O estupro da Caska foi necessário ? Precisamos falar sobre isso ?

A alguns tempos atrás Berserk era uma obra desconhecida, havia somente um meio Tanko de qualidade baixa a venda, um anime de 1997 e um jogo para ps2 , não era aquele tipo de mangá que você perguntava para um circulo de Otakus e eles diziam que conheciam. Hoje em dia é bem diferente, possuí uma trilogia de filmes, um anime (Péssimo por sinal) e um jogo para ps4 prestes a sair, além de ter sido relançado pela Panini após um abaixo assinado dos fãs. Mesmo parecendo que todo mundo agora conhece Berserk, coisa que eu não acho ruim já que é uma ótima obra de Dark Fantasy , vou fazer uma pequena apresentação.

Berserk é um mangá Seinen escrito por Kentaro Miura em 1989 e é publicado até hoje, sendo um dos Seinens mais vendidos no mundo com mais de 40 mil cópias vendidas em todo o mundo, sem falar do sucesso em sua revista ( Que é pornográfica por sinal), Young Animal. É uma história que se passa na idade média mas sem censura com diversas cenas de sexo, violência , tortura e momentos chocantes para te fazer vomitar ou ficar sem dormir. Gira em torno do personagem Gatts , conhecido como espadachim negro, e sua batalha para sobreviver após ter sido oferecido como sacrifício por seu melhor amigo aos seres demoníacos. Também possuí um arco Flashback que foi finalizado recentemente pela editora Panine, conhecido como a Era de ouro, no qual conta a história dos acontecimentos antes de seu sacrifício, é o arco favorito dos fãs. É um universo bem construído, bons personagens,  muita ação e traços incríveis é publicado até hoje pela Young Animal com um lançamento um tanto que demorado…

51KYBfXan7L._SX351_BO1,204,203,200_.jpg

De todo modo vou falar hoje sobre uma polemica que eu considero compreensiva sobre o ultimo volume de Berserk.  Sei que a maioria dos meus leitores conhece Berserk, mesmo assim quero dar o máximo de explicações para que meus argumentos sejam válidos com  leitores ou não dessa obra, porque é muito fácil eu usar argumentos como “No capítulo X ocorrei Y por isso W” então vou tentar dar o mínimo de Spoiler possível e quem sabe fazer com que quem não conheça esse mangá corra atrás já que considero que vale muito apena.

Como disse anteriormente na introdução desse texto é um mangá cheio de violência, sexo , coisas perturbadoras e tenta representar fielmente a idade média coisa que já justifica a obra ser mais de 18 ( A idade média de verdade foi uma época bem tensa) porém existem alguns momentos no mangá que chocam mais do que os outros. Não entendam errado! Diferente de outros mangás Seinen(Mangás direcionados ao público adulto) como Gantz ou Deadman Wanderland que usam de violência e sexo somente para criar choque em geral e acabar chamando a atenção do leitor por consequência , Berserk é bem diferente; a maioria das cenas de sexo  e violência não estão presentes somente para chamar a sua atenção, elas tem consequências na trama, consequências nos personagens e até mesmo nas mensagens que a obra tenta trazer . Isso é algo de se admirar em uma produção com censura mais de 18, até porque muitos  autores usam dessa classificação para trazer violência e sexo sem sentido  mas uma coisa que admiro em Kentaro Miura é que ele é diferente, é uma obra que te choca sim mas esse choque sempre acaba te levando em algum lugar. Em alguns pontos o mangá pode até ser considerado uma história de horror por nos horrorizar em diversos quadros.

001.jpg

Vamos comentar um  cena , se não “a” grande cena de todo mangá,  um momento que chocou os fãs, que chocou os desprevenidos,  que é tão impactante e incrível que conseguiu trazer uma  grande onda de polêmica menos tendo sido feita a mais de 20 anos atrás, estou falando da cena de estupro no eclipse. Vou dar uma pequena explicação, no arco comentado anteriormente conhecido como a “Era de ouro  ” temos a construção do universo e personagem de Gatts, no inicio ele é visto como louco, frio, solitários e amaldiçoado, com problemas de toque e diversas cicatrizes emocionais, mentais e corporais o arco visa ao invés de simplesmente explica-las nos mostrar; vemos como ele conseguiu problemas ao toque graças a um estupro que ele sofreu quando criança, vemos o porque de Gatts ter enlouquecido e o porque de sua desconfiança com as pessoas. Isso é algo incrível porque qualquer autor poderia somente citar isso ou mostrar em algum momento inapropriado e rápido mas não! Miura não conta Miura mostra, todos os momentos chocantes do personagem principal são chocantes para o leitor , assim como os momentos alegres e tristes.

A grande polemica não gira entorno do estupro que o personagem principal ( Que é um spoiler que eu não queria dar mais eu precisava de uma amostra do nível do mangá) e sim da conclusão desse arco, um capítulo cheio de mortes mutilações e a grande polemica, o estupro de uma das personagens femininas mais fortes de toda a obra aos olhos do protagonista, é uma cena horrível, longa e detalhada. Uma das cenas mais chocantes e pesadas do mangá. Agora que você já entende sobre o que estou falando, não vou dizer o porque ou como e sim que foi uma cena de estupro e é pesada e é chocante. Agora vou explicar um pouco sobre a polemica.

tumblr_mca15vusGS1qhfp4fo1_500.jpg

A alguns dias atrás um post gerou uma grande onda de ira entre os fãs de Berserk  acabou se espalhando entre os Otakus em geral que  tinha o seguinte título “Precisamos falar sobre o estupro da Caska” quando li esse titulo  me gerou interesse, afinal tem tanta coisa que se pode falar sobre essa cena, sobre as consequências do estupro na mente das pessoas, o estado de trauma, tantas possibilidades mas o autor do post decidiu entrar em uma questão que eu até considero válida sobre o mal uso do estupro nas mídias, ironicamente atacando Berserk um dos poucos produtos que não erra tanto nisso. Não vou falar mal desse post até porque algumas ideias até acredito que estavam certas, a cena do estupro foi sensualizada de mais em algumas partes e Miura decidiu acrescentar som de orgasmo na personagem , sim é som de orgasmo em todas as versões, é som de orgasmo no filme é som de orgasmo no anime e é som de orgasmo no mangá, ela não está gemendo de dor é som de orgasmo. A primeira vez que vi esse capítulo senti a mesma coisa, por mais que eu admire Miura a cena perdeu a força da maneira como ele fez, sim existem vários fatores que podem justificar o som de orgasmo como ela ter enlouquecido, ela estar alucinada de que é o Grifith que ela ama (O que eu acho que o filme tentou fazer) que existe prazer mesmo que involuntários mas é sim uma cena que não está mal colocada e sim mal executada, ela poderia ser feita de outra maneira mesmo que a maioria discorde. Olhe pra essa cena em que ela abre a boca e rola um beijo de linguá!

e8bd3af772d912c95ae7295eb3abaf7b.jpg

De todo modo eu poderia até mesmo defender  que a cena foi feita da maneira errada mas o autor do post  usou os piores argumentos que eu já vi na vida! O problema não é sua opinião, todo mundo tem direito a ter uma opinião, o problema é a maneira como você a usa, os seus argumentos. Os argumentos foram terríveis dizendo que essa foi uma cena feita para ser boa  e li alguns comentários de gente a defendendo dizendo que Berserk é o culpado pela cultura do estupro que vivemos hoje( ??????) . Mas o proposito desse post é falar sobre essa cena.

A maioria dos argumentos que ouço (Pelo menos os válidos) são : “Essa cena é desnecessária “, “Não é necessário estupro para criar motivação de vingança ou mostrar o quanto o vilão é cruel”,”O estupro diminuiu a personagem” o objetivo é responder esses argumentos.

Essa cena é desnecessária ?

b3344a6b61f6dd3947a0cf241368f7e8.jpg

Eu vou somar  essa pergunta com “Essa cena poderia ser diferente ?” Antes de perguntar se alguma cena de estupro está mal colocada em uma série deveriam se perguntar as seguintes coisas, isso serve pra qualquer tipo de cena. Primeiro ” Tem influencia na trama ?” Segundo ” Tem influencia nos personagens ?” terceiro ” Tem influencia ao universo da obra ?

Vamos responder para a primeira sim, a trama inteira do mangá gira em torno do personagem principal tentando lidar com o choque desse estupro e tentando salvar a mulher que ama dos traumas pós estupro, tanto que só agora depois de 25 anos de publicação que uma solução para esse problema foi encontrada ou seja essa história trabalha isso a 20 anos.

Segundo tem influencia no personagem principal pois ele precisa lidar com seus próprios problemas psicológicos após assistir essa cena, ele deve proteger sua amada que agora enlouqueceu e várias questões na série surgem graças a isso, tem influencia em seu amigo Rickerte e tem influencia na personagem que agora sofre de sérios danos psicológicos. E tem influencia ao universo já que graças ao estupro a personagem tem um filho e esse filho tem relação com os demonios e o ressurgir de um vilão e com isso o surgir de uma mudança que afeta todo o mundo de Berserk, não vou dar spoilers mas é quando o mundo se torna mais fantasia.Todos os pequenos eventos surgiram graças a esse estupro então se não fosse dessa maneira todo o mangá mudaria.

Não é necessário estupro para criar motivação de vingança e mostrar o quanto o vilão é cruel ?

cascavictim.jpg

Nesse argumento eu concordo, existem milhões de maneiras se criar ódio por um vilão ou vingança por um herói e o estupro acho que é desnecessária, um exemplo é o vilão Freeza um dos meus vilões favoritos, que tortura pessoas, destrói planetas mas não estupra ninguém portanto não existe polemica. Porém no caso de Berserk acho que o estupro  do vilão e vingança do herói faz mais sentido de forma poetica e irônica somado com acontecimentos anteriores da série. Eu vou dar uma explicação com Spoilers da obra ou seja se você não leu aconselho a não ver.

