Berserk anime (2016) episódio 2 – Crítica

Depois do grande impacto que gerou no primeiro episódio de Berserk depois de minha ansiosa espera e esperança temos esse episódio 2. Após reassistir um bocado de vezes o episódio 1 mesmo não tendo gostado (Sim, sou esse tipo de fã)  tive esperanças de que esse próximo episódio corrija muito dos erros presentes no primeiro. Então esse capítulo é pior ou melhor que o primeiro ? Confira essa crítica para descobrir!

H8653y-medium.jpg

Já que muitos questionaram em redes sociais sobre como a minha crítica anterior foi radical  e ressaltei de mais os pontos negativos peço minhas desculpas, estava agindo mais como fã e menos como crítico por isso mesmo minha noda  acabou sendo tão baixa, existem sim mais pontos positivos no primeiro episódio como a fluidez nos movimentos de batalha e detalhes na trilha sonora mas já que a crítica do primeiro episódio já passou só passo minha correção da nota, se como fã dei 3, como crítico eu daria uns 5, apesar de todos os seus defeitos e ser um milhão de vezes inferior a série original  o primeiro episódio ainda possuí uma pequena essência de Berserk o que o salva de levar uma nota um pouco mais baixa.

Voltando a falar sobre esse segundo episódio gostaria de dizer que o que mais acabou me chateando no primeiro foi justamente o fato de existir o segundo. Pular arcos é algo irritante, principalmente pra quem gosta tanto do primeiro arco quanto eu, porém a transição desses arcos até que são bem amarradas, de maneira que mesmo não tendo visto os arcos anteriores alguns dados importantes são mostrados pelo menos, já que pularam fizeram o pulo direito.

maxresdefault.jpg

Diferente da crítica anterior pretendo começar ressaltando o que tem de positivo no episódio, afinal a maioria já sabe quais são os pontos negativos, CG, cortar sagas e etc..

Um aspecto positivo desse episódio é a melhora na animação, principalmente no CGI. O problema do CGI pra mim nunca foi o movimento ou o design e sim a expressão facial, no primeiro capítulo estava tão robótica que parecia menos personagens e mais bonecos, nem tanto no Gatts mas nos figurantes, nos bandidos estava horrível !!! Eles falavam a sobrancelha não se movia, o rosto estava sempre parado, os olhos não piscavam, a boca se movia apenas pra cima e pra baixo, igual fantoches , porém pela sorte dos fãs esse episódio 2 foi bem diferente.

Existe mais expressões no CGI, os personagens novos que apareceram tirando os soldados( Que estão de armadura, o que facilita o CGI)  movem sobrancelhas, pode parecer algo besta de se mencionar mais isso contribui e muito na expressão dos personagens. Já os personagens principais nesse episódio Gatts e principalmente Farnese estão lotados de expressão, mesmo que caricata. O momento que Gatts da aquele sorriso sarcástico logo após ser sequestrado é incrível, mesmo usando CGI consegue passar a mensagem de que ele esta despreocupado ao mesmo tempo que irônico e o momento em que  Farnese perde o controle a expressão que a personagem faz é o CG mais bem animado até agora, as pupilas, a cara de raiva, me impressionei como o CGI avançou tanto em somente 1 episódio.

maxresdefault (1).jpg

Quanto as cenas de ação dão uma sensação de Michael Bay, o CG não está tão ruim em questão de movimentos mas a mal direção torna cada cena uma confusão pior ainda, muitos podem apontar como problemas do CG mas vão por mim é só a mal direção.

maxresdefault (2).jpg

Já as animações 2D está uma coisa linda e maravilhosa! Acredito que deveria ter mais cenas desse formato, o único problema é que foi usada em somente Flashbacks, algo incompreensível já que tudo isso já foi mostrado na trilogia Golden Age. O 2D está tão bonito que algumas cenas chegam a superar os filmes e o anime antigo, a iluminação é bonita a textura é bonita, o movimento; ainda não entendo por que direcionaram o a maior parte do orçamento em algo que a gente já viu, ver uma cena lindo e logo em seguida ver uma cena em CG estraga toda a experiencia.  O momento em que Griffith e Gatts estão conversando próximos a uma pilha de cadáveres, um dos pontos mais altos do mangá, embora seja uma cena deslocada, ficou muito bem feita. O que tornou esse episódio superior ao anterior foi sua maior quantidade de cenas em 2D, uma pena mesmo que a maioria foi através de flashbacks. Como disse por o 2D estar tão bem feito o 3D se mostra inferior, os produtores do anime deveriam ter escolhido apenas um deles pois isso diminui cada vez mais a experiencia.

