O que é Flanderização de um personagem ?

Antes de mais nada vou responder a pergunta do título desse poste .

O que é Flanderização  ?

Não se estranhe caso você leitor não conheça esse termo , afinal é novo , além de ser pouco utilizado no Brasil . Encontrei esse termo sendo usado em fóruns e blogs em espanhol e Inglês mas muito pouco em blogs brasileiros  é exatamente por isso que iniciei esse poste.

O que é Flanderização ?

Flanderização é um conceito que resume um tipo de personagem ,(Normalmente em séries de longa duração) que perde grande parte de suas características para ampliar um traço de sua personalidade em geral. Normalmente a característica escolhida vira a unica definição presente no personagem e todas as outras são ocultadas ou excluídas.Uma boa definição de um personagem Flanderizado está na imagem a baixo.

sitcom_char_8984.jpg

Flanderização de um personagem é mais comum em séries ou animações americanas.Nos estados unidos é comum mais de um roteirista , mais de um diretor , mexer em uma série de sucesso. Nesse mexer , com o intuito de explorar o sucesso de seu personagem , escolhe a característica mais marcante e de fácil compreensão do mesmo e explora ao máximo , muitas vezes simplesmente ignorando o resto dos traços da personalidade que antes possuía. Esse tipo de mudança é , muitas vezes , comum e se dá pela vontade de vender determinado produto , afinal um personagem unidimencional é de mais fácil aceitação do que um tridimencional , e na mente dos grande empresários essa é a melhor maneira de se vender um produto.

Essa mudança pode acontecer com o passar dos anos , influenciada pela saída do criador da séria ou o sucesso que ela pode gerar , muitas vezes usada como garantia de que a série continuara do mesmo nível , embora na maioria dos casos a série decai.

now_and_then_spongebob_by_gojirafan1994-d8yfvjf.png

(Exemplo de série flanderizada com o passar dos anos)

Muitas das vezes a flanderização pode gerar  ao invés de redução de características em um personagem , ampliação de características que antes não existiam , podendo melhorar o personagem ou simplesmente distorcer completamente sua imagem. Esse tipo de flanderização pode acontecer , da mesma maneira , caso uma mudança de diretor e escritor aconteça ou simplesmente caso o escritor esqueça completamente das características do próprio personagem e tenha que cria-lo do zero.

Mas ainda existe o ponto de vista positivo , em que o escritor teve diferentes novas idéias que não poderiam ser vistas e lembradas , caso não fossem usadas em outros personagens , o que obriga o escritor a coloca-lo em alguma figura famosa com o intuito de fazer o publico pensar sobre esses conceitos.

45ffcc_3217993.gif

(Exemplo de série que muda de características com o passar dos anos)

No caso da série Simpsons, varias das características são alteradas para atualizar os conceitos atuais que a série leva , tornando o humor sempre identificável e fazendo as críticas sociais continuarem valendo sem se perderem. Simpsons é um exemplo de uma série Flanderizada que consegue se manter atual em boa parte das vezes e fazer  do que antes erá um defeito da flanderização , uma qualidade.

De onde surgiu esse conceito ?

È difícil saber onde se originou mas á quem diga que foi do personagem Ned Flanders da série Simpsons.simpsons_biblia.jpg

Um personagem que surgiu na série como um vizinho alegre , educado , religioso e perfeito  , que causa muita raiva em Homer por ser um personagem considerado perfeitinho de mais , virando uma das principais piadas da série.

Hoje a característica de religioso foi ampliada , virando um obsessivo por religião a ponto de ficar gravando diversas fitas só para procurar palavrões em programas de tv e poder criticar depois.  A característica de bom vizinho sumiu quase que completamente , se tornando uma vítima de Homer que rouba diversos objetos seus e o trata mal tanto santo dia , mesmo assim Ned continua sorrindo e aceitando tudo numa boa . Isso não é ser um bom vizinho , isso é ser um retardado!

Flanders é um bom exemplo de personagem que mudou completamente com o passar do tempo , não só por perder algumas de suas características básicas , como se transformar uma figura que representa algo completamente diferente do que representava antes.Ned.jpg

Exemplo de Flanderização

Grande parte das vezes , flanderização é um defeito que pode acontecer com qualquer série que fique mais tempo no ar do que o normal . O que fazer para esse fenômeno ser evitado ? Entende-lo é o primeiro passo. Vou explicar com um pequeno exemplo.

