Excel Saga – Um anime que sabe se auto zoar – Crítica

Olá leitores , hoje farei uma crítica de um dos animes que mais me diverti assistindo nesse carnaval , o clássico das Zoeiras Excel saga ! Devem estar se perguntando , pra que tanta exclamação , mas a resposta é simples , esse anime é grito a todo segundo !!!

excel-saga-1-300x225.jpg

Sobre o que é ?

Excel Saga ( Ou  Ekuseru Sāga ) é um anime de comédia , lançado em 1999 ( Próxima da era dos 2000) , baseado em um mangá de mesmo ano lançado em 1997 e escrito por  Koushi Rikudou ( Que por mais estranho que pareça é um personagem no anime) , possui direção de  Shinishi Watanabe  ( Que também é um personagem no anime !!!) e tem foco exclusivamente em zueira sem dó.

A história acompanha a personagem principal chamada Excel  e sua parceira Hyatt , membros da organização ACROOS , lideradas por lorde Ilpalazzo e  suas tentativas de dominação  mundial (Perdendo o foco quase que a série inteira ) além de diversas subtramas paralelas e outros personagens como os próprios criadores do anime e o autor do mangá.

 

Vamos a crítica

Esse é um dos melhores animes de humor que vi esse ano ( Sei ele começou agora) , tem tudo !!! Isso mesmo , tudo !!! Humor pastelão , humor negro , humor paródia , humor metalinguístico , humor com duplo sentido , humor com sexo , humor com sangue , humor correto , humor incorreto , humor adulto , tem tudo !!! Nunca vi uma animação com tanta coisa junta ao mesmo tempo.

Mas vamos ao foco. Veremos as coisas por um lado mais interno.

tumblr_lx8an0vUiz1qaurswo1_r1_500.gif

Como disse anteriormente é uma série com muita coisa junta , em míseros 25 minutos . Temos muitas piadas , muitos tipos de humor , muitas subtramas , muitos personagens  até certo ponto que cada episódio se torna uma overdose. O diretor ( Que já comentei anteriormente que é um personagem na série ) realmente se empolgou muito e  cada episódio  assistido se tem uma sensação de que foi divertido para todos os envolvidos , realmente tem muita coisa e tudo muito rápido , em cada episódio  mas é bem divertido. Excel Saga não é um anime para se pensar  ou refletir é um anime sem mensagem nenhuma  , sem propósito nenhum , que tem unica e exclusivamente função de diversão e  tenho que admitir , não me divirto tanto assim tem muito tempo.

Realmente é de se impressionar  ou de se confundir. Muitos que possam assistir podem acabar perdidos em algum momento , afinal é muita coisa , a personagem principal por exemplo é uma tagarela que  em determinado momento olha para o público e explica o que está acontecendo , por que realmente é muito confuso e essa é a intenção.

Pelo que pesquisei (Ainda não li o mangá ) a série vai para um lado um pouco diferente do mangá , brincando com sigo mesma , brincando com seu criador , brincando de uma maneira que é tão absurda que nem da para se levar a sério  por que  sim  é bem surreal .

Vamos falar um pouco sobre os tipos de humor da série:

Metalinguístico

Metalinguístico é um termo se da para um texto que fala sobre o próprio texto , de maneira resumida o anime está falando com o próprio anime e em consequência , quebrando a quarta parede e falando com você leitor , como acabei de fazer agora.

È muito engraçado vermos o diretor sendo retratado como um super badass , os produtores comentando sobre a falta de audiência . Em determinado momento uma personagem ( Que não vou dar o nome nem a situação para não Spoilar ) acaba morrendo e os produtores são obrigados a trazerem ela de volta por causa da venda de bonecos baseadas na personagem , realmente é muito genial , nunca vi uma série chegar nesse nível. Para vocês terem ideia , a primeira missão da personagem principal é matar o criador do mangá. Isso mesmo  , matar o criador do mangá!!!

 

hqdefault (1).jpg

Desculpem pelo spoiler  mas isso é realmente genial , quantos animes vocês já viram que conseguiu chegar a esse nível de maluquice ? E não é só isso tem muito mais loucura , existem momentos no primeiro episódio que Excel chega para o telespectador e diz “Vocês acham que o primeiro episódio foi louco , vocês não viram nada ainda”.

O humor metalinguístico é um dos meus favoritos dessa série , você percebe o quanto é sem compromisso e o quanto é besta . Impossível não dar risada com a introdução de cada episódio do próprio autor autorizando os criadores do anime a criar um episódio com uma temática nada a ver . Um exemplo , se é um episódio com temática de terror  começa com o autor dizendo ” Eu Koushi Rikudou autorizo transformarem  Excel saga em um anime assustador ” , realmente genial , genial.

tumblr_m4ctfnvgaX1rwpl5po1_500.gif

( O diretor do anime)

Humor negro

Existem diversos momentos  com esse tipo de humor na série , porém o mais marcante está no personagem Pedro. Ele não possui o humor negro , ele é o humor negro.

tumblr_n1o6qkAJEx1rxb8ifo1_500.gif

O que no mangá era apenas um quadro , no anime virou uma das subtramas principais e o personagem é tão engraçado , tão legal , que é quase um dos principais. Realmente é um cara super ferrado , perde a família , perde a esposa gostosona ( È o que ele fala mesmo ) e cai em tudo que é desgraça mas o drama é tão exagerado que  chega a ter os momentos mais engraçados do anime , esse cara é tão incrível que durou a série inteira , além de ter um dos episódios direcionado aos seus melhores momentos .

