Civil e entre outros Crossovers. Fiz uma experiencia interessante, postei em uma comunidade de fãs de HQs, que já leram diversos quadrinhos da Dc Comics como Batman  e Superman, esse pessoal elogiou meu post pelos argumentos dizendo que o filme era perfeito, coisa que eu não concordo mas… Depois linkei em uma comunidade de Otakus que xingaram completamente, dizendo que o filme é uma completa merda, que não existia argumentos que mudem  isso e ironicamente não ouvi nenhum argumento que realmente valesse a penas, as críticas eram sempre as mesmas “É uma merda por causa da Martha””Por que não é Marvel”” É uma merda por que críticos X disseram e eles são muito mais experientes que você”. O mais engraçado é que li críticas de ambos os lados, afinal no fundo não baseio minha opinião em somente meu ponto de vista, tanto os que xingaram quanto os que falaram mal e só depois cheguei em uma opinião. Pra pior tinham pessoas que ainda me enviaram links de críticas que eu já li dizendo que minha opinião não tinha fundamento nenhum…

Não vou dizer que me surpreendi, não é a primeira vez que passo por uma coisa dessas, não vou dizer que são haters e sim pessoas radicais que não estão dispostas a aceitar novos pontos de vista. Tem uma tira de quadrinhos que resume muito meu ponto de vista sobre esse assunto.

13083123_1319211778096030_2860216592534566374_n.jpg

 

Troquem descobertas por ideias, ideias contra, ideias a favor e imaginem que o personagem que escolhe aquela pequena pilha quer brigar com todo o mundo dizendo que são as únicas ideias que valem a pena é a situação da internet actualmente. Ou você gosta de um anime ou filme ou esse anime é uma merda e todos de que gostam não valem nada! Não vou dizer que não existemmerdas no mundo do cinema ou animes até por que existem mesmo como Crepúsculo, Swort ArtOnline, porém não basta ser apenas desagradável, eu acredito que uma obra com status de merdatem que fazer muito para merecer isso, ter uma péssima mensagem, péssimos personagens, péssimo roteiro. Um roteiro não fazer sentido torna o filme uma merda ? Ou um mangá mal desenhado faz com que ele seja impossível de ser lido? Ou uma história básica como a terceira parte de Jojo a torna a pior coisa do mundo?

quarteto-fantastico-michael-b-jordan-racismo-7.jpg

A uns anos atrás antes mesmo da internet ser tão popular saiam filme de super heróis muito piores do que agora, com péssimo roteiro, efeitos, criatividade e que nos proporcionavam experiencias terríveis e as pessoas não xingavam o tanto do que xingavam hoje. Tivemos 3 versões do Quarteto fantástico escritos para serem assistidos por bebes e quando sai uma versão que é levada mais a sério o público simplesmente acaba com o filme. O público não diz que o filme ta ruim e tudo bem,não!O público xinga o diretor, os atores, diz que é a pior coisa do ano, da uma euforia coletiva antes mesmo do filme estrear e já tem um monte de pessoas dizendo que é uma merda sem mesmo ter assistido. Muitos críticos são simplesmente influenciados pelo hater das pessoas e não tem coragem de dizer pontos positivos do filme, afinal o que tem de positivo em uma merda ?Isso vale também para Batman vs Superman, assisti o filme na pré-estreia, portanto não fui influenciado pelo hater coletivo nem a opinião das outras pessoas, quando sai do cinema o público vibrou de emoção dizendo que era o melhor filme do mundo e quando sentei em minha cadeira e liguei a internet descobri que essas mesmas pessoas simplesmente comentaram que é o pior filme do ano.

