Top 10 referencias de Hellraiser em Berserk

Aproveitando a grande febre de Berserk esse ano, com a chegada do novo anime e o anúncio do novo jogo irei apresentar nesse post algo intrigante dessa série que tem a ver com alguns de seus conselhos. Assim como mencionei no post das semelhanças entre Naruto e Hunter X Hunter, nada é 100% original, todo autor necessita de influencias  ao escrever suas obras, seu dia a dia, da sua vida,  pesquisas de jornais( O que é o meu caso) ou lendo livros, vendo filmes, o curioso de Berserk é que suas influencias são sempre de boas fontes.  O autor já se mostrou muito influenciado por filmes clássicos e principalmente por filmes de terror, como foi o caso de Evil Dead.

army_of_darkness_and_berserk_by_firestriker.jpg

Mas nesse post não falarei de “Uma noite alucinante”  ou de outras influencias, nesse post falarei sobre algumas referencias evidentes entre o mangá Seinen “Berserk”, escrito e desenhado por Kentaro Miura e a série de filmes do autor  e diretor  Clive Barker “Hellraiser”. Antes de começar o top 10 já vou dizendo que caso você não conheça Hellraiser ou até mesmo Berserk  que as duas obras são muito boas e profundas porém é necessário ter um auto estomago pois as duas são recheadas de Gore e cenas perturbadoras, sem crianças por perto please. O único motivo de eu ter conhecido Berserk é eu ter ouvido falar dessas referencias já que sou um grande fã dos filmes Hellrais, são um dos poucos filmes de terror que realmente me passaram medo kkkk Bom, sem mais delongas comecemos!

1- Participação de Pinhead e Butter Ball

Essa referencia também pode contar como homenagem! No arco do espadachim negro, em especifico na batalha contra o Conde, a um pequeno Flash Back que mostra o Conde demoníaco matando e torturando pessoas, o mais interessante sobre essa cena é que um dos torturados é careca e cheio de pregos na cabeça, visual semelhante a o líder dos Cenobitas Pinhead, principal vilão da série Hellraiser. Outra referencia é a cara demoníaca do Conde durante suas torturas que se assemelha muito a o Cenobita Butter Ball, companheiro de Pinhead nos filmes. Parece que Miura é um grande fã desses filmes e quis prestar uma pequena homenagem.

Post Hellraiser.jpg

2- O inferno labirinto

Em Hellraiser 2 quando os Cenobitas são invocados abrem um portal direto para o inferno que é revelado como um estranho labirinto liderado pela criatura chamada leviatã.Já em Berserk,também no arco do Conde, quando os God Hand são invocados um portal para o inferno se abre de forma semelhante como um labirinto.

Labirinto.jpg

Pena o anime ter cortado uma parte tão interessante…

3- Dimensão paralela

 

Tanto em Berserk quanto em Hellraiser o inferno , os Cenobitos e os God Hand são referidos ao invés de demônios , como seres de outra dimensão, principalmente no início do mangá. Ao invés do mundo dos cenobitas ser referido como inferno muitas vezes as pessoas os chamam de ” Dimensão do Prazer” o mesmo se pode dizer de Berserk no qual é referido como “A dimensão do mal”.Um conceito muito interessante já que inferno é algo relativo nas duas séries e enxergar esses mundos como uma dimensão alternativa  torna mais plausível e menos voltado a simples religião e dando um toquizinho de ficção científica.

Sword_of_Ressonance_power.png

4-  Behelit e Configuração do lamento

Configuraçãodolamento.jpg10244207.jpg

Em Hellraiser  a configuração do lamento( Cubo mágico) é um portal que liga o mundo humano a dimensão do prazer ( Que é através de corrente e tortura, essas coisas da vida, com esse cubo um portal se abre entre as dimensões, invocando assim as criaturas chamadas Cenobitas que a levam para esse mundo e em alguns casos( Depois de muita tortura) as transformam em Cenobitas. Em Berserk o Behelit abre um portal para a dimensão do lado mais maligno do ser humano e invoca os God Hands, dessa forma os escolhidos que invocam são transformados em apóstolos(Não são torturados pelo menos) e se convertem em demônios. Os dois objetos abrem portas pra dimensões paralelas, são macabros e invocam as criatura mais perigosas de cada série.

