Top 10 Dublagens Brasileiras de animes perdidas parte 1

Vivemos em uma época em que compartilhar nunca foi tão fácil, em somente uma transmissão na televisão já temos uma versão gravada de um programa inteiro na internet. Graças a essa facilidade que a internet propõe, usuários do mundo todo tem distribuído seus programas favoritos por ela, ou seja um programa transmitido na TV quando é mandado para a internet se torna um tipo de DVD e pode ser reassistido quando quiser pelos usuários e compartilhado pelos amigos, isso fez com que todos os nossos filmes, séries e animes que foram transmitidas no passado possam ser assistidas pela juventude de hoje, assim como os mais velhos que buscam por nostalgia, ou aqueles que perderam os programas na época. Não só gravações de Tv como DVDs e VHS, usuários compartilham suas cópias e dessa maneira compartilham com todos no mundo, graças a isso várias séries de animes transmitidas aqui no Brasil estão completas e com fácil acesso pela rede, podendo ser assistidas pelo público que quiser já que usuários bondosos as compartilharam. Que momento lindo todo anime que já passou no Brasil pode ser assistido pelos usuários correto ? Não é bem assim…

Pode ser que nos tempos de hoje esse compartilhamento de informações seja simples e fácil mas nem sempre foi assim, ouve uma época que nem todos haviam uma internet para compartilhar seus programas, nem todos tinham um  gravador no vídeo cassete; se um programa fosse transmitido uma vez na TV e você não tivesse gravado já era, perdeu a chance, nunca mais você veria novamente; essa era a lógica dos anos 80 e 90. Mesmo com as gravações dos VHS, com o passar dos anos eles começaram a estragar e foram vítimas do tempo, logo foram esquecidos pela chegada dos DVDs e vários dos conteúdos contidos nos VHS se tornaram material perdido e existe muito material nessa época principalmente em relação a animes.

Claro, alguns trechos e gravações que foram salvas, mesmo assim não é um trabalho fácil e muito desse material foi simplesmente desaparecido da face da terra, pelo menos por enquanto. A proposta desse post é falar com você Otaku! Isso mesmo! Você que tem esse material perdido, você que tem guardado e ainda não pensou em compartilhar seu material! Meu objetivo com esse post não é somente apresentar sobre as Dublagens perdidas e  sim fazer com que quem tenha esse tipo de material tenha atitude e procure, porque Dublagem é algo importante por incrível que pareça, muitas crianças perderam a experiencia de ver esse tipo de anime por serem novas de mais para poder ler legendas, a maioria dos animes citados é infantil e possuí uma excelente Dublagem , merece ser vista por mais pessoas.O objetivo é fazer com que nós Otakus tomemos atitude e não deixemos que esse material fique perdido para sempre.

Em resumo se você tiver uma cópia desses gravado ou conhece um amigo que tenha, tem interesse em ajudar, até mesmo não sabia que esse material está perdido e é valioso, lembre-se de tomar alguma atitude, muitas pessoas tem curiosidade de conferir e um imenso interesse  nostalgico de reassistir. Em outras palavras “Temos que pegar!” não devemos nos limitar a apenas caçar Pokemons não é ? Esse é  um top 10 com as mais incríveis dublagens de animes que hoje em dia estão perdidas! Preparem-se pra muita nostalgia!

1-  Os Cavaleiros de Mon Colle

Mon.jpeg

Um incrível anime transmitido pela Fox Kids, muito material perdido veio desse canal. O que ? Não sabe o que é Fox Kids ? Era só um dos melhores canais infantis em relação a animes que foi transmitido nos anos 90, futuramente se tornaria Jetix e depois Disney XD mas isso é história pra outro post.

Os Cavaleiros de Mon Colle no Brasil ou  Six Gates far  Away Mon Colle  Knight ( Em inglês por algum motivo só Mon Colle Knight) era um dos animes mais clássicos do canal Fox Kids e um dos que mais marcou minha infância, ninguém que conheço se lembra dele e com razão já que apenas 2 episódios estão na net com dublagem e nem legenda o anime tem,uma pena mesmo pois era um anime incrível. Lembro que quando eu era criança assistia o tempo todo no Fox Kids já que reprisava sempre, um anime incrível com piadas muito engraçadas, uma animação bem colorida pra época, um período que não existiam tantos animes com pegada moe, e um estilo que misturava Yugi-oh(Antes da febre de Yugi-oh) e Pokemon.