Explicação com Spoiler : Os três personagens tem uma ligação que é construída durante toda a saga, uma ligação que é cortada de forma irônica.   Gatts após perder seu pai perdeu admiração por alguém ou ligação com outras pessoas graças a seu trauma e sua falta de confiança, Gatts já havia sofrido estupro quando garoto e sabe o quanto é horrível essa sensação e deu pra ver em certo momento do mangá quando ele mata um garotinho que Gatts sente empatia  por pessoas que passam por uma situação semelhante com a dele, logo ver a pessoa que ele ama ser estuprada geraria um ódio ainda maior por ele ter sofrido o mesmo e por ser logo pela única figura que ele confiava. Já pelo lado da Caska Griffith foi o único a salva-la de um destino que Gatts já havia passado que é o estupro na infância, foi Griffith que a salvou de ser estuprada quando criança e foi Griffith que a estuprou futuramente, a relação de confiança inversão ocorre nos dois principais. O estupro foi necessário para desfazer as relações dos personagens tanto que no momento que todos os companheiros são mortos por Griffith, Gatts ainda acredita que ele não teve culpa e se preocupa com ele, continua confiando em Griffith até o momento em que o estupro acontece e assim a relação de confiança se converte em ódio, sem  esse momento as ligações entre os personagens não teriam se rompido a esse nível.

O estupro diminui a personagem ?

Caska_Puck.jpg

Me lembro uma vez no Omelete  um vídeo em que as garotas comentavam sobre a versão antiga do filme “Doce vingança” que a cena de estupro dura 2 horas e quando ela se vinga já não faz mais sentido e eu concordo , me lembro de ter deixado de ver o filme porque era horrível de mais, depois de 2 horas de uma protagonista sendo humilhada  no momento que ela demonstra ser forte isso já não vale tanto. Isso acontece em vários mangás como Yugi Oh em que tem uma duelista mulher que se diz forte e derrota todo mundo mas é humilhada logo em seguida durante toda a série,  humilhar uma personagem feminina é estuprar e é algo terrível que sim diminui a personagem. Esse é o caso de Berserk ? Sim mas…Deixe me explicar.

No começo do mangá Gatts é um personagem solitário que enfrenta exércitos sozinho e deseja vingança contra o demônio por algum  motivo e enlouquece durante essa jornada. Se ele tivesse uma companheira forte como a Caska ele estaria sozinho ? Se ele tivesse a companhia e ajuda de alguém que ele ama ele enlouqueceria na jornada ? Ele teria o porque de lutar já que poderia se esconder ? Sim a personagem Caska foi reduzida após o estupro, o que é uma pena ela era forte, querida e determinada e foi humilhada de maneira terrível, após seu estupro enlouqueceu e se tornou uma figura que só está lá para ser salva e dar trabalho ao personagem principal.

Mas é o mesmo que o filme que citei a cima ? Não! O fato de ela ser reduzida agora só intensificou a ironia de que ela era muito forte antes, tão forte que ela não poderia ser usada na trama. Conte todos os momentos que ela liderou durante o mangá, todos os momentos em que ela tomou conta de todo o bando sozinha, matou homens fortes, conte todos esses momentos e o tempo em que ela foi humilhada. Ela foi humilhada por um capítulo e foi forte por 10 volumes, por que ? Para mostrar de forma irônica o quanto aquilo é um problema, por que Caska sempre se mostrou forte fisicamente mas não psicologicamente, ela não passou por tantos traumas quanto Gatts.

E sim a personagem que ela se tornou agora me irrita também, age feito um bebe e precisa ser salva o tempo inteiro mas se logo após várias personagens fortes foram introduzidas como Schierke , a prostituta da saga que está no anime atual e o ser mais poderoso do universo é a rainha dos elfos! Uma mulher! Ou seja embora tenha reduzido uma personagem feminina que até então era a única o autor acrescentou várias outras.

tumblr_n0owacpgIt1rtuqolo1_500.gif

Em resumo é uma cena sim que pode te chocar mas não acredito que esteja errado, não acredito que seja gratuita e sem propósito e não acredito que tenha reduzido a personagem. Caska é  uma das minhas personagens favoritas de Berserk , ela é forte, ela é líder e ela  trouce várias fãs femininas ao mangá. É uma personagem tão queria pelo público feminino que já vi várias mulheres pintando a pele de negro só para fazer o cosplay da Caska é um dos Cosplays que mais vejo relacionado a Berserk , é uma personagem que todos adoram e que é forte e que não é por causa do estupro que ela sofreu que foi reduzida.

Essa é minha opinião , talvez como homem eu tenha dito besteiras mas se for mulher comente, diga sua opinião, diga se é fã da Caska ou não, só não sejam infantis e fiquem xingando nos comentários como crianças, tenham postura e tenham argumentos, atacar o post  que eu citei não vai fazer a opinião de ninguém mudar e só fazer quem escreveu odiar mais os fãs do mangá, sejam compreensivos e tenham argumentos é o meu recadinho.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Paulo disse:

    Doce Vingança tem algo do primeiro Robocop, a impossibilidade da vingança compensar a violência sofrida pelo protagonista, mas esse é o grande mérito dos dois filmes, eles chocam e fazem pensar.Uma obra é boa ou não, ou funciona como um todo e faz pensar ou não.Mas não sentido pegar pedaços e julgar separadamente.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s