Top 10 motivos para ler o mangá Pokemon Special

 

Olá leitor ! Bom, estive ausente de postagens por um tempo graças a umas tretas relacionadas a minha faculdade , por isso passeia acho que umas duas semanas sem postar algo novo… Bom agora que voltei irei apresentar um Top 10 especial e  não tem nada mais especial do que falar de Pokemon Special.

A ideia de fazer esse poste foi graças a dois grandes ocasiões recentes: O primeiro foi o aniversário de 20 anos do game Pokemon , no qual foram anunciados os novos games Pokemon Moon e Pokemon Sun . O outro ocasião foi o dia da mulher !!! Sim , o dia das poderosas mulheres. Mas você me pergunta ,  o que Pokemon tem a ver com o dia da mulher ? A resposta é , o mangá Shonen que eu considero que possuí maior número de personagens femininas legais é o Pokemon Special! Na verdade a maioria dos personagens principais são muito legais. Por esse e outros motivos que irei apontar nesse post  por que vale a pena dar uma olhada nesse mangá ,ai está o “Top 10 motivos para ler o mangá Pokemon Special”

1-Universo diferente do anime

Pode parecer estranho mas diferente de muitos não fui introduzido ao game de Pokemon pelo anime  .Eu até assistia quando era garoto mas… Nunca me conquistava. História rasa e repetitiva , personagens rasos e repetitivos , considerava legalzinho mas nunca parava para acompanhar , apenas via um episódio de vez em quando.  Na época eu preferia assistir Digimon no Fox Kids ( Era como se fosse a minha Manchete) o que eu me impressionei é que quando comecei a acompanhar o mangá todo o mundo e toda a mitologia de Pokemon que  conhecia mudou completamente, a ponto de finalmente criar vontade de correr atrás dos jogos e valeu a pena !

a2ae14bd4597fb528e561e19af6540a0.jpg

Mas o que o universo do mangá tem de diferente afinal ? Muita coisa. Já se perguntaram como os treinadores conseguem reconhecer cada Pokemon que está dentre da Pokebola e usa-los para a batalha ? Esse mangá responde , as Pokebolas são transparentes , isso é algo que não acontece no jogo mas foi uma sacada muito genial!

Chap35p14RedBlaine.png

Além disso esse universo parece ser mais bem trabalhado , líderes de Ginásio tem mais importância do   que apenas ficarem parados a espera de competidores , ser um mestre Pokemon é algo que nem todos buscam nem mesmo os principais , além de ser um universo mais escuro e realista , isso é incrível , mesmo sendo um adaptação dos jogos esse universo consegue ser bastante fiel e mesmo assim seguir seu próprio rumo. Os Pokemons nesse universo são bem maiores do que o anime , além de parecerem mais monstruosos , não são tão binitinhos e não ficam repetindo o próprio nome  , parecem realmente com animais  achei esses pequenos detalhes muito legais.

 

2- Um universo mais explorado

Pokemon_adventures_characters.png

O que faz tantas pessoas ficarem encantadas com obras como Harry Potter, Senhor dos Anéis ou One Piece ? Não apenas seus personagens e seu universo mas como o autor explora os personagens e o universo.

O universo do mangá não perde oportunidades de explorar diferentes rumos ,  mostrar uma mitologia mais bem executada mas não apenas uma exploração por exploração , todo momento que o universo é explorado a história avança um pouco mais. Tem enrolação ? Sim , mas a enrolação presente no mangá além de ajudar a se aproximar cada vez mais do caminho que o jogador leva nos jogos ainda é proposital e ajuda a nos mostrar como leitores o quanto esse universo é enorme. Uma jornada no anime por exemplo é tediosa e previsível , já no mangá é divertida e nos levas a cantos dos Pokemons que antes não aviamos visto.

Vemos lendas sobre Pokemons , vemos como Pokemons se reproduzem , vemos onde cada Pokemon vive , é uma jornada completa que nos deixa curiosos para sabe mais sobre a mitologia e mais sobre o lugar onde os protagonistas estão explorando.

safari-zone.png

3- História

A história é incrível! No inicio quando comecei a acompanhar o mangá pensei que seria apenas sobre se tornar um metre Pokemon , assim como o anime e assim como os jogos mas não , isso só é importante no início do mangá. As tramas são bem mais completas e exploram mais possibilidades diferentes dos jogos. Um exemplo é a segunda saga a chamada “Yellow ” no qual a trama gira em torno de descobrirmos o que aconteceu com o protagonista da saga anterior , algo inesperado para um mangá que deveria ser apenas sobre seguir lutando e viajando.

