Capitão America Guerra Civil – Crítica

Olá Otakus ou fãs da cultura nerd, sou Mikael Draco e hoje lhes trago mais uma crítica de um filme de super heróis. Parece que esse é um dos anos com maior quantidade e variedade de filme heróicos, tivemos Deadpool com seu humor pesado e violento, Batman vs Superman com seu…Quase nenhum humor e agora Capitão America Guerra Civil.Como será que esse filme ficou então ?  Vejamos…

Antes de começar a crítica vou deixar algo claro, não vou analisar tanto os pontos estéticos do filme, até por que é uma produção de alto orçamento é logicamente bem feito, vou focar mais na história, desenvolvimento de personagens e etc…

O texto será dividido em duas partes uma com spoilers, na qual comento sobre a ideia geral da trama e outra com spoiler comentando pontos importantes do roteiro.Então comecemos…

Sem Spoilers

maxresdefault (3).jpg

O que dizer sobre esse filme ? È o melhor filme da Marvel ?Bem…Não!È um filme ruim ?Não!!!Então o que dizer sobre esse filme ? È Marvel, continua sendo Marvel, como sempre os trailers entregam uma história super complexa e dramática mas no fim continua sendo um filme da Marvel, com piadinhas auto referentes, cenas de ação sem muito sangue porém divertidas, relação entre personagens e  péssimos vilões e ótimos heróis. Mas o estranho é que o filme não foi todo assim , isso é algo que me deixou feliz, existem momentos em que o filme consegue sim ser mais grave, lógico que não por muito tempo já que uma parcela grande do público é infantil mas consegue, esses momentos eu achei incrível e tive vontade  de ver durante o filme todo mas conhecendo o público provavelmente iriam tachar o filme por ser sério de mais, afinal o que as pessoas querem ao ver um filme de super heróis é se divertir, por isso filmes que exageram em seu lado sério como Batman vs  Superman acabam não saindo tão bem como o esperado, o público quer sair do cinema se sentindo bem e não se sentindo mal…

Um dos filmes da Marvel que eu mais gosto é Capitão America Soldado Invernal e em segundo lugar O Invrível Hulk. Por que ? Porque esses dois filmes  tem tons distintos do restante desse universo Marvel, O  Incrível Hulk fala sobre constantemente o drama pessoal do personagem principal, Capitão America 2 sobre a corrupção de um governo no qual o personagem principal sempre confiou.Capitão America 2 é meu favorito justamente por fazer diferença no universo Marvel, não é apenas uma história  isolada  com alguns easter eggs sobre o que vem no futuro do universo Marvel , é uma história tão importante que possuí impacto na série de TV, nos filmes e principalmente em Guerra Civil. Outro ponto interessante é a direção dos combates( Sei que disse que não comentária muito sobre isso) mas os Irmãos Russo são realmente impressionantes nesse quesito justamente por Capitão America 2 ser meu filme favorito da Marvel e por eu ser bastante fã dos irmãos Russo, no qual retornariam nesse filme, fiquei bastante curioso com qual seria o resultado.

Capitão-América-Guerra-Civil.jpg

Eu gostei bastante do resultado, afinal os irmãos Russo são excelentes diretores, tem um estilo próprio de desenvolvimento de personagens, trama e cenas de ação, a unica coisa que pode incomodar um pouco é aquela maldita câmera tremida, a ação está muito bem coreografada pra que tremer tanto ? Mas tirando isso as cenas são realmente bem criativa, falarei mais sobre elas na metade com Spoilers.

Quanto a trama tenho um probleminha, seria  mais em questão de tom…O tom inicial do filme não era pesado porém dava a sensação de seriedade e gravidade, mesmo que no fundo…Essa gravidade só ocorre depois de muito tempo de filme, em outras palavras o tom inicial do filme a partir da metade parece simplesmente mudar e do nada o filme se torna engraçado e divertido como todo filme da Marvel deve ser, isso me desagradou muito, por mais divertido que fosse a segunda metade (Sério o público do cinema delirou nessa parte) o tom que foi escolhido pelos diretores e pelos trailers não foi esse, mas entendo que o filme precisava, para atrair crianças e o público que assiste sem compromisso mas acho que essa segunda metade ainda sim  tem um tom que não combina muito com a pegada do filme, embora seja divertida. Já a metade final o filme muda de tom, chega a ser super sério mas…Pode parecer estranho mas encontrei mais problemas de roteiro e tom nesse filme que no próprio Batman vs Superman. A verdadeira motivação do conflito só é revelada ao final e como posso dizer… Não me convenceu muito e não tem muito a ver com  a proposta da história.Antes que me xinguem por que estou falando mal de uma coisa do filme só digo que realmente ouve uma mudança de plot rápida que mais parece um improviso do roteiro, não que estrague a experiencia, muito longe disso, nos entrega uma incrível cena de ação que o universo Marvel normalmente não proporcionaria, mesmo assim ainda sinto aquela sensação de que foi desnecessário.