O humor negro mesmo que corrido funciona muito bem , os japoneses conseguem trazer aquele ar de seriedade e de absurdo , que mesmo sentindo pena dos personagens não tem como não rir das reações e das situações que eles passam.

Além do humor sangrento , mas esse humor foi reservado para o ultimo episódio, que é um dos mais ousados da série.tumblr_mra971CAUi1sx49sto1_500.gif

Humor absurdo

Está presente em praticamente toda a série , des de funcionários públicos virando Super Sentais , a garota correndo atras da carne de um cachorro , a organização querer dominar o mundo mas… Não explica exatamente o porque nem como… E entre outros , mas existem limites e um dos personagens mais absurdos da série é essa :

10758.jpg

Essa meus amigos é “A grande vontade do universo” , sim ela é um personagem. Ela fala , ela tem filhos , ela interfere na história e o mais absurdo ainda   ela tem casos ou pior , ela transa com um cara.Excel Saga - 02.mp4_snapshot_04.33_[2012.04.23_22.34.10].jpg

Isso mesmo , você pode até derrotar todos os inimigos com um soco mas nunca conseguirá transar com” A grande vontade do universo”

Paródia

Faz referencia a animações americanas , grandes clássicos como Hukuto no Ken , Sailor Moon  e a minha favorita das paródias , Capitão Harlock , um dos maiores clássicos dos anos 80 e um dos meus animes favoritos .  A cena dos bichinhos bonitinhos imitando os personagens de Harlock vai ficar na minha memória pro resto da vida.

influence_excel_saga2.jpginfluence_excel_saga1.jpg

harlock.jpg

Além de muitos outros tipos de humor , mas se for citar todos esse poste vai ficar uma eternidade.

Animação

Pode parecer muito velha agora ,  é do final dos anos 90 mas achei que é muito criativa, muda constantemente e  para uma série que parece não se levar a sério  sinto que a animação se leva a sério . Não fizeram de qualquer jeito , os personagens tem visuais genéricos mas essa é a intenção , os personagens não são sempre duros e o animação da uma variedade em diversos momentos , para ficar séria detalhes , para fica humorada caretas , para ficar impactante um quadro especial , essa animação está muito decente para a época.

raQgz4R.png

Trilha sonora

A música de fundo não é lá grande coisa . Porém o que essa série tem de memorável é sua abertura que além de ser absurda , louca , não sai da cabeça , uma das melhores aberturas que já vi . Sua abertura resume o clima da série em poucos minutos.

 

Personagens

São muito divertidos , o engraçado mesmo é que cada um tem um tipo de humor único e diferente , além de não carecerem de uma personalidade. Cada personagem tem sua piada e seu momento , além de suas subtramas que não cansam e na verdade considero até mais divertidas do que as da personagem principal.

Mesmo Excel sendo muito irritante entendo que essa é a graça da personagem , ela não cala a boca por um segundo e fala muito rápido , eu bato palmas para a dubladora brasileira( Sim esse anime foi dublado  nem eu sei como ) ter conseguido acompanhar o jeito de falar de Excel que é muito acelerado e não cala a boca por um segundo se quer.

Mas repetindo , isso é um mangá de comédia , não espere grande profundidade por que essa não é a intenção, até mesmo os grandes momentos que parecem que os personagens estão sendo desenvolvidos descobri-se depois que não passavam de uma grande piada.Excel-Saga-Excel-Hyat.jpg

Considerações finais

Genial , só isso que digo  , genial. Consegue trabalhar vários tipos de humor em uma só série , consegue ser engraçado , bem animado , bem dublado (Tanto Português quanto Japonês) consegue nos fazer gostar dos personagens  , é acima de tudo diferente do que estamos acostumados com mangás de comédia.

Minha nota é 7 chamas :3_white_logo_on_color1_169x751.png

Uma das maiores do meu Blog até agora. Só não chega a 10 por que sei que a animação ainda é ultrapassada e seu que existem momentos de humor negro que podem ser considerados ofensivos para muitas pessoas , principalmente no ultimo episódio que é o mais pesado de todos. Além disso acredito que o excesso de piadas possa sobrecarregar muito o telespectador  por ser muita coisa em muito pouco tempo , causando uma espécie de estranheza , por isso minha nota fica assim.

E você ? Gostou do poste ?  Já assistiu esse anime ? Quer começar a assistir agora ? Comente no Blog que eu sempre respondo , até a próxima O_-

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Você havia me indicado esse anime, ele me parece ser bem peculiar.
    Futuramente irei ver

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s