Excel Saga – Um anime que sabe se auto zoar – Crítica

Olá leitores , hoje farei uma crítica de um dos animes que mais me diverti assistindo nesse carnaval , o clássico das Zoeiras Excel saga ! Devem estar se perguntando , pra que tanta exclamação , mas a resposta é simples , esse anime é grito a todo segundo !!!

excel-saga-1-300x225.jpg

Sobre o que é ?

Excel Saga ( Ou  Ekuseru Sāga ) é um anime de comédia , lançado em 1999 ( Próxima da era dos 2000) , baseado em um mangá de mesmo ano lançado em 1997 e escrito por  Koushi Rikudou ( Que por mais estranho que pareça é um personagem no anime) , possui direção de  Shinishi Watanabe  ( Que também é um personagem no anime !!!) e tem foco exclusivamente em zueira sem dó.

A história acompanha a personagem principal chamada Excel  e sua parceira Hyatt , membros da organização ACROOS , lideradas por lorde Ilpalazzo e  suas tentativas de dominação  mundial (Perdendo o foco quase que a série inteira ) além de diversas subtramas paralelas e outros personagens como os próprios criadores do anime e o autor do mangá.

 

Vamos a crítica

Esse é um dos melhores animes de humor que vi esse ano ( Sei ele começou agora) , tem tudo !!! Isso mesmo , tudo !!! Humor pastelão , humor negro , humor paródia , humor metalinguístico , humor com duplo sentido , humor com sexo , humor com sangue , humor correto , humor incorreto , humor adulto , tem tudo !!! Nunca vi uma animação com tanta coisa junta ao mesmo tempo.

Mas vamos ao foco. Veremos as coisas por um lado mais interno.

tumblr_lx8an0vUiz1qaurswo1_r1_500.gif

Como disse anteriormente é uma série com muita coisa junta , em míseros 25 minutos . Temos muitas piadas , muitos tipos de humor , muitas subtramas , muitos personagens  até certo ponto que cada episódio se torna uma overdose. O diretor ( Que já comentei anteriormente que é um personagem na série ) realmente se empolgou muito e  cada episódio  assistido se tem uma sensação de que foi divertido para todos os envolvidos , realmente tem muita coisa e tudo muito rápido , em cada episódio  mas é bem divertido. Excel Saga não é um anime para se pensar  ou refletir é um anime sem mensagem nenhuma  , sem propósito nenhum , que tem unica e exclusivamente função de diversão e  tenho que admitir , não me divirto tanto assim tem muito tempo.

Realmente é de se impressionar  ou de se confundir. Muitos que possam assistir podem acabar perdidos em algum momento , afinal é muita coisa , a personagem principal por exemplo é uma tagarela que  em determinado momento olha para o público e explica o que está acontecendo , por que realmente é muito confuso e essa é a intenção.

Pelo que pesquisei (Ainda não li o mangá ) a série vai para um lado um pouco diferente do mangá , brincando com sigo mesma , brincando com seu criador , brincando de uma maneira que é tão absurda que nem da para se levar a sério  por que  sim  é bem surreal .

Vamos falar um pouco sobre os tipos de humor da série:

Metalinguístico

Metalinguístico é um termo se da para um texto que fala sobre o próprio texto , de maneira resumida o anime está falando com o próprio anime e em consequência , quebrando a quarta parede e falando com você leitor , como acabei de fazer agora.

È muito engraçado vermos o diretor sendo retratado como um super badass , os produtores comentando sobre a falta de audiência . Em determinado momento uma personagem ( Que não vou dar o nome nem a situação para não Spoilar ) acaba morrendo e os produtores são obrigados a trazerem ela de volta por causa da venda de bonecos baseadas na personagem , realmente é muito genial , nunca vi uma série chegar nesse nível. Para vocês terem ideia , a primeira missão da personagem principal é matar o criador do mangá. Isso mesmo  , matar o criador do mangá!!!

 

hqdefault (1).jpg

Desculpem pelo spoiler  mas isso é realmente genial , quantos animes vocês já viram que conseguiu chegar a esse nível de maluquice ? E não é só isso tem muito mais loucura , existem momentos no primeiro episódio que Excel chega para o telespectador e diz “Vocês acham que o primeiro episódio foi louco , vocês não viram nada ainda”.

O humor metalinguístico é um dos meus favoritos dessa série , você percebe o quanto é sem compromisso e o quanto é besta . Impossível não dar risada com a introdução de cada episódio do próprio autor autorizando os criadores do anime a criar um episódio com uma temática nada a ver . Um exemplo , se é um episódio com temática de terror  começa com o autor dizendo ” Eu Koushi Rikudou autorizo transformarem  Excel saga em um anime assustador ” , realmente genial , genial.

tumblr_m4ctfnvgaX1rwpl5po1_500.gif

( O diretor do anime)

Humor negro

Existem diversos momentos  com esse tipo de humor na série , porém o mais marcante está no personagem Pedro. Ele não possui o humor negro , ele é o humor negro.

tumblr_n1o6qkAJEx1rxb8ifo1_500.gif

O que no mangá era apenas um quadro , no anime virou uma das subtramas principais e o personagem é tão engraçado , tão legal , que é quase um dos principais. Realmente é um cara super ferrado , perde a família , perde a esposa gostosona ( È o que ele fala mesmo ) e cai em tudo que é desgraça mas o drama é tão exagerado que  chega a ter os momentos mais engraçados do anime , esse cara é tão incrível que durou a série inteira , além de ter um dos episódios direcionado aos seus melhores momentos .