Enxergando o filme mais como uma continuação de Capitão America 2 e menos como um Vingadores 2.5  acho que a experiencia se torna mais prazerosa. Assim como o terceiro filme do Homem de ferro o arco do personagem parece se encerrar nesse filme, as pontas em aberto do Soldado invernal são fechadas,  é quase como o final de uma trilogia, além de boa parte da trama ter foco no Capitão America e seu relacionamento, quanto a Buck…È um personagem que não me agradou muito nesse filme mas comentarei mais na metade com Spoilers. Em resumo é um ótimo filme da Marvel, não o melhor, é divertido,  sério e tem uma excelente mensagem sobre o que é ser um herói e sobre a consequência de seus atos, realmente deve ser assistido.

Spoilers

2115560.jpg-r_x_600-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

Agora comecemos com Spoilers, Capitão America morre !!!

Brincadeirinha, na verdade é como se morresse, muitos pontos desse filme lembram muito Batman vs Superman, mas como eu disse no post sobre Cyborg 009 vs Devilman são apenas situações comuns de crossovers e quem ganha é sempre quem aparece no título primeiro, ou da empate, nesse caso eu fico puto.A morte do capitão é algo ideológico.

Falemos da trama, uma coisa interessante sobre esse universo Marvel é as consequências que um filme da a outro, nesse filme parece que todas as consequências   do universo Marvel se condensam ao mesmo tempo. Temos uma grandiosa primeira metade sobre o Capitão America enfrentando ossos cruzados, no qual está muito bem representado e maneiro no filme, mas como todo bom vilão do universo Marvel ele rapidamente se explode e é simplesmente esquecido pela história.

 

O engraçado é que o motivo do tratado ser assinado e boa parte da confusão começar( Quem leu os quadrinhos já deve saber disso) acontece  pelo mesmo motivo de Batman vs Superman, consequências da batalha final. Engraçado o quanto o povo é hipócrita de culpar um super heróis que salvou milhares de vidas por ter esquecido de uma puta pedra que caiu em um garoto que tava parado lá, e as consequências das batalhas assim como Batman vs Superman e o povo tendo medo dessas figuras super poderosas, assim como Batman vs Superman são o principal foco do filme mas assim como Batman vs Superman o verdadeiro conflito não se da pelo conflito ideológico e sim por um plano elaborado pelo vilão que assim como Batman vs Superman planeja tudo dez do início.

O vilão é muito mal adaptado em relação aos quadrinhos, atá por que a Marvel parece odiar bons vilões, porém diferente de Lex Luthor no final se revela que ele possuí sim um motivação, mas é a mesma de Lex Luthor e Batman, eles podem ser uma ameaça já que familiares foram mortos na batalha final.Eu queria que entendessem que se a porra dos super heróis não lutassem morreria muito mais gente  !!! Não é culpa deles se durante o combate um cara acabasse morrendo, até por que tanto em Vingadores 1 quanto 2 mostrou que o principal foco durante o combate foi proteger os reféns e é o que mais fazem no climax. Imagina o que aconteceria se o Homem de ferro não tivesse parado o míssil  ? Não ia sobrar ninguém pra reclamar e foi o próprio governo que planejou isso.

