One Punch Man Anime – Crítica

One Punch Man , uma surpresa da temporada , não só por ser um anime com muitas lutas , muita comédia e muita ação mas também por sua animação quase perfeita , bela trilha sonora e uma história bem maluca. Ambos sabemos que o que o grande público (Principalmente masculino)  gosta muito  de comédia e ação , o sucesso de Deadpool  prova isso , mesmo não tendo lá originalidade  ou mesmo uma história algumas vezes o público só quer dar uma pausa se exitar com cenas de ação e rir com piadas  , acredito que esse seja um dos motivos dessa série de anime ter feito tanto sucesso , a ponto de atrair públicos Otakus e Nerds. Lendo o mangá anteriormente eu tinha certa ideia do futuro que essa obra teria caso fosse adaptada em anime da forma correta, afinal erá bem desenhada e criativa o que me assustava erá saber se a adaptação em anime seria a altura do mangá de Murata , do One ou inferior. Então a adaptação em anime é inferior , inferior ou a altura do mangá ? Bom… Leia a crítica até o fim para descobrir.

Essa será minha crítica a série de anime de One Punch man , o anime apenas ! Sei que tem o mangá do One e sei que tem o mangá do  Murata mas essa resenha será apenas sobre a animação , se ela funciona ou não funciona , se a qualidade é tão boa quanto dizem , se é uma boa adaptação , será uma avaliação da adaptação em anime. Algum outro dia avalio o mangá , quando estiver em uma saga mais adiante , por enquanto vou fazer uma avaliação do anime , afinal grande parte do público não Otaku que acompanhou não conhece o mangá , além de grande parte do público Otaku que prefere apenas acompanhar o anime da temporada sem ligar para a obra original , por isso por enquanto farei a crítica do anime One Punch Man do estúdio Mad House.

86045bd245104b6e470cbb6527c250481441456092_full.png

Antes de começar gostaria de introduzir um tipo de crítica diferente do que fiz até agora , como disse no post “O cuidado ao se criticar uma obra” em minhas críticas tento sempre ser o mais imparcial possível , lógico que como todo avaliador eu sempre coloco minha opinião , meus sentimentos sobre as obras que vejo  porém dentro de minha cabeça crio pequenas formulas que me ajudam a avaliar uma obra de forma que não me sinta perdido.

Em todas as minhas postagens  não avia citado esse tipo de formula mesmo usando e acabei avaliando vários animes e dando nota sem deixar claro do por que dessa nota ou como cheguei em um número exato, por que planejo números exatos , pode parecer estranho mas tenho uma espécie de matemática da crítica. Então a partir de agora em cada crítica eu irei realizar de forma organizada os tópicos de minhas formulas , imaginárias antes de dar a nota final. Então comecemos…

A formula da avaliação de anime

tumblr_nx5cdxlUa01r3rdh2o2_540.gif

A formula que utilizarei em One Punch Man já que se trata de uma animação será diferente do que faço caso , por exemplo , avalio um mangá , pois tem muito mais produção envolvida ,  trilha sonora , animação e etc … Além disso diferente de mangás a produção não é feita por uma só pessoa por isso esse tipo de nota pode variar.E aqui vai a soma de pontos. Já que é a primeira vez que utilizarei essa  formula  em cada avaliação explicarei por detalhes o por que de ter escolhido determinado ponto.

Fórmula anime.png

Animação

Por que a avaliação da animação vale 3 pontos  ? Simples , a animação é o que mais faz valer o nome anime ! Além de ser um dos pontos mais importantes de uma animação , assim como um bom roteiro , por isso mesmo o roteiro e a animação estão com o limite de nota maior do que os outros.1.gif

Sobre a animação de One Punch Man as seguintes coisas. 1- Naturalidade do movimento 2- Qualidade nas cenas de importância 3-  Cenário.

Vamos começar avaliando o “1” ,  por que a naturalidade dos movimentos importa ? Por que ela que diferencia um personagem com vida de um boneco! Por mais que no mangá existam movimentos surreais o papel do animador é nos fazer crer que o personagem é algo além de um boneco ou quase uma pessoa. Um dos estúdios que mais consegue fazer esse tipo de naturalidade é a Disney que os movimentos são tão naturais que até mesmo o movimento dos lábios são animados. E quanto a One Punch Man ?