Suponhamos que você queira criar um personagem aleatório.hqdefault (1).jpg

Vamos dar o nome para esse personagem. Que tal ?… Matheus.

Matheus é super alegre , se paixona fácil , tem medo de aranhas , é um trabalhador dedicado , ama seus amigos e gosta de brincar aos tempos livres com seu irmão.

Agora , digamos que a característica mais engraçada de Matheus é se apaixonar fácil.hqdefault (2).jpg

O que as pessoas mais curtem é ver Matheus se apaixonando e se ferrando logo em seguida. Então eu como criador da sério que quero dar aos fans o que eles querem ( E ganhar dinheiro por cima disso ) mostrarei em todos os momentos Matheus se apaixonando e se ferrando , afinal isso é engraçado. Ele já não brinca com seu irmão , não é mais tão alegre ,  não mostro mais ele no trabalho  e  , tudo isso por que todos os momentos que ele aparece estará apaixonado por alguém.

Agora daremos um exemplo de uma imagem que é distorcida.

Matheus deixa de se apaixonar fácil por mulheres e descobre-se , mais tarde , que Matheus é um tarado obsessivo . Matheus gosta de espiar mulheres nuas , gosta de toca-las quando não é apropriado e gosta de flertar o tempo todo com mais de uma mulher.

Viram o que acabou de acontecer ? A imagem de Matheus mudou completamente.

mqdefault.jpg

Antes o que erá um pequeno traço desse personagem  virou sua característica principal . Antes o que erá uma pequena piada com o personagem se tornou algo sério. Matheus agora é visto com outros olhos e os fans que antes se identificavam com o personagem se sentem ofendidos. Esse é o principal problema da flanderização , estraga muito dos bons personagens.

Flanderização em animes

Em animes  a flanderização pode até não ser tão recorrente como em séries americanas , já que as obras podem ter influencia do criador original em boa parte do tempo , mesmo assim ainda sim existem casos . “Renovar ou morrer” essa frase resume muito os problemas que várias séries enfrentam hoje em dia. Estamos lotados de séries que fazem sucesso e por serem de fácil ganha pão , insistem em durar muito mais tempo do que o necessário , por isso uma série que não se renova , depois de mais de 10 anos de transmissão , tem alto risco de sofrer com esse fenômeno.steamworkshop_webupload_previewfile_332969030_preview.jpg

(Jojo’s Bizarre Adventure , um exemplo de série de longa duração que se renova constantemente )

Muitas das séries , mesmo que bem escritas , sofrem com esse problema mas nos animes é um pouco diferente. Não acontece por causa da mudança do criador da série , nem para se adaptar aos novos tempos , muitas vezes ocorre por causa do excesso de personagens.comunidad_1-1.jpg

Bleach é um exemplo de série que possui um número alto de personagens , o que torna difícil dar aprofundamento a todos eles , em consequência , qualquer personagem que já foi aprofundado em algum momento em seguida se torna-rá automaticamente flanderizado.

No caso de Bleach nem todos os personagens podem ser mostrados  por que isso tornaria a história cada vez mais lenta . Mas e no caso de termos um alto número de personagens e querermos utiliza-los a todo momento ?free-sanji-one-piece_151057.jpg

Em One Piece existe uma quantidade enorme de personagens principais , e por ficarem sempre juntos o autor tenta explora-los a todo momento. O único problema é que a quantidade é tão grande que fica difícil explora-los por completo , por que isso deixaria a história bastante lenta , gastaria tempo de mais mostrando o que cada membro da tripulação está fazendo e pouco tempo para a luta principal , por isso todos os personagens acabam flanderizados.

O exemplo mais notável é o personagem Sanji , que antes erá brigão , educado e com grandes objetivos , além de meio tarado . Agora Sanji se torna um completo tarado e todos os outros traços de personalidade que foram mostrados antes de seu arco na história são ignorados quando se torna um tripulante.

