O drama do mundo dos animes e mangás

Olá Otakus, sou Mikael Draco novamente com mais um post no blog, depois de tanto tempo em hiato, graças as diversas  reformas que andei fazendo neste blog, finalmente estou de volta e não pretendo dar uma pausa tão grande como fiz. Gostaria de abordar um tema recomendado pela Blogosfera Otaku, sobre momentos tristes ou até mesmo emocionantes que retiram até mesmo dos mais machos de nós homens lágrimas do rosto e apenas a animação japonesa consegue nos proporcionar. Mas antes de começar entremos em uma dúvida: Por que a animação japonesa tende a ser tão dramática ?

Por que a animação japonesa tende a ser tão dramática não erá pra ter só ação e diversão?

minha-lista-sumiu-3636031,230620151836.gif

Diferente da maioria dos “Otakus” que conheço, não fui fã de animes na minha infância, muito pelo contrário, só comecei a curtir de verdade quando fui ficando mais e mais adulto. O motivo disso poderia ser o fato de que os animes nunca tiveram uma pegada muito infantil, embora fossem protagonizados em sua maioria por crianças sempre tiveram um alto teor de violência, piadas de sexo, dramas, morte e entendo que por mais que tantos animes toquem nesse tipo de tema, que deveria ser curtido apenas por adultos, consigam trazer um público infantil, afinal uma coisa que muitos animes conseguem ter é uma linguagem mais simples, por isso são curtidos por adultos e entendidos por crianças.Sabe por que existe uma linguagem tão simples em animes de temas adultos ? Por que os temas podem até mesmo ser adultos mas o público é infantil.Deixe me explicar…

A cultura japonesa e oriental em geral é completamente diferente da nossa, sendo as pessoas, o modo de vida, escolaridade, economia e etc,etc, etc…E completamente diferente do Brasil( Talvez por causa da pena de morte) o japão é considerado um dos países mais seguros para se viver, alguns podem até dizer uma aquelas teorias malucas de que o governo esconde os atos de homicídio e arquiva como suicídio mas creio eu que vai muito além disso. É todo um valor cultural que é construído dez do nascimento de uma criança que faz com que ela seja cresça  acreditando que ser bandido é a maior vergonha que poderia acontecer com ela. Por um lado as crianças podem parecer ser disciplinadas mas por outro grande parte delas é obrigada a crescer mais rápido, se formar logo ,arranjar um emprego, não ser uma vergonha para toda a família e com esse crescer rápido boa parte da infância é perdida.A criança tem que enfrentar momentos de medo, terror e principalmente tristeza muito cedo, assim como aprender valores… Como todos sabemos a ficção reflete a realidade e influencia nela também ( Por  isso mesmo odeio essas novelas Brasileiras), com isso vem essa onda temática de animes, cheios de choros e personagens sangrando e quase morrendo mas nunca desistindo(Não façam isso na vida real crianças).

Essa é somente uma de minhas teorias, apenas teoria mesmo. Porém tem outro dado sobre esse tempo que li a uns anos atrás que parece fazer mais sentido além de ser bastante interessante. A um tempo atrás eu colecionava tankos do mangá Berserk, antes mesmo desse relançamento(Depois que foi relançado eu vendi tudo) e  por mais que fossem meio tankos e não tivessem a mesma qualidade da edição de hoje, existia umas coisinhas a mais e uma delas era umas 5 páginas só com discussões e mensagens dos fãs. Entre essas discussões tinha gente doida comparando Berserk com Shakespeare(Eu era uma delas, tenho essa mania de comparar tudo com Shakespeare ) , algumas tirinhas, umas fanfics de comédia , umas fotos do pessoal com tatuagem do Gatts e também umas tirinhas…O interessante é que um desses comentários erá de um homem comentando que no japão existe todo um contexto diferente para criação de livros e cinema. Enquanto no ocidente criamos filmes de terror, drama, ação e aventura as obras japonesas tendem a juntar elementos de todas elas juntas.

Mas Mikael, então por que mangás são divididos em gêneros ? Sim, alguns elementos são mais presentes em uns do que em outros, por exemplo, um mangá de comédia tende a ter sempre mais comédia, porém a maioria dos mangás de comédia que conhecemos e que fazem sucesso tem ação, conseguiram entender ? Basta relembrarem,  de todos os mangás que vocês leram sempre tem um momento de ação, um momento de comédia e principalmente um momento de drama certo ? Até mesmo mangás de suspense como Monster tem esse tipo de momento, mesmo que mal colocados.É isso que torna o mangá japonês tão interessante, sua diversidade de gênero.Não é que os mangás são dramáticos de mais e sim que eles tentam incluir  a maior diversidade de temas possível, por isso mesmo Naruto tende a mostrar a cena do balancinho toda santa horá.