E os personagens ? Bom o Pantera Negra ta incrível, combina completamente com o tom do filme, tem sua origem revelada, ótimas cenas de ação, importância direta com a trama, ou seja está muito bem. Quanto aos outros personagens, é incrível, cada um tem seu momento, uma cena de ação memorável, uma piadinha memorável, cada personagem foi muito bem planejado para um filme de apenas 2 horas e meia com tanta gente, principalmente na metade do longa que foca mais em comédia, interação dos personagens e etc…

Captain_America_Civil_War_poster.jpg

Já o homem aranha… Bom, é um garoto, achei que deveria ser uma garoto novo mas, ele… Não tem quase nenhuma importância para trama, apenas para a metade do filme, é divertido, engraçado e muito moleque. È o homem aranha mais moleque até agora e o mais nerd, eu adorei mas ainda está no começo, tem até um cara que cita que ele aparenta nunca ter entrado em uma briga antes, até por que segundo esse filme o homem aranha teve origem com os vingadores, se bem que nos quadrinhos não é bem assim. Mesmo assim está excelente, o CG pode incomodar um pouco mas o visual, as cenas de ação e principalmente as teias estão incríveis.

Voltando as cenas de ação a primeira e ultima metade elas são tensas, pesadas, da para sentir cada soco e cada dano. Já na segundo que é a mais divertida é tudo mais fantasioso, se leva menos a sério, tem menos consequências.Já no final tem uma luta brutal entre Capitão e Stark, é uma luta pesada, com sangue, envolvimento pessoal e que… Assim como Batman vs Superman o plano do vilão iria falhar se eles simplesmente parassem e conversassem por que tudo não passa de um mal entendido.

O embate final não foi por causa do acordo de Sokovia,até por que as lutas relacionadas a esse acordo são as menos levadas a sério durante o filme , os heróis lutam mas sempre se segurando para não ferir um ao outro, a interpretação do Homem de ferro está incrível. A lura final acontece por que o vilão bola um plano para os heróis se destruírem, através de  um mal entendido.Para quem reclamou de Batman vs Superman tomou na cara porque a rasão é a mesma, sem embate politico, sem embate de ideais, sem pontos de vista diferentes, a luta final inteira ocorre apenas por causa de um mal entendido e repetindo se parassem para conversar tudo, absolutamente tudo, poderia ser evitado!

Há! Esqueci de mencionar Buck, um completo babaca que não demonstra qualquer personalidade mesmo tendo deixado de ser controlado nesse filme, mesmo assim quando Tony Stark está prestes a mata-lo e ele pergunta”Você se lembra quando matou minha família?” e Buck mesmo não se lembrando por que foi alvo de lavagem cerebral responde “Lembro de todos que matei” se não fosse a babaquisse do soldado invernal todo esse conflito que custou a vida do nosso querido capitão poderia ser evitado! Se Buck calasse a boca e se Stark começasse a escutar, por que todo o lance do tratado é ignorado na batalha final.

O filme não é ruim , é divertido, tem seus momentos sérios mas eu esperava algo diferente de Batman vs Superman, conflitos ideológicos e não pessoais, menos gracinha e mais seriedade, mas é algo que não posso pedir, afinal Marvel tem sua fórmula sem risco, fugir dela pode resultar em algo semelhante a BvS então me contento com isso . O homem aranha está incrível, as batalhas também, mesmo com esses meus problemas é um filme que recomendo com certeza.

Há e outra coisa para finalizar o motivo para o possível fim do conflito também é o mesmo, Stark possuí um amigo que acabou de sofrer um acidente e precisa de ajuda, Rogers tem o soldado invernal, ou seja… Meu amigo também chama Buck!Isso ai gente…

Essa foi minha crítica com e sem spoilers, discorda de alguma coisa que escrevi ? Não precisa xingar , comente no Blog. Achou algum erro de português ? Comente também, afinal todo mundo erra né, e estou sempre disposto a ler os comentários.

Ps: Podem me xingar me odiar a vontade mas preferi Batman Vs Superman, por que a tonalidade do filme é constante e não muda tanto mas só opinião mesmo.

 

2 comentários Adicione o seu

  1. O Aviador disse:

    Ponto 1 – (agradecimentos) adorei sua interpretação, só li a com spoilers, pois, na verdade, gostaria de saber algumas posições sobre o tratado de Sokovia e o posicionamento de ambos os lados, mas também me ajudou a reparar pontos específicos que haviam passado por minha visão sem perceber.
    Ponto 2 – (críticas) Alguns errinhos foram publicados mesmo, por exemplo: dez do, quando o correto é desde o; rasão, quando o correto é com z e não s, “razão”; e atá, no sentido de dizer até, que é um erro comum, eu mesmo troco a por e muitas vezes no teclado.
    Gostei bastante, continue com o bom trabalho.

    Curtir

Deixe um comentário