 

3629.jpg

Seiya  é outro exemplo desse fenômeno mas é bem pior . Começou como um personagem com um objetivo , possuía um pequeno traço de personalidade mas tudo isso é esquecido depois já que sua única missão e objetivo se torna salvar Athena. Nesse caso a história e características do personagem se tornam apenas enfeito , já que não possuem relação com a história e serão esquecidas em seguida . Mesmo que tente trabalhar esses conceitos mais para frente no momento que se ignora os traços do personagem ele já se torna flanderizado.

Em outros casos o personagem só se torna flanderizado por que seus objetivos e funções na história já foram terminadas , para a história conseguir seguir em frente sem interrupções ou esse personagem deve desaparecer ou deve ser mostrado de forma flanderizada . Um exemplo disso é Rock lee que deixou de ter grandes objetivos , grandes lutas e grandes momentos na série Naruto. Isso acorreu por que o autor optou por seguir sua história em frente focando nos personagens principais ,  ignorando boa parte dos já usados anteriormente.Agora o personagem só aparece como animado e esforçado , como forma de piada , sua dedicação e lagrimas foram esquecidas , virando uma figura de humor flanderizada.4456235-rock_lee_shippuden.jpg

 

Agora o pior dos casos!!!

 

GohanSuperSaiyanIINV.png

Dragon Ball tem todos as regras de série flanderizada. Tem muitos personagens , longo tempo de duração e foca muitas vezes somente na história principal , deixando muitos personagens de lado . Mas não é pra menos , é uma série com muita coisa ! Tem robôs , Aliens, dinossauros , viagens no tempo , demônios e muitas outras coisas…

O grande problema é que esses personagens são mostrados ao mesmo tempo o que torna uma imagem de diversos personagens juntos que não terão relevância alguma já que a história será limitada a Goku e Vegeta .

Dragon ball é cheio de personagens que foram flanderizados mas vou falar do pior caso desses , o personagem Gohan.

 

3779877-6973392383-mysti.png

Gohan durante a fase Z de Dragon Ball teve um arco inteiro destinado a construção de sua personalidade , a saga do Cell. Nessa saga Gohan seria definido como personagem principal após a morte de Goku ou como seu principal herdeiro , tornando se assim o homem mais forte da terra no final desse arco . Erá um garoto inseguro , que precisa estudar muito todos os dias , gostava de evitar combates , tinha um bom coração .

De todas as características que citei a pouco apenas estudar permaneceu . O personagem não tem mais aquela insegurança , não tem o dilema de não gostar de combates e não tem mais características de ser um herdeiro de Goku. O personagem cresceu e se tornou um completamente diferente , perdendo a cada luta que aparece. O personagem se reduziu tanto que pode até mesmo ser considerado um figurante , sendo que antes erá um dos personagens principais.

dragon-ball-super-goku-and-vegeta.jpg

Esse é um dos vários motivos dessa série estar decaindo , o uso mal aproveitado dos personagens. Mas Toriyama sempre teve esse problema , agora a série só girará em torno de Goku e Vegeta.

Exemplo de como evitar isso

Fullmetal Alchemist!4ab6180e72a76b0a7267a8fbbf2748cb.jpg

Uma série com um número alto de personagens mas a maioria deles é bem aproveitado , influenciando a trama e não caindo no esteriótipo. Eduard por exemplo mesmo tendo sua piadinha de ficar irritado quando alguém o chama de  baixinho ainda  não tem como essa piada sua característica principal. Os personagens não se perdem e nem ficam limitados a alguma característica. Pode até não ser uma das séries  mais longas já feitas mas é bem grandinha.

Para finalizar

 

Pode ser que flanderização seja um problema recorrente em diversas séries  mas é bem compreensiva , já que é impossível lidar com um número alto de personagens ou com mudanças de escritores sem perder um traço de sua base.