O drama japonês é tão intenso!

Jojo-Tears-Polnareff.jpg

Para nós, fãs da animação japonesa pode até parecer algo normal mas para as pessoas que ainda estão longe desse mundo pode causar certa estranheza e com toda rasão, animes e mangás tendem a exagerar sim em alguns momentos. Vou contar outras historinha, tenho outra mania idiota de querer apresentar animes para quem não curte muito esse tipo de coisa e procurar um perfil de anime que se encaixe com o perfil da pessoa, afinal animes tem tanta variedade um deles a pessoa vai gostar(Segundo a minha lógica) uma dessas pessoas foi minha mãe.Ela não é muito fã do universo de anime e de mangá mas curte muito filmes de terror, portanto apresentei o anime Pet Shop of horrors e assistimos juntos, ela meio que curtiu o tema,  um pouco dos sustos mas não parava de comentar o quanto o drama erá forte de mais. Se você está assistindo uma história de terror a ultima coisa que você quer é rir ou chorar certo ?(Menos que assiste Atividade Paranormal, esses querem rir) mas o anime todo tenta te fazer chorar pelos personagens e enrola grande parte do tempo nisso, sendo que a intenção erá somente causar o medo.

Por mais que eu considere que a diversidade de temas seja uma qualidade das obras japonesas isso pode se tornar um defeito, afinal você perde grande parte do tempo que deveria estar construindo o terror ou a comédia para construir um drama, isso acaba por estragar a experiencia, afinal ou você perde tempo construindo um bom drama e desviando do foco da mensagem principal ou você faz isso de forma superficial, sempre acaba dando problema.

tumblr_m94wbiH8sI1qjlcmt (1).jpg

Mas ainda não respondi o porque desses momentos de drama serem tão intensos!Por exemplo, quando um personagem de anime chora não é um choro comum é “O” choro!Quando um personagem de anime morre é “O”! funeral! Eles choram tanto mais tanto mas não apenas em animes mais adultos como em animes infantis também, Pokemon que erá para ser um anime voltado para crianças é cheio desse tipo de momento, porque ?

Na verdade em animes tudo é exagerado, lutas são exageradas, comédia é sempre mais escrachada e até mesmo os personagens sempre falam gritando de forma exagerada, outro fator cultural. As peças teatrais japonesas não costumam querer mostrar a realidade e sim torna-la mais poética e mais bonita, por isso o mundo dos animes sempre parecer um conto grego e também o motivo da atuação de muitos atores japoneses parecer exagerada da mesma maneira, porque a intenção não é ser real e sim provocar sentimentos reais. É uma visão de arte completamente diferente da nossa visão ocidental, por isso esse país não  se importa de nos fazer chorar vendo uma obra de comédia , terror ou ecchi o importante é nos fazer desabrochar nossos sentimentos.

hqdefault (4).jpg

(Até mesmo Prision School um mangá de comédia e ecchi tem seus momentos de drama)

Isso é muito legal e por isso também que não assisto animes com temática de drama, por que já vi drama em One Piece, Naruto, Jojo e até em Hunter X Hunter, você pode assistir vários animes de drama com comédia e ação então para que se limitar ?

Você já chorou vendo algum anime ?

dansai_bunri_no_crime_edge-08-iwai-tears-crying-fear-bars-jail-prison-sheep_horns-cosplay.jpg

Sim, posso até tentar dar uma de machão mas já!Afinal já vi tantos, mais tantos  que é quase impossível não ter chorado com apenas um. Um dia farei um top 10 com os momentos que me fizeram chorar, muitos desses momentos vocês não vão se identificar até porque são pessoais meus mas  acho interessante mostrar meu ponto de vista sobre esse assunto.Um grande motivo de eu, assim como algumas pessoas não chorarem com facilidade com algum anime se da pelo exagero, as vezes os momentos são tão mais exagerados do que deveriam ser que as pessoas mais realistas acabam saindo do sentimento da obra, os momentos de drama que realmente funcionam são aqueles que saem com naturalidade e não são forçados pelo autor a serem colocados apenas porque a obra precisa desses elementos, por isso mesmo não é tão fácil para mim chorar com um anime…Mas ainda choro com a despedida de Naruto e Sasuke até hoje…

E você que leu esse post e gostou, tem alguma sugestão de um anime bem dramático que conseguiu te tirar uma lágrima ? Comente no Blog, quem sabe eu inclua em um futuro post.

 

 

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Realmente tem alguns animes que são bem tocantes a ponto de fazer os olhos suarem no momento de tal cena, mas já tem outros que é tão dramático que chega a ser enjoado kk
    Bem interessante seu texto!
    https://somaisumaleatorio.wordpress.com/

    Curtir

Deixe um comentário