Sobre o que era esse anime ? Trata-se de uma versão animada de um jogo de cartas, com monstros , catacumbas, dragões, cartas. Duas crianças viajavam nesse mundo com ajuda de um cientista atrás de algumas cartas de monstro, era um humor simples e infantil mas era bem engraçado e tinha um dos vilões mais afeminado e engraçado de todos os tempos! A dublagem era uma das poucas, tirando YuYu Hakusho e Digimon, nessa época que foi realizada por uma equipe no Rio de Janeiro, que é excelente! O estúdio do Rio de Janeiro costuma ser mais caro e por isso menos usado em animes por isso mesmo poucos animes com essa qualidade de dublagem são encontrados mas essa realmente valeria a pena ser vista, tem ótima adaptação, as piadas caem como uma luva nessa Dublagem carioca e o cientista dublado por Guilherme Briggs está incrível!

Infelizmente somente dois episódios dessa incrível dublagem foram encontrados e se você não viveu nessa época ou não tinha Fox Kids pode conferir esses dois episódios para matar a curiosidade ou ter nostalgia. Infelizmente  só isso relacionado a essa franquia foi achado até agora, seria  bom se futuramente disponibilizassem mais episódios, afinal Guilherme Briggs está incrível! Aqui  apenas um desses episódios que foi disponibilizado no youtube, já citei que Guilherme Briggs está incrível ?

O primeiro episódio pode ser encontrado no site Animeq.

2- Super Pig

ScreenShot038.jpg

Voltando a Fox Kids, imagine um anime Mahou Shoujo sobre uma garotinha ao estilo Sailor Moon ou Sakura Card Captors só que é uma super heroína que se transforma em um porco! Não estou falando de uma fantasia de porco ou algo parecido, ela literalmente se transformava em um porco! Foi um dos animes mais estranhos e geniais que eu vi em minha infância  é tão maluco e estranho que não tinha criança queria ver.O mais estranho é que ela tinha como ajudante um Pickachuzinho de óculos! Alguns garotos viam Sailor Mon, outros Sakura e eu via esse estranho anime de uma garota que se transformava em um super porco.

O melhor desse anime é que, diferente da maioria dessa lista, muitos dos episódios perdidos estão disponíveis para assistir, de 51 episódios que foram disponíveis 32 estão online. De qualquer maneira era um anime muito engraçado e divertido, seria legal encontrar o restante dos episódios dessa série porque assistir um anime incompleto nunca é legal.

Um mahou Shoujo sobre uma garota que vira um porco, acho que as crianças de hoje mereciam assistir até o fim…

3- Dragon Ball (Versão Gota Mágica)

Todos conhecemos a dublagem de Dragon Ball feita pela Alamo correto ? Aquela em que Goku tinha a voz do Naruto( Ursula Bezerra) e todo o elenco do Dragon Ball Z estava presente, fazendo parecer que as dublagens foram muito bem planejadas. O que  poucos sabem é que antes de Dragon Ball ser Dublado pela Alamo e passar na Globo,  foi transmitido pelo SBT e dublado em um estúdio diferente, com vozes bem diferentes. Dragon Ball foi dublado por um estúdio muito conhecido na época da manchete, Gota Mágica.

dragon_ball.jpg

Diferente do que muitos pensam o anime não vinha sem censura, a mesma censura da versão da Alamo viria nessa também , o grande diferencial é que a voz de todos os personagens era bem diferente e até mesmo a abertura tinha outra versão, uma que é considerada muito melhor do que a versão da Alamo a clássica “Vamos desvendar as esferas do Dragão!” até mesmo a voz de Goku nessa versão é considerada melhor do que a versão Alamo pelos fãs por ser … Menos irritante, se bem que Ursula Bezerra (Dubladora do Goku e Naruto) sabe mesmo fazer personagens irritantes. Mesmo a dublagem sendo considerada superior em relação com a que temos agora poucos episódios foram achados, alguns trechos de episódios estão no Youtube e é claro a clássica abertura!

Por mais que a dublagem fosse boa logo o anime deixou de ser exibido pelo SBT e parou no arco do Tao Pai Pai depois simplesmente foi cancelado. Alguns anos depois Dragon Ball Z simplesmente estreou e todos que assistiram Dragon Ball clássico ficaram sem entender absolutamente nada já que o salto no tempo foi muito drástico, pulando logo pra nosso protagonista crescido e muitos aliados que ainda não haviam aparecido.Não é a primeira vez que um anime de Gota mágica é redublado pela Alamo, o mesmo aconteceu com Cavaleiros do Zodiaco , Gota mágica foi um estúdio de dublagem que faliu naquele tempo assim como Alamo faliu nos dias de hoje.

Poucas gravações dessa incrível dublagem foram encontradas mas você pode conferir trechos pelo Youtube.

O engraçado mesmo era o Goku com voz de homem (risos)

 

4 – Oban Star Racers

Oban-Star-Racers.jpg

Esse é um caso curioso já que o anime passou no Jetix e ficou disponível a pouco tempo no net Now, mas logo desapareceu do catálogo. Outro fato curioso é que não deve ser considerado 100% um anime já que foi produzido em boa parte por uma equipe francesa. A dublagem desse anime está toda desaparecida e por enquanto não existe nenhum episódio ainda na internet, assim como Cavaleiros de Mon Colle a dublagem está excelente e vale a pena ser conferida, uma pena ter durado tão pouco tempo no catálogo do Now e ninguém ter gravado ainda.

Falemos um pouco sobre o anime, um CG excelente misturado com animações 2D (Mil vezes superior ao anime atual de Berserk) uma excelente dublagem realizada também pelo Rio de Janeiro e  uma história incrível com homenagens a diversos animes de nave dos anos 70 e 90, assim como uma personagem feminina forte que protagoniza a história. Uma pena sua dublagem não estar fácil de se encontrar, para compensar existe uma versão legendada desse anime.

5-Flint o detetive do tempo

flint-o-detetive-do-tempo_t24698_jpg_290x478_upscale_q90.jpg

Outro clássico anime que foi transmitido na desaparecida Fox Kids Brasil, um anime divertido, infantil e engraçado. Somente um trecho do episódio 1 e um pouco de outro episódio foi salvo pela internet e pode ser visto pelo Youtube.

Embora o anime tivesse uma dublagem regular foi um bom anime que merecia mais episódios dublados. Quem sabe futuramente consigam encontrar mais episódios dessa série cômica, e assim mostrar pra essa geração um pouco desses antigos animes. Por que só um episódio ? Devem existir mais fitas por ai.

Esse foi o final da parte 1 desse post, se conhece mais algum anime perdido ou tem alguma fita perdida  comente a baixo, isso pode ajudar muito nessa parte 2 e quem sabe fazer algum desses animes não ficarem mais perdidos.

Se possível compartilhem esse post, não é algo que digo muito em minhas outras postagens mas é uma forma interessante de mais pessoas conhecerem esse anime e, quem sabe, encontrar pessoas que conheçam esse material para que saibam o quanto é valioso e compartilhem novos episódios dessas séries. Sei que quando a internet se junta pode conseguir qualquer coisa e muito material perdido já foi encontrado com esse tipo de trabalho em equipe na internet. Até a parte 2…

 

 

 

 

 

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. tem Bakusō Kyōdai Let’s & Go! que so tem um trecho de um ep aleatorio no youtube,auto pista,

    Curtir

  2. Fabio disse:

    E Cowboy Bebop dublado? Já procurei em todo canto e não achei

    Curtir

    1. Cowboy Bebop só foi dublado o filme , você pode encontra-lo facilmente no Youtube. A transmissão no Brasil foi feita pelo Locomotion e era legendado.

      Curtir

  3. Existe também o anime Honey Honey no Suteki na Bouken, exibido no SBT entre 1987 e 1989, com dublagem da MAGA. Há apenas um episódio completamente dublado na Internet, o episódio 18, e trechos do primeiro episódio que foram exibidos numa matéria do programa “Falando Francamente” no SBT, em 2002.

    Existem poucos episódios desse anime até mesmo em japonês. Até o momento, há somente 18 episódios, em outros idiomas. Podem ser vistos em uma playlist desse canal:

    https://www.youtube.com/channel/UCPJwCcKWAXFbofk7RgwOqGA

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s