300px-Red_Frozen_Adventures.png

Em diversos momentos a história segue seu próprio rumo , mesmo sendo fiel aos jogos não se limita a seguir sempre pelo mesmo caminho  , o que nos da histórias originais e interessante como a saga Yellow , e vá por mim leitor as sagas originais do mangá são as mais bem escritas.

HhSCuQ7.jpg

 

Além disso tudo a história não se limita a ação e aventura , tendo momentos de drama , de comédia , bem característicos de mangá Shonens e muito bem executados.

 

4- Momentos emocionantes

Como dito anteriormente o mangá  possui momentos que nos fazem rir e chorar mas acrescentando agora também existem muitos momentos que nos fazem arrepiar.

Não quero dar muitos spoilers mas um dos momentos mais marcante para mim foi quando ocorreu um tornei com vários líderes de ginásio juntos , esse momento ficou marcado em minha leitura até hoje  arrepio com esse quadro.

500px-Pokemon-adventures-675190.jpg

Além desse tem vários outros que só não falo nesse post para não acabar com a experiencia mas vou dizer que quando é para fazer momentos marcantes com certeza o mangá consegue.

 

5- Uma história mais madura

Sei que muitas pessoas conheceram a série Pokemon no período de infância , com o anime que até hoje é voltado para um público menor. Vivem questionando de coisas como por que os Pokemons não morrem ou por que os personagens não crescem. Só vou dizer que o mangá é para um público mais diferente , o anime provavelmente para um público com 8 a 11 anos, já o mangá é para um público dos 11 para cima. È super adulto ? Não , mas também não é aquele exagero de infantilidade que é o anime. Existem vários momentos bem pesados e sérios no mangá, assim como existem momentos mais leves e infantis só que a história não é 100 % focado nele e não faz o leitor de idiota.

images.jpg

A violência é bem mais explicita do que no anime ou nos jogos , vemos tanto treinadores como Pokemons sofrendo , tendo traumas , prestes a morrer e não só isso como!…

Chap14p12Arbok.jpg

Morrendo ! Pokemons e pessoas morrem nesse mangá!  Claro que algumas mortes são mais explicitas no começo , mas isso é realmente algo diferente do que viamos no anime não é ? A primeira vista pode ser impactante, mas o fato de pessoas como Pokemons poderem morrer não só nos da um ar mais maduro para a história como nos faz nos importarmos realmente com os personagens principais, afinal diferente dos anime e dos jogos os treinadores arriscam suas próprias vidas nas batalhas Pokemon.

Chap211p02RubyNorman.jpg

A história do mangá já se vale por ser mais madura, remetendo a um estilo mais Shonen , não tendo medo de mostrar temas como mortes ou violência.

 

6-  Protagonistas variados

Para quem gosta de histórias como Jojo o Doctor who onde os protagonistas sempre mudam deve gostar desse mangá também. Assim como nos jogos cada saga tem um protagonista diferente , assim como um tom diferente da outra.  O mais interessante é que o protagonista de cada saga tem uma personalidade marcante e mesmo a saga sendo do personagem principal X , não quer dizer que os anteriores principais Y e Z não possam ter um papel importante nesta saga também.

1137614_1351797237728_full.png

7- Os personagens crescem

Sim ! Você não fica irritado pelo fato do protagonista do anime Pokemon nunca crescer  e ficar com 10 anos para sempre ? Já no mangá isso não ocorre. Os personagens crescem! Não só em idade como mentalmente , amadurecem , ficam mais fortes e tem papeis importantes em relação aos futuros protagonistas mais jovens.Acredito que o amadurecimento dos personagens é um dos pontos mais fortes do mangá , principalmente no protagonista Red.

Red_Design.jpg

8 – Batalhas

As batalhas do mangá são muito legais ! Chega a nível da de mangás da Shonen Jump.