5- Cenobitas e God Hands

pinhead-doug-bradley.jpg

God_Hand_Manga.jpg

Os Cenobitas são criaturas invocadas pela pessoa que desvenda a configuração do lamento, são seres poderosos, seguem determinadas regras e são praticamente lideres dessa dimensão(Pelo menos os do primeiro filme) o usuário que os incoca é mandado diretamente ao inferno por essas criatura e, dependendo do caso, se transforma em uma delas. Em  Berserk os God Hand são criaturas de outra dimensão, invocadas pelos escolhidos pelo Behelith, convertem o usuário que as invoca em um demônio em troca de sacrificar alguém importante pra eles. As criaturas tem idéias semelhante e são invocadas de uma mesma forma.

6- Leviathan e Idea of Evil

3067068-leviathan-hellraiser#4-1990-overlooking_the_labyrinth.jpgEvil.jpg

São os seres mais poderosos em seus respectivos universos e aquele que ditam as ordens. O Leviathan é o ser que vive no inferno e aquele que comanda e dita as ordens dos Cenobitas, ou seja até as criaturas demoníacas tem suas regras. Idea of Evil age de forma similar só que bem mais profunda, além de comandar e ditar as regras dos God Hand é uma entidade  formada por todo o lado maligno do ser humano, que na era das trevas estava em seu ápice, é a manifestação concreta de todo o mal mais ao mesmo tempo tem um poder que controla o próprio destino. O lado ruim do Ide of Evil é que surgiu em um capítulo desconsiderado pelo autor então pode ser que esse personagem nunca mais volte a ser mencionado ou o autor o manifeste de outra forma, de qualquer forma a ideia sob essas duas entidades é são bem originais, embora iguais em alguns pontos.

7- Visuais inspirados em Cenobitas

O visual de alguns God Hans são claramente inspirados no visual Cenobita, como Void e Chatter ou Butter Ball e Ubik

image050.jpg2013-11-29-CHATTERER0510x8.jpg

download.jpg

8- Capitão Elliot Spencer e Griffith

Por traz de todo grande vilão a um grande homem. Antes de se tornar o grande vilão Pinhead  Elliot era um capitão em uma terrível e sangrenta guerra, Griffith antes de se tornar o poderoso Femto erá o líder de mercenários em uma guerra sangrenta e terrível. Os dois personagens tem o seu lado humano e gentil mas após  acharem aqueles artefatos místicos e conhecerem aquelas terríveis criaturas se convertem em seres das trevas poderosos e interdimensionais.S.png

Femto.jpg

9-  Sadomasoquismo

Em Hellraiser todas as criaturas e demônios tem de semelhança o desejo sadomasoquista, se auto mutilam se rasgam, torturam as pessoas,  são monstros ligados a dor e ao prazer na dor. Já em Berserk existe uma cena em que Gatts ataca Slan e ela sente dor e prazer a todo momento, principalmente enquanto esta sendo perfurada, essa cena remete muito a natureza de dor e prazer dos Cenobitas. Aqui está um vídeo dessa cena no game:

 

 

10- Portal de luz entre os mundo

O portal através da parede ,feito de luz aparece em Berserk na cena em que Griffith está sob tortura e está vendo uma prévia do que é o inferno. Em Hellraiser esse tipo de portal que aparece da mesma maneira pela luz e pela parede é uma das formas de se entrar no inferno, principalmente no segundo filme.

 

2: 50 mais ou menos.

51:46.

Os portais pro inferno entre os dois são bem semelhantes , através da parede de tijolos e com aquela luz.

Esse foi o fim do Top 10, quem sabe futuramente eu não faça outro Top 10 com outras influencias do Miura.

 

 

 

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. mexicano21 disse:

    Adoro literatura comparada =)

    De todo modo, o ponto 2, o Inferno Labirinto, enquanto é perfeitamente possível que Kentaro Miura tenha decidido por seu design após contato com a obra de Clive Barker, na verdade ambos beberam da mesma fonte ao invés de um ser inspirado no outro: a obra de M.C. Escher, artista plástico holandês. Dá uma olhada em Relativity, uma litogravura que ele produziu em 1953:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Relativity_(M._C._Escher)

    Berserk é até mais fiel ao original. Em Hellraiser parece ser apenas um labirinto, sem desafiar a geometria e as leis da física, como vários trabalhos de Escher faziam.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Você chegou em um bom ponto, eu realmente já tinha lido sobre isso mais estava pra colocar sobre outras influencias em um post futuro.

      Curtir

  2. Fernando disse:

    Cara como eu sofri de medo com esse filme na minha infancia quando deve ser por isso que o manga chamou tanto minha atencao e as comparações sao otimas com certeza foi inspirado em hellraiser to curtindo muito o manga pena que demora lancar novos capítulos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s