 

E você ? O que achou desse poste ? Concorda com esse conceito  ? Acha que é ultrapassado ? Comente no poste e até a próxima O_-

12 comentários Adicione o seu

  1. Jussara Gonzo disse:

    Bem interessante – eu não lembro muito bem do Flanders no começo dos Simpsons (eu era muito criança), mas desde onde eu lembro o elemento religião sempre foi forte.
    Curiosamente, no filme dos Simpsons eu achei o Flanders um personagem legal pela primeira vez. Talvez eles recuperaram um pouco o lado bom do Flanders sem que ele fosse. necessariamente, um maníaco religioso

    Curtir

  2. Gabriel Araujo disse:

    Gostei de grande parte do poste, mas acho que você se precipitou em um ponto, antes de qualquer coisa quero dizer que já assisti e finalizei todas as séries mencionadas acima. No caso de Vinsmoke Sanji de One Piece, o quê acontece na verdade é uma “mudança de vida”, ele sai da limitação de diversidade de um restaurante maritimo para conhecer o mundo a fora, onde obviamente alguem romantico e tarado se “soltaria” mais. No poste você diz: “antes erá brigão , educado e com grandes objetivos , além de meio tarado . Agora Sanji se torna um completo tarado e todos os outros traços de personalidade que foram mostrados antes de seu arco na história são ignorados quando se torna um tripulante.” Isso é na verdade UM COMPLETO EQUIVOCO. Conheço e teorizo a respeito desse mangá e posso te provar facilmente que essa afirmação está incorreta.

    * Sanji já era muito tarado desde o inicio, obviamente ele era mais discreto já que tinha acabado de entrar na tripulação e ainda era pouco intimo dos tripulantes. Algumas das provas de que ele era tarado já no inicio são:
    – A quantidade de mulheres que ele se relaciona em Weskley Peak.
    – Sua relação com Nami desde o inicio que para o padrão japones é de um pevertido.

    * Sanji é romantico até hoje:
    – Salva Nami de Absalom em Thriller Bark.
    – Salva Tashigi de Vergo dizendo, que “ouviu” a lagrima de uma dama a kms dali.

    * Sanji continua tendo grandes objetivos:
    – Nunca disse nada q desistiu do All Blue. Não é da personalidade dele ficar falando toda hora de seu sonho.
    – Disse contra Bartholomeu Kuma que se tornaria um dos maiores problemas do Governo Mundial.

    Acho que isso como prova está mais do que suficiente, mas de resto o seu poste ficou bom, e eu pude ver mais a respeito da flanderização. Obrigado!

    Curtir

    1. Realmente falar sobre One Piece sempre foi algo muito complexo para mim, por que assim como falar de horá de aventura , tem muitos pequenos detalhes que parecem simples mas o autor da grande profundidade. Quanto eu ter cometido esse pequeno erro citando o Sanje , existem momentos em que ele é sim mostrado de forma mais simples , nem todo momento vemos ele brigando ou falando sobre seu sonho mas vemos sempre cantando garotas. Por que é uma característica mais simples de ser mostrada e não necessariamente um defeito, tanto que foi uma citação bem breve.Como disse é a grande quantidade de personagens que dificulta mostrar mais sobre o Sanji. Mas gostei de seus argumentos XD

      Curtir

  3. Gabriel Araujo disse:

    Realmente, falar sobre One Piece é uma tarefa muito dificil… Eu te entendo =D
    O texto ficou ótimo! Quanto a Flanderização e o dinheiro que rola por trás disso, é uma pena para nós fãs, o poste me abriu um leque de pensamentos muito produtivo. Mais uma vez obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Folha disse:

    “Ele já não brinca com seu irmão , não é mais tão alegre , não mostro mais ele no trabalho e nem brinca mais com seu irmão , tudo isso por que todos os momentos que ele aparece estará apaixonado por alguém.”

    Voce repete a parte de brincar com o irmão.
    Ps:belo texto

    Curtir

  5. Nasca disse:

    A flanderizaçao é algo relativo, visto que nem todas as animações são feitas para o entretenimento, e sim para a venda, logo para continuar o marketing desses “produtos” eles têm que se aperfeiçoar ao “mercado consumidor”. Como em tudo, a flanderizaçao tem dois aspectos, tendo em vista que muitas das animações a serem exibidas são iniciadas com o propósito de diversão e podem se torna apenas marketing, assim os personagens perdem diversas de suas características para dar foco apenas a uma, logo que é essa característica que rende exibição a ela. Mas ela pode ser marcada como uma iniciação de uma nova fase ou de uma evolução, já que com o tempo os personagens de desenhos ou animes tendem a envelhecer e se tornarem adultos e com isso vem à maturidade e a experiência, mancando um ponto crucial para um reinício da serie (após o hiato), mantendo a mesma qualidade de quando iniciou a sua exibição, podendo ser observada nos Simpson, que para manter o humor e a critica nos episódios foi preciso essa mudança em certos personagens. Tendo em vista isso, o pouco tempo de exploração de cada personagem pode levar a essa característica de cada serie, mas não se engane, pois mesmo dando foco apenas em uma característica e possível perceber as outras sempre presentes, ou seja, não é uma flanderizaçao e sim foco a alguns aspectos em pouco tempo de exibição de certo personagem, como visto em Sanji de One Piece.