O humor negro mesmo que corrido funciona muito bem , os japoneses conseguem trazer aquele ar de seriedade e de absurdo , que mesmo sentindo pena dos personagens não tem como não rir das reações e das situações que eles passam.

Além do humor sangrento , mas esse humor foi reservado para o ultimo episódio, que é um dos mais ousados da série.tumblr_mra971CAUi1sx49sto1_500.gif

Humor absurdo

Está presente em praticamente toda a série , des de funcionários públicos virando Super Sentais , a garota correndo atras da carne de um cachorro , a organização querer dominar o mundo mas… Não explica exatamente o porque nem como… E entre outros , mas existem limites e um dos personagens mais absurdos da série é essa :

10758.jpg

Essa meus amigos é “A grande vontade do universo” , sim ela é um personagem. Ela fala , ela tem filhos , ela interfere na história e o mais absurdo ainda   ela tem casos ou pior , ela transa com um cara.Excel Saga - 02.mp4_snapshot_04.33_[2012.04.23_22.34.10].jpg

Isso mesmo , você pode até derrotar todos os inimigos com um soco mas nunca conseguirá transar com” A grande vontade do universo”

Paródia

Faz referencia a animações americanas , grandes clássicos como Hukuto no Ken , Sailor Moon  e a minha favorita das paródias , Capitão Harlock , um dos maiores clássicos dos anos 80 e um dos meus animes favoritos .  A cena dos bichinhos bonitinhos imitando os personagens de Harlock vai ficar na minha memória pro resto da vida.

influence_excel_saga2.jpginfluence_excel_saga1.jpg

harlock.jpg

Além de muitos outros tipos de humor , mas se for citar todos esse poste vai ficar uma eternidade.

Animação

Pode parecer muito velha agora ,  é do final dos anos 90 mas achei que é muito criativa, muda constantemente e  para uma série que parece não se levar a sério  sinto que a animação se leva a sério . Não fizeram de qualquer jeito , os personagens tem visuais genéricos mas essa é a intenção , os personagens não são sempre duros e o animação da uma variedade em diversos momentos , para ficar séria detalhes , para fica humorada caretas , para ficar impactante um quadro especial , essa animação está muito decente para a época.

raQgz4R.png

Trilha sonora

A música de fundo não é lá grande coisa . Porém o que essa série tem de memorável é sua abertura que além de ser absurda , louca , não sai da cabeça , uma das melhores aberturas que já vi . Sua abertura resume o clima da série em poucos minutos.

 

Personagens

São muito divertidos , o engraçado mesmo é que cada um tem um tipo de humor único e diferente , além de não carecerem de uma personalidade. Cada personagem tem sua piada e seu momento , além de suas subtramas que não cansam e na verdade considero até mais divertidas do que as da personagem principal.

Mesmo Excel sendo muito irritante entendo que essa é a graça da personagem , ela não cala a boca por um segundo e fala muito rápido , eu bato palmas para a dubladora brasileira( Sim esse anime foi dublado  nem eu sei como ) ter conseguido acompanhar o jeito de falar de Excel que é muito acelerado e não cala a boca por um segundo se quer.

Mas repetindo , isso é um mangá de comédia , não espere grande profundidade por que essa não é a intenção, até mesmo os grandes momentos que parecem que os personagens estão sendo desenvolvidos descobri-se depois que não passavam de uma grande piada.Excel-Saga-Excel-Hyat.jpg

Considerações finais

Genial , só isso que digo  , genial. Consegue trabalhar vários tipos de humor em uma só série , consegue ser engraçado , bem animado , bem dublado (Tanto Português quanto Japonês) consegue nos fazer gostar dos personagens  , é acima de tudo diferente do que estamos acostumados com mangás de comédia.

Minha nota é 7 chamas :3_white_logo_on_color1_169x751.png

Uma das maiores do meu Blog até agora. Só não chega a 10 por que sei que a animação ainda é ultrapassada e seu que existem momentos de humor negro que podem ser considerados ofensivos para muitas pessoas , principalmente no ultimo episódio que é o mais pesado de todos. Além disso acredito que o excesso de piadas possa sobrecarregar muito o telespectador  por ser muita coisa em muito pouco tempo , causando uma espécie de estranheza , por isso minha nota fica assim.

E você ? Gostou do poste ?  Já assistiu esse anime ? Quer começar a assistir agora ? Comente no Blog que eu sempre respondo , até a próxima O_-

1 comentário Adicione o seu

  1. Você havia me indicado esse anime, ele me parece ser bem peculiar.
    Futuramente irei ver

    Curtir

Deixe um comentário