Diferente do anime não são batalhas cheias gritos e bolas de luz , no mangá são cheias de estratégias e truques . Uma coisa bem legal e que achei muito bolada foi que no mangá os Pokemons não atacam por turnos e sim são lançados todos ao mesmo tempo , o que torna as batalhas mais dinâmicas. Outra coisa curiosa é que o treinador tem participação nas batalhas , ele sai ferido , ele manda ordens para os Pokemons , grande parte dos combates no mangá não se tratam apenas sobre quem tem o Pokemon mais forte e sim que sabe utiliza-lo melhor. Lembra um pouco das batalhas de Jojo Bizarre Adventures e Hunter x Hunter , são sempre bem criativas e imprevisíveis  , não se trata apenas de gritar para seu Pokemon o poder e sair ganhando , nem de ganhar todos os combates com a força da amizade , é algo mais criativo que isso.

hqdefault.jpg

9 – Personagens

Isso sim é a melhor coisa do mangá! Praticamente todos os personagens são muito interessantes , os vilões são legais e a maioria tem motivações convincentes , diferente do clássico “Vamos pegar o Pikachu !!!” , para se ter ideia , o engraçado é que assim como animes como Naruto , muitas vezes nos identificamos com os vilões de tão legais e convincentes eles são, queremos ver mais e mais deles.

MASKED_MAN.png

Os personagens secundários , são a maioria interessante pois a maioria não são secundários. Como assim ? A maioria dos secundários já foram principais de outras sagas. Mas o mais interessante são os líderes de ginásio , eles são muito legais , cada um deles tem sua personalidade e seu carisma , tanto que existem capítulos especiais protagonizados por esses personagens , são muito bons , o momento que a equipe de líderes de ginásio competem entre sim é épica.

Morty_fights_against_Lt._Surge.png

Agora vamos aos principais, eles são ótimos! Cada um tem sua personalidade , eles interagem entre si , batalham de formas diferentes , possuem Pokemons diferentes , motivações diferente e principalmente um carisma enorme. Os principais , os rivais, a garota do grupo ,todos são muito legais , principalmente as garotas! As personagens mais legais do mangá são garotas , diferente do anime em que as garotas só serviam de apoio e ficavam seguindo o Ash no mangá é muito diferente ! Elas são independentes , elas lutam muito ! Poderiam levar o mangá inteiro sem nenhum protagonista homem que já seria legal. A minha favorita é a Blue ( Que estava no meu post sobre personagens femininas fortes) eu falei o quanto ela era legal  mas não avia chegado na parte onde ela captura todos os Pokemons lendários da primeira geração e coloca pra lutar !!! Isso foi muito legal !

Blue-VS-Sabrina-The-Trick-pokemon-blue-or-green-32729769-711-697.jpg

 

Chap205p07Sapphire.jpg

Como disse esse mangá tem tantos bons personagens femininos como masculinos como bons vilões , além de personagens secundários de peso. Os únicos personagens que acho que não tenham o mesmo carisma que no anime são os Pokemons, eles quase nunca interagem , são mais usados como armas mesmo… Porém a relação que os treinadores compensa muito , muitos vilões do mangá cometem maldades não por abusar de mais dos Pokemons e sim por ama-los em excesso. Penso que o ponto mais forte do mangá é os personagens , que são os melhores.

 

10- Não precisa ser fan do anime nem dos jogos

Ambos sabemos que tanto o anime quanto o mangá são propagandas da mesma coisa, os jogos de Pokemon. Porém o mangá não é limitado a fans dos jogos nem fans do anime , isso que o torna tão bom. Se fosse um mangá qualquer , sem mesmo existir o universo dos jogos seria um bom material , tem ótima histórias , lutas e personagens. No meu ver é um mangá do estilo Naruto ou Jojo. Não sou tão fan do anime nem dos jogos mas decidi dar um chance  graças ao mangá . È um material interessante para os fans ou os não tão fans como eu , é de qualidade , acho que vale a pena dar uma lida , nem que seja uma saga ou outra , recomendo fortemente que mais pessoas corram atras desse mangá , por que como disse anteriormente , vale a pena.

90a553a788e25072d6dbc6242735288a.jpg

Ainda existem outros motivos que fazem valer a pena ler essa série de mangás porém vou deixar para uma futura parte 2.

E ai já leu o mangá ? Deixe um comentário dizendo qual foi sua experiencia , ou leu por recomendação desse post , diga qual foi sua primeira impressão.Até a próxima O_-

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário