Berserk episódio 1 mangá vs anime comparação

Esse é um novo tipo de post que decidi acrescentar a esse blog com um ideia bem diferente, pretendo fazer uma analise comparativa entre alguns animes em relação a sua obra original(o mangá) mostrando as cenas mais evidentes em que o processo de adaptação ocorre mudança ou para que tenham uma melhor ideia de como funciona o processo de adaptação da história em quadrinhos ao programa de televisão ou filmes, mostrando os aspectos narrativos ou visuais.O objetivo é mostrar as semelhanças ou diferenças entre os dois tipos de mídia.

O primeiro anime que pretendo começar com essa nova ideia é Berserk, em especifico em seus dois primeiros episódios que geraram muitas polemicas graças a seu pouco orçamento e seu péssimo uso de motores 3D, além de se uma adaptação bem longe de chegar aos pés de sua obra original.

tumblr_mimtdyTHFR1qecd9qo1_500.jpg

Essa ideia não é 100% original minha, tirei de um canal de Youtube americano no qual uma garota fazia comparações semanalmente do ultimo episódio de Jojo entre o anime e o mangá, infelizmente muitos que assistiam seu canal a xingaram por ser uma mulher e por não ter lido todo o mangá o que a fez desistir de fazer vídeos desse tipo, o que é uma pena já que achei aquela ideia bem criativa, então decidi aproveitar e seguir esse ideia no blog, afinal mostrando as cenas algumas diferenças ficam bem mais evidentes.  Quando acabar de ler comente o que achou dessa ideia, já que da muito trabalho e se gostou ou quer que continue com posts comparativos desse estilo. Sem mais delongas comecemos !

Berserk(2016) Episódio 1

Pra começar  vou passar algumas pequenas informações pra quem ainda não leu o mangá. Dois grande arcos foram pulados a partir desse segundo episódio. O primeiro é o arco do “Espadachim negro”   quem não conhece Berserk pelo mangá deve ficar confuso mas eu explicarei. O arco do espadachim negro ocorre antes da Era de Ouro, ou seja antes do anime antigo e antes dos filmes, pelo menos no mangá. Começa com Gatts salvando Puck de um bar cheio de bandidos e passa para um combate entre ele e  um apóstolo cobra.Esse combate já foi mostrado no  primeiro anime  embora mais censurado e sem a presença do personagem Puck, mesmo assim bem animado, então não vou detalhar tanto sobre esse pequeno arco.

Berserk-01-077.jpg

Um  arco divertido e uma maneira de introduzir demônios a esse universo e fadas, assim como o personagem Gatts como sendo rebelde e bem mal. Após termos aquela pequena cena dos esqueletos (No qual foi adaptado no primeiro episódio do anime antigo portanto não vou aprofundar agora) e inicia o arco do Conde demoníaco.

Logo após temos o primeiro grande arco de Berserk, e muito importante para a história, em primeiro lugar por introduzir o conceito de Apóstolos, no anime nenhum Apóstolo foi mostrado ou mencionado em exceção de Griffith mas esse arco funciona como uma pequena introdução aos vilões desse universo. Começa com um conde demoníaco que mata pessoas por prazer dando a desculpa de que esta caçando hereges,  Berserk persegue esse apóstolo e conhece um antigo médico que tem todos os pedaços do corpo arrancados e devorados que o ajuda a se vingar e mostra pela primeira vez o Behelith, introduzindo os mãos de divinas. Após o apóstolo ser derrotado por Gatts os mãos divinas são invocados pela primeira vez ( No mangá ) e todo o conceito sobre sacrificarem alguém que amam para adquirirem poderes é apresentado, o conde recusa sacrificar sua filha, Gatts se encontra com Griffith mas não consegue acerta-lo com sua espada, sendo derrotado .O arco termina com  Gatts com a filha do conde e a garota chorando por perder seu pai e Gatts chorando por ter perdido tudo. Meu arco favorito de Berserk, uma pena mesmo ter sido pulado, pena mesmo…De todo modo, agora que apresentei o arco pulado comecemos com o primeiro episódio.

v3_ep1_p001.jpg

O episódio começa com algumas grande diferenças, primeiro apresentando o grupo de Farnese que só aparecerá lá para o capítulo 100 e alguma coisa, vendo uma pilha de cadáveres, diferente do mangá que começa com Gatts transando com uma mulher demônio… Bem isso pode ser considerado um acerto do anime… E em seguida  as bruxas que só serão introduzidas lá pra metade do mangá. Depois temos Gatts  andando a noite com Rock tocando e a abertura.

Berserk 2.png

Temos a cena desse personagem que só iria aparecer em 4 sagas a frente do mangá. Seu nome é Isidro e é um garoto que gosta de perseguir Gatts por que o considera um grande espadachim, pelo menos o anime mostrou Gatts salvando a vida desse garoto o que torna mais justificável  essa perseguição até mesmo que o mangá.

Berserk-01-011.jpg

No mangá tem uma longa cena de Gatts andando sob a chuva até entrar no Bar, no anime já mostra tudo pela perspectiva do bar.

Berserk 2.png

A cena dos maniacos do Bar tentando acertar Puck também é bem diferente.Enquanto a no mangá o bandido do bar acerta entre as pernas de Puck no anime acerta próximo ao pescoço, um detalhe bem básico porém que pode ser considerado como diferença.Berserk 2.png

No mangá Puck diz que consegue se soltar sozinho e tenta morder as correntes, enquanto no anime Puck diz que vai  arrancar as artérias dos bandidos do bar… No anime Puck parece ser bem mais agressivo que no mangá, coisa que contraria a personalidade de Puck que é dito como um bom espirito.

Berserk 2.png

No anime temos uma cena de Isidro sendo espancado pelos malucos do Bar e as pessoas ao redor não fazendo nada. No mangá as pessoas não agiam porque o conde as proibia, no anime elas não fazem nada por que são cusonas mesmo. Após Isidro ser espancado Gatts aparece e o salva junto a Puck, diferente do mangá que Gatts só salva Puck.

Acima temos um monstro mutante de alguma dimensão paralela e a baixo temos um maniaco de bar.

Berserk 2.png

No mangá o personagem é cheio de expressões faciais e no anime um mutante…Continuando…Logo em seguida temos a cena do resgate, no mangá é cheia de mortes no anime Gatts apenas bate nos loucos do Bar.

Berserk 2.png

Essa cena não faz muito sentido já que o tiozinho do bar tem só 4 dentes e quando Gatts quebra caem 7, ou seja Gatts faz milagres!!!

Gattsa também mata todos os outros caras do Bar.

Berserk-01-015.jpg

A cena de Gatts cortando um dos caras do bar ao meio é trocada por Gatts dando um soco em câmera lenta.

Berserk 2.png

No mangá Puck conversa com Gatts enquanto o mesmo esta caminhando, já no anime Puck conversa com Gatts enquanto come um coelho…

Berserk-01-024.jpg

Berserk 2.png

Tadinho do coelhinho.

Berserk 2.pngAntes de Gatts encontrar o monge( Ou padre, sempre me confundo) existe uma cena dele sendo perseguido por espíritos, isso foi cortado pelo anime provavelmente para criar mais suspense quando eles aparecessem.

Berserk 2.jpg

Berserk-02-095.jpg

Dai pra frente fica muito parecido, coma algumas pequenas mudanças… Primeiro lugar são introduzidos mais personagens que deveriam aparecer mais pra frente no mangá como esse bando de criminosos que aparecem somente no arco das crianças perdidas.

Berserk 2.jpg

A história da arvore amaldiçoada, e o próprio mostro são do Arco das Crianças perdidas, que foi cortado do anime, porém isso foi uma boa menção, a diferença é que tirando o baixinho os outros mercenários perto da arvore não aparecem.

088-copy.jpg

Os mercenários sequestram uma garota ( No qual é muito importante nesse arco) e devorados pela arvore demoníaca.

Continuando no capítulo original kkk Tudo segue igual ao mangá por enquanto, os diálogos, com uns pequenos cortes  só para andar mais rápido. Na parte do sonho de Gatts  a uma pequena diferença, enquanto no anime ele está correndo naquele esgoto sem roupas e aparecem flashbacks, no mangá não tem flashbacks , isso por que o autor deixou para mostrar mais pra frente. No mangá Gatts está com os pés perfurados por laminas, no anime não, no anime o bebê demoníaco não é tão grande no mangá é gigante, no mangá ele esta usando seu braço mecânico, no anime não. Em geral no anime essa cena ficou muito bem feita.

Berserk 2.jpg

Berserk-02-120.jpg

Berserk 2.png

O resto esta bem fiel na verdade, a luta contra os esqueletos no anime tem até mais sequencias de ação que no mangá. A unica diferença notável seria a luta final contra o demônio arvore que só apareceria mais pra frente no mangá. Toda a batalha contra os esqueletos foi bem fiel ao mangá.

Berserk 2.png

Bem acho que é só isso pelo episódio, em relação a diferenças com o material original realmente são muitas, mas as poucas cenas ficaram boas mesmo. Esse é um fim do post, se gostaram nesse novo formato comentem por que da muito trabalho para fazer e quem sabe essa semana não faço do episódio 2 .

Berserk 2.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Leonan disse:

    Muito bom o post, só da uma revisada no português mesmo. Há e mãos divinas fica estranho kk

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s