tumblr_o9nbjyLhQ51saml9ao2_500.gif

Agora vamos aos pontos ruins, o desenvolvimento dos personagens está terrível! Gatts no mangá é mostrado como um homem cruel, sarcástico e que faz de tudo ao seu alcance para sobreviver, os produtores do anime devem ter achado essa personalidade ofensiva de mais e decidiram transforma-lo em um brucutu que faz piadinha de vez em quando e só mata quando está prestes a morrer, a cena que ele poupa os soldados novatos e só decidi matar quando está cercado, embora esteja próxima do que é no mangá, no contexto em que o personagem foi mostrado está totalmente errado. Afinal quem é Gatts ? Embora tenha flashbacks e filmes que mostram a construção do personagem no anime nunca fica claro. Ele é um homem bom ? Todos os traumas do personagem foram removidos, assim como sua infância, então o que o torna confuso. Gatts no anime o tempo todo é mostrado como herói, as cenas que ele mata são por pura necessidade,  ele sequestra a garota e logo decidi protege-la,  tem uma cena que ele diz querer caçar Griffith não por ódio e sim por que tinha algo para resolver, ele parece menos um Anti- herói e mais um herói irritadinho, ao estilo Batman, algo completamente diferente do que é no mangá. Sei que muito dos elementos apresentados estão no mangá mas a forma e ordem como são apresentados mudam tudo, a saga das crianças perdidas é importante para a mudança psicológica do Gatts, a saga do Conde é importante para construir a relação de ódio com Griffith, cortar todos esses elementos é cortar o personagem!Esse é o principal problema desse anime, esse personagem não é o Gatts e não estou dizendo isso pelo CG ou pelo contexto do arco, tudo que tornava o personagem profundo e humano foi cortado, algo feito pela série de filmes também, a única coisa que sobrou do personagem foram seus músculos e uma cena de vez em quando em que ele é sarcástico.O que torna um anime interessante se não um bom personagem  ? Ele não é um personagem ruim, só é mais do mesmo o anime precisa passar mais tempo mostrando quem ele é e menos tempo apresentando arcos e novos personagens, falta desenvolvimento.

cn7ryceg4alzdsqc5uks.gif

Quanto a ordem dos acontecimentos, esse capítulo foi o mais fiel ao mangá até agora, cortando uma ou outra cena , cortando a cena mais engraçada do mangá que poderia ser usada como piada e um pouco da apresentação do personagem “Por favorzinho bem açucarado”mas cortando menos, em geral é um bom capítulo, superior ao primeiro em animação e fidelidade, quanto a reclamações da censura , esse é um mangá bem violento e esse anime está passando na TV aberta, provavelmente o Bluray corrige esse problemas então calma gente! O que preocupa mais é o próximo capítulo que pelo que parece será outra salada sem ordem de acontecimentos que deveriam ter sido mostrados antes e acontecimentos que deveriam ser mostrados depois, esse é o problema desse anime, não sabe ter linearidade coesa!Ouvi dizer que o próximo capítulo terá uma história original, tomara que Miura tenha chegado ou tomara que não tentem bagunçar mais essa salada.

Então esse é o fim dessa crítica e a nota é 6 como anime e 5 como fã. Foi um capítulo sem monstros ou grandes batalhas ma apresentou bons personagens e foi o mais fiel até agora, além da animação estar mais suportavel. Embora me desagrade dar uma nota tão baixa a um produto relacionado a Berserk, um mangá nota 10, só tenho a dizer que o orçamento não foi lá essas coisas e é difícil ter uma boa adaptação com bom investimento sob uma obra publicada em uma revista porno…

13607034_1043084269095309_6100865146750125179_n.png

 

 

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Álvaro Cunha disse:

    Eu por acaso só os filmes, e pelo que tinha dito, não estou com vontade nenhuma de ver a nova temporada

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s