    Curtir

  6. dg10 disse:

    Acho que a questão de One Piece é realmente mais complexo que isso. O que ocorre seria mais uma flanderização “oscilatória”. Como o mangá opta pela renovação por meio de mudança de locais e introdução de personagem, para trabalhar com todos os personagens, a história fica realmente gigantesca e lenta, tanto que só estamos descobrindo a história (inteira) do Sanji agr, depois de quase 800 capítulos que ele apareceu, e enquanto se trabalhava com os outros personagens/histórias, os demais personagens (como o Sanji) ficam mais “flanderizados”, ou quase como que em standby, com suas características diminuídas apenas (já que como até falaram nos outros comentários, o Sanji nunca deixou de ter a educação/cavalheirismo de sempre, nem nunca desistiu de cozinhar, ver o all blue, etc), até terem sua história continuada com suas características “a todo vapor”.
    Já quanto a fullmetal alchemist, além de ser um mangá relativamente curto, os personagens do lado “mal” principalmente, tenderam a morrer ou ter suas histórias resolvidas ao longo da série, não tendo “tempo” para flanderizar. Já os demais, só apareciam quando realmente eram necessários, não se trazendo a tona com tanta frequência, também não chegando a flanderizar, já que eles funcionavam bem em standby: a galera do exército e de Xing tinham seus trabalhos, e só realmente apareciam quando iam fazer ou descobrir algo relevante, o que funciona já que fullmetal tem apenas um plot principal. Além disso, esse plot principal estava totalmente envolvido com a história dos principais (a relação dos homúnculos com a “vida/verdade”, com a pedra filosofal e a “porta”, e por sua vez com os membros perdidos de Ed e Al), de forma que não tinha como flanderizar eles porque as histórias e características deles estavam sempre de alguma forma em relação com o que acontecia.

    Curtir

  7. Gostei do texto, mas discordo de alguns pontos. Acho que o Flanders não foi flanderizado, deveriam inventar outro termo, talvez “achatado”, significando simplificação e chatice ao mesmo tempo. Mas o que me incomodou mais é a crítica ao Gohan. Primeiro que ele nunca foi um grande personagem. Era só uma criança tímida, estudiosa e pacífica. Era inevitável ele mudar ao virar adulto! Mesmo assim ele se manteve tão igual quanto possível, alcançando grande poder quando fica com raiva, e no resto do tempo estudando e virando um cientista na saga Boo.

    Curtir

  8. Ricardo Black disse:

    A palavra “retardado” no sentido popular é utilizada para ofender, para alcunhar alguém como idiota e imbecil. Outros sinônimos: estúpidos, babaca, atrasado, otário, ignorante, nulo. O uso da palavra é sempre pejorativo e com a intenção de ofender. A palavra “retardado” é ligada a uma concepção médica antiga, ultrapassada e incompatível com o atual estágio acerca dos conhecimentos científicos sobre as deficiências intelectuais.

    Curtir

  9. Ricardo Black disse:

    Fiquei com a impressão de que o termo “flanderização” é mais uma gíria no meio dos fãs de produtos da cultura de massa do que um conceito dos estudiosos da comunicação. E a forma como o texto é desenvolvido me lembrou mais uma redação de um adolescente tentando defender seu objeto de apego do que uma hipótese com potencial pra virar uma tese. Não sei também se existe algum interesse em uma discussão mais profunda e edificante ou só gerar um tópico de conversas, como eu disse, para quem é fã. Sinto falta de algo mais embasado em uma boa teoria pra eu ler ao mesmo tempo que encontro dificuldade pra encontrar. Essa é um tipo de elocubração que eu apreciaria 😊

    Curtir

Deixe um comentário