Estou dizendo que Quarteto Fantástico e Batman vs Superman são bons filmes ? Não, eu admito que são filmes cheios de problemas, só estou dizendo que as pessoas exageraram em suas reações. Barrar um filme de super heróis, um gênero que a alguns anos atrás nem era levado a sério. Demolidor foi um filme ruim mas não existia campanha coletiva pra ninguém ir no cinema assistir o filme, não ouve uma queda de bilheteria tão brusca como em Batman vs Superman. Vocês sabiam que Batman vs Superman teve uma queda de bilheteria maior do que Batman e Robin ? O filme com o Batcartão de crédito.

batgd01.jpg

Estão dizendo que o Batman colorido, de criança e o Superman com a cueca por cima da calça são superiores a o Batman sombrio e bruto dos quadrinhos e o Superman poderoso e perigoso? É issointernet? Não estou falando apenas do haterismo, vocês também vão dizer que Deadpool é o melhor filme do mundo? Sério eu adoro Deadpool e tem uma crítica super positiva sobre esse filme no Blog mas tem certeza que é o melhor filme de super herói já feito? È divertido mas o enredo não tem nada de mais, as piadas existem por causa da putaria e sexo e... Depois de poucos meses Deadpool parou de ser o melhor filme de super heróis, agora Guerra Civil é o melhor filme de super heróis!

O problema mesmo é dizer “O melhor filme” ou “O pior filme” por que são reações momentâneas,  quando você acaba de sair do cinema e se sente bem é lógico que esse será o melhor filme do mundo mas quando você ligar o DVD em casa essa reação pode mudar.Por isso é bom tomar cuidado com esse tipo de coisa, Batman vs Superman foi um filme que demorou mais de 3 anos para ser feito e foi planejado  a uns 10 anos, além de ter gastado milhões para ser feito. Estão dizendo para o diretor que dedicou 3 anos para fazer um filme que seu trabalho é uma completa merda ?

giphy (1).gif

Vou contar uma pequena história sobre mim. Eu gosto de fazer quadrinhos, meu grande sonho é ser um criador de quadrinhos de sucesso, a primeira vez que tive a oportunidade de fazer um eu fiquei todo empolgado. Me dediquei horas para criar um roteiro, pensei em uma mensagem ao fundo, criei todo um histórico para cada um dos personagens e demorei dias para fazer somente dois capítulos auto contidos.Quando finalmente consegui fiquei todo empolgado e postei minha primeira história em quadrinhos em um site com outros futuros quadrinistas. Mas ao invés de simplesmente postar minha história eu pedi sugestões, afinal erá minha primeira vez, perguntei o que deveria ser mudado, o que fiz de certo o que está errado, pedi sugestões.Sabe qual foi meu primeiro comentário ? “O que tem de errado no seu quadrinho é que ele é uma merda!!!” e os outros foram “Personagens horríveis, sem nenhuma moral, não tem nada que você queira dizer, é uma completa bosta desista disso!” e entre outros… Recebi sim alguma ajuda com esse tipo de comentário, um exemplo é que demoro muito mais tempo para planejar personagens que antes, alguns xingaram minha quadrinização e eu simplesmente dei um jeito de mudar e depois escrevi uma outra história, só que dessa vez as pessoas adoraram.

O problema foi apenas eu ter escrito uma história ruim ? Não,  eu escrevi uma história super merda, eu dediquei horas fazendo a toa, sou um completo babaca que pediu conselhos só pra mostrar para outros quadrinistas o quanto eu sou uma merda!È assim que a internet tá, torça para fazer algo perfeito por que se não for é uma grande merda. O pior dos casos é quando a pessoa chega a nem ler ou assistir.

Cinema-Ghostbusters-2016-imagens.jpg

È o caso do novo caça fantasmas que um monte de gente está dizendo que o filme é uma merda, e provavelmente vão continuar dizendo mesmo se o filme for bom só para alimentar o ego. O filme nem saiu e já estão dizendo que é a pior coisa do mundo, o trailer e apenas o trailer bateu o record de deslikes!Um monte de pessoas vai deixar de assistir um filme com boas atrizes  um bom diretor e uma ideia criativa apenas por que o público criticou um trailer. O mesmo digo do anime Big Order que dei nota 10 no meu Blog e um monte de pessoas que nem ao menos assistiram ou leram estavam xingando antes mesmo de estrear. “Por que é do mesmo autor de Mirai Niki e Mirai Nikki é uma merda” então por que o autor errou uma vez significa que vá errar de novo ? Só por que meu primeiro One-Shot foi uma “Merda” quer dizer que tudo que eu fiz logo em seguida também será merda por que a única pessoa que alguém que erra uma vez faz é continuar errando né ?

Muitas pessoas não chegam a assistir um filme ou um anime e já saem criticando por que “È tão ruim  por que vou perder meu tempo vendo ? “antes de eu falar mal de crepúsculo eu assisti todos os filmes( Sim foi um puta sofrimento) por que existem pessoas que amam essa série não é bom ficar preso no senso comum, e admito não me desagradou tanto o primeiro filme. O problema é que a internet que antes deveria ser um local de liberdade se tornou o oposto disso, pensamos que estamos livres para pensar o que quisermos mas no fundo estamos presos a opiniões de críticos e outros grupos que aprovam se um filme é bom ou ruim. Estamos presos a opinião do coletivo, a internet indica o que é bom ou ruim e não você, pensa que está pensando por sigo mesmo mas no fundo tem algum grupo que faz isso, sendo no facebook ou até mesmo em blogs como o meu.

Level-E-12-0008.jpg

Sei que meu Blog tem seus altos e baixos, alguns posts que faço são super elogiados enquanto outros são super criticados. Sei que as vezes digo alguma besteira e esqueço de corrigir erros de português mas vale a pena dizer que meu post é uma merda ? Vale a pena ser radical a esse ponto ? Por que não existe nada de bom em uma merda , ela é fedida nojenta e gosmenta, é assim que meu post é definido, como não tendo nada de bom ?

Os meus primeiros posts receberam comentários dizendo que erá o melhor texto do ano, que minhas ideias eram ótimas, que eu deveria continuam me esforçando, alguns caras até me chamaram para roteirizar o canal deles e é o que ando fazendo, mas alguns postes atuais que fiz são xingados com unhas e dentes, alguns blogueiros simplesmente me odeiam por eu elogiar algo que eles xingaram. Querendo ou não meu Blog é baseado em minha opinião, tento ser imparcial em várias críticas mas não posso fugir dessa verdade. Se meu post tem uma opinião que não agrade não se preocupe existem vários ótimos posts com opiniões diferentes. Vários dos posts que recomendo do Blogosfera são de opiniões completamente diferente diferentes da minha e não é por isso que falo mal, muito pelo ao contrário eu recomendo. Sabe por que ? Quero que meus leitores tenham um ponto de vista menos limitado a somente minha opinião.

Por um lado acredito que a internet não é o que torna as pessoas radicais e sim o poder que elas recebem “O poder enlouquece as pessoas ? Não, apenas mostram a elas quem realmente são” nós somos pessoas que gostamos de brigar é a natureza humana, gostamos de lutar contra alguma coisa, lutar a favor ou contra algo é a melhor diversão da internet e quando tem alguém disposto a ir com você, ai sim a coisa fica fora de controle. Não vale a pena ser tão radical na internet nem na vida real, é bom analisar as coisa de forma menos limitada sem ser da esquerda ou da direita e sim da frente.Vou continuar elogiando animes que todo mundo odeia e criticando animes que todo mundo gosta porque é o que eu acredito. Adianta ficar xingando, se quer uma opinião igual a sua procure outros blogs dispostos a dizer algo assim, afinal quanto mais comum for sua opinião mais blogs concordarão com ela por que é assim que funciona, ser comum não significa estar certo ou errado mas sempre tento ter uma opinião diferente dos outros.

O importante é pesar o que se vai dizer e pelo que se vai lutar. Ter uma opinião radical demais significa entrar em uma briga, briga para defende-la mas lembram-se que todo briga resulta em feridos.Só assistirem Capitão America Guerra Civil que poderão perceber essa mensagem.Brigar contra um filme é machucar o produtor, as vezes uma batidinha pode servir de empurrão para uma possível melhora mas se bater forte de mais isso pode se transformar em uma guerra. Essa é a reflexão da semana, será que vale mesmo a pena lutar para defender uma opinião que tanta gente já concorda ? Será que vale a pena ser sempre tão radical ?

 

 

 

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

