Berserk(Anime)- Episódio 1 Crítica

Diferente da maioria dos fãs de Berserk eu não detestei a trilogia de filmes da chamada “Era de ouro”, sim o CG era um pouco feio mas  nunca me incomodou tanto, na verdade ajudou na experiencia de sentir o que era uma guerra de verdade. Enquanto em uma animação 2D você no máximo consegue ver uma guerra acontecendo, em um animação 3D você sente cada impacto na espada, da armadura sendo partida, a dimensão da batalha, a quantidade de perdas, em outras palavras não detestei o CG dos filmes de Berserk. Tirando os momentos em que os personagens mostram seus rostos( É uma coisa muito feia) ajudou na experiencia de criar a imensidão da série e principalmente no Eclipse possibilitou uma experiencia até mais traumática que o mangá original. Mas o filme ainda era cheio de problemas que ainda deixei passar, como o mal desenvolvimento dos personagens, redução de muitos deles e a história ser apertada de mais para 3 filmes; porém ainda achei compreensivo já que achei que seria uma recapitulação do  que já foi mostrado no anime anterior para preparar pro que vem depois.Além disso todas as cenas em 2D estavam incríveis! Se os filmes fossem todos em 2D seriam uma obra de arte.

griffith.jpg

Mas a intensão não é falar dos filmes não é mesmo ? A intensão é falar do anime. O que dizer desse primeiro episódio então ? Já que deu pra ver que sou uma pessoa bem compreensiva e deixa muita coisa passar.

tumblr_o4ncnwyToE1sjroblo3_500.gif

Esse anime ta uma salada! No mal sentido da palavras. Os produtores sabiam que o que desagradou os fãs no anime anterior foi o CG , e o que fizeram ? Reduziram  praticamente todas as cenas 2D e tornaram o anime praticamente só CG!  Sabe qual o pior ? Pelo menos os filmes tinham um pouco mais de investimento, então o CG(Que já era ruim) tinha uma qualidade um pouco a cima mas esse anime não! É um anime com investimento menor, ao invés de reduzirem as cenas de CGI( Que são caras) optaram por investir mais nisso.O resultado  ? Personagens sem expressão, movimentos robóticos, falta de compreensão em algumas cenas de ação, que conseguem ser mais confusas que o filme do Transformers. Eu até aceitei o CGI dos filmes mas o desse anime ta mais do que lixo, é uma puta falta de gfrespeito com o autor do mangá. O autor sempre tomou cuidado com as expressões faciais de cada personagens e detalhou os movimentos de forma incrível no mangá a ponto de sentirmos a dimensão de cada ação do personagens em suas páginas, pra que ? Pro anime cagar tudo e animar qualquer coisa só pra promover o mangá e o game. Isso é uma vergonha.

tumblr_o4nc7hhYzL1sjroblo3_500.gif

Mas não é somente de animação que é feito um anime, o que mais me ofendeu nessa animação, além do Gatts estar parecendo um boneco vagabundo de ferinha ( Eu mesmo tenho um boneco do Gatts mais bonito que esse CGI) é conseguir piorar tudo que os filmes cagaram sutilmente para cagar de maneira extrema. Temos uma salada terrível de narrativa! Nem vou contar o quanto os personagens estão mal desenvolvidos se não vou passar boa parte desse post me machucando. Enquanto no mangá os personagens são profundos, tem suas ações bem desenvolvidas com o passar da trama, o Puck tem uma função de amenizar o quão perturbador o personagem Gatts é no início do mangá( Aqui ele é só uma vítima que da uma de malzinho no final do episódio mas é obvio que ele ta fingindo os produtores do anime querem esfregar isso na nossa cara), a grande revelação dos Mãos Divinas acontece em um Flash Back, sem mais surpresas de como Griffith está agora, sem revelações, sem mistérios, sem terror, e pelo péssimo CGI sem uma ação compreensível.

tumblr_o4nc7hhYzL1sjroblo1_500.gif

Continuando a falar sobre a salada dessa narrativa aff…. Eles cortaram MUITA COISA!E sabe qual o pior ? Sabiam que estavam cortando algo importante e o que fizeram ? Colocaram sem nenhuma ordem, sem nenhum sentido em qualquer lugar, colocaram elementos da saga dos elfos na primeira sega, elementos da saga do conde, elementos da saga do Milenniun Falcon e tudo misturado, sem nenhum desenvolvimento, sem nenhuma ordem cronológica só pro anime andar mais rápido. Pura egoismo dos produtores, deveriam pelo menos respeitar a forma narrativa do autor e não usar algumas falas do mangá e fazer essa montagem mal feita….

Como disse a animação em CGI está tão insuportável que não da para se apegar a nenhum personagem, sem contar as cenas cortadas que significariam muito pra trama e as puta mudanças. A clássica cena do Gatts cortando um mercenário do bar ao meio foi cortada por uma confusa cena dele dando um saco( Um CG soco),  todos os momentos que deveriam deixar claro que Gatts era um anti-herói foram cortadas, mostrando-o somente como vítima o tempo inteiro! Todos os traumas que ele passou e mudanças ao decorrer da era de ouro não serviram pra nada. O Puck que é um personagem engraçado no mangá no anime parece mais uma aberração  em CGI que deveria ser inocente e puro mais xinga o Gatts e bebe,  nenhum momento do anime mostra anocência e pureza do personagem e o quanto tem contraste com a personalidade do Gatts, pra quem nunca viu o mangá isso não ficara claro.

Berserk-2016-pv-animation.gif

A trama está confusa, a animação esta confusa, nem eu que reli o mangá umas mil vezes to conseguindo entender a onde os produtores do anime querem chegar, até mesmo a cena super bem animada do teaser eles retirara, sério mesmo ? Eles gostaram de mais do que fizeram então acabaram tirando. Querem mesmo espantar os fãs de Berserk ?

No meio de tanto caus e ofensa quero ressaltar algumas coisas boas nesse anime, pra começar o 2D é incrível, raramente temos cenas assim nesse episódio, porque os produtores devem ter medos de fazer um material bom de mais, mas todas as cenas 2D são bonitas, detalhadas, brilhantes, coloridas e bem iluminadas, as poucas cenas 2D tão quase em nível MadHouse, e a própria abertura 2D está incrível, o anime todo deveria ser assim!

Quanto ao encerramento está muito bom e criativo e a música, embora não pareça ter o tom da série está incrível também. Os únicos pontos positivos desse episódio foram as canções e cenas 2D.

Outro ponto negativo que preciso comentar antes de encerrar o post são as cenas que deveriam causar medo ou suspense mas só causam confusão! A cena do pesadelo do Gatts e a perseguição dos esqueletos, deveriam ser cenas dramáticas e cheias de suspense mas no anime são cenas confusas, com música de ação e que terminam em um bom ponto porém da hora errada.

hqdefault.jpg

Bom o que dizer pra finalizar ? Todos os fãs de Berserk esperaram anos para encontrar alguma adaptação e agora nós recebemos, finalmente… Mesmo não sendo algo de tanta qualidade iremos acompanhar, afinal está vindo um jogo por ai( Com gráficos mil vezes melhores alias) , novos capítulos, quem sabe acompanhar o anime ajude a promover cada vez mais o autor a continuar o mangá ? kkkkk

Essa é minha crítica a esse primeiro capítulo eu daria 3 de 10, espero que os próximos consigam me surpreender de forma positiva e não negativa como foi o caso desse…

 

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. marcio120 disse:

    até o jogo de ps2 tem graficos melhores do que esse anime. muito triste.

    Curtir

  2. caio disse:

    concordo com tudo que que diz
    A qualidade ta uma merda, chego a me perguntar que fazer CG de merda é mais barato que a animação sem isso ou só querem ridicularizar o manga ?
    seria bem melhor que começasse exatamente idêntico ao manga desde o primeiro capitulo ?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s