Bom , Mad House se destaca por ser um estúdio de grande beleza natural mas nem sempre por ter naturalidade em suas animações , normalmente os personagens aparecem  parados e brilhando durante os diálogos , bonitos porém com cara de bonecos e felizmente em One Punch man isso  não ocorre com a mesma frequência…Enquanto em Hunter X Hunter esses momentos de menos naturalidade são menos evidentes em One Punch Man isso parece reduzido ,  sim ainda existem , mas são menores , bem colocados ( O mesmo eu não digo das séries Ova mas isso é para outro post) a animação parece sim mais natural porém o momento em que ela está melhor aproveitada é nas cenas de importância , o problema é que o anime trata dessas cenas o tempo inteiro !

One Punch Man- Saitama vs Sub-Terraneans HD60fps_zpsougrxkki (1).gif

Ai número 2 , a qualidade nos momentos certos. Ambos sabemos que não se pode exigir que um anime tenha 100% de qualidade perfeita em todo santo minuto , até por que é uma produção para TV , a pressão é muito maior , o tempo é muito menor e quantidade de episódios nem sempre ajudam , mas nos momentos em que a animação deve ter qualidade ela é impecável. Separei uma das cenas de ação nesse gif para ilustrar isso , quando o anime da importância para uma cena ou uma sequencia a animação fica perfeita ! Como disse anteriormente os momentos mais quietos a animação é regular, porém assim que começa uma cena de ação o anime se transforma , parece até que tá possuído! A animação se mostra fenética , excelente , com uma qualidade enorme , ótimos movimentos , só uma palavra descreve ela , incrível !

Agora o item 3 , cenário , é muito bonito , cheio de vida e aparece sempre no lugar sempre. Acho que o cenário é um dos grande fortes que diferencia a qualidade do anime e do mangá , o mangá não precisa desses detalhes no cenário porém o anime se esforça e coloca !

One Punch Man - 01 -15.jpg

Só olhem as noveis , olhem as sombras , as casas , tudo parece tão vivo , parece até uma pintura , o cenário é um dos mais bonitos que já vi sendo feitos pela Mad House.

O veredito da animação é  2 chamas e meia  , a animação é quase perfeita , deveria ganhar um prêmio , claro que decai em momentos mais calmos mas sabe como dosar o momento de animar bem e de economizar , o que torna um dos animes mais bonitos que já vi , tem muitos anos. Eu sei que disse sobre o problema sobre a naturalidade dos movimentos mas as cenas de impacto compensam , as de ação também e esse é o forte desse anime afinal. Se é quase perfeita por que 2 e meio me perguntam. Eu respondo com uma imagem que fez eu reduzir essa nota.

BofoyAnime.png

O CG  , foi mal colocado , desnecessário e acabou com a imagem de um personagem que antes no mangá tinha tanto destaque , no anime está… Qualquer coisa , esse CG realmente acabou com parte da experiencia e por isso merece reduziu a nota da animação.

Trilha Sonora

A dublagem está ótima , não sou de avaliar dublagem mas com certeza suou natural , a graça não acabou por causa dela nem os bons momentos do mangá então avalio como boa. Já a trilha sonora acho que faltou alguma coisa…

 

Sim a abertura é incrível , uma das mais contagiantes da temporada , porém a trilha sonora ao fundo não senti tanta emoção , acho que faltava algo a mais , como uma música mais épica sei lá , nenhuma música da trilha sonora pega na nossa cabeça tirando a abertura, até o próprio encerramento parece nada a ver , uma música calma ! O que isso tem a ver com o tom da série  ? Uma música calma de encerramento ? Foi a música mais fora de lugar que eu já vi , poderia ter colocado esse encerramento em qualquer outro anime mas não em One Punch Man !

Mas vou dar meio ponto , afinal a abertura é muito foda ! Ninguém esquece dessa canção , se escutar agora uma vocal ao fundo gritando Punch! a primeira coisa que as pessoas vão lembrar é One Punch man . Dou meia chama para a trilha sonora.

Direção

E`uma coisa que realmente me deixa confuso.

fusj2UZ.gif

No início acreditei que a história era corrida de mais , sei que erá com a intenção de fazer a trama correr mais rápido para durar 12 episódios completos mas… A linguagem da animação e de animes são diferentes. Realmente parece que o anime é muito corrido mas ai lembrei de uma coisa , o mangá também é ! Pelo menos a versão do Murata ,ou seja esse clima corrido funciona bem o clima do mangá.

Realmente a direção é curiosa o rítmo parece meio bagunçado , mas a direção faz com que essa bagunça pareça ter qualidade , torna a história mais frenética. Em outras palavras a direção é boa em vários momentos , porém o fato de ter que se apertar em 12 episódios atrapalha muitas coisas por isso todo o clima é muito veloz ,não existe tempo para relaxar nesse anime ! As outras coisas como cena de ação ou drama estão super bem dirigidas ,é o mesmo diretor de Space Dandy afinal… Então darei uma chama e meia , o clima rápido de mais atrapalha , mas as cenas de comédia e ação em geral não são confusas , são bem dirigidas , quando o anime quer nos fazer rir a gente ri , quando quer nos mostrar cenas de ação temos putas cenas de ação! A direção tem seu problemas de ritmo porém é de qualidade por isso mesmo a nota é 1 e meio.

Fidelidade

Nota máxima , sendo os designs , sendo os diálogos , tudo é muito fiel ! È uma das melhores adaptações já feitas , cada piada do mangá , cada quadro está fielmente adaptado ao anime! Por isso mesmo dou uma chama inteira para a fidelidade.aQn5B3z_700b.jpgokay.gif

Roteiro

È fiel ao mangá por praticamente cada palavra. Normalmente essa avaliação tem a ver com o que se acha da obra original já que os roteiros dos animes são tão fieis , então sim dou nota máxima por que o roteiro da obra original é incrível. Sendo pelas piadas ou críticas  tudo na história é muito bem bolado e mesmo não tendo uma incrível trama ou lutas estratégicas todo o clima e expectativa nos prende até hoje mesmo sendo uma história inteira baseada em apenas uma piada , um cara que mata todos com um soco, é só uma piada ! E a história consegue nos prender só com isso ! È muito criativo e muito genial , a genialidade está nas pequenas coisas e acho que essa é uma delas! Um roteiro de ação e comédia que mesmo repetitiva consegue prender o telespectador esse requisito merece 3 chamas !!!HorribleSubs-One-Punch-Man-01-1080p.mkv0011.jpg

Nota final

Logo 2.png

8,5  chamas

Considero a qualidade desse anime acima da média que estou acostumado. Deve ser essa nova geração de animes nos quais gastam menos tempo com quantidade do que qualidade , existia uma época que cada anime tinha 1000 episódios mas uma animação porca mas isso está mudando , ainda bem.

Não vejo um impacto como esse com um anime tem muito tempo , muitos que conheço que largaram de ver animação japonesa voltaram para comferi-lo e não é para menos, ótima animação uma boa direção , alguns probleminhas na trilha sonora mas não deixa de ser um excelente anime que eu reveria e recomendaria para todos os meus amigos. E para finalizar sim, o anime supera e muito o mangá !

 

Ainda não acredita nos meus argumentos ? Acredita que o mangá supera o anime ? Comente e dê sua opinião , só tenha bons argumentos , se fazer de uma maneira agradável eu considero e até respondo. Até a próxima O_-

5 comentários Adicione o seu

  1. Também não gostei do CG, mas acho a trilha sonora boa. Um exemplo é o episódio onde Mumen rider enfrenta o Rei do Mar e as pessoas começam a torcer por ele sobe uma música de esperança que é rapidamente encerrada por um soco do vilão. E o mesmo acontece quando o Saitama vai lutar com o mostro e rola uma música de tensão que também acaba por um soco. Eu acho sensacional. Agora eu dou um 9.5 porque acho que alguma cenas de comédia têm um timing melhor no mangá.

    Curtir

  2. Acho que o parágrafo que você fala da animação da Mad Houe precisa ser reescrito. Você fala que o estúdio faz cenas estáticas ruins e INFELIZMENTE em One punch Man não acontece tanto!? E também na parte de Hunter x Hunter. Eu entendo o que você quis dizer mas é bom consertar para evitar confusões :)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Tem rasão , eu deveria ter escrito felizmente kkk Vou concertar logo kkk

      Curtir

    2. Tem rasão, vou dar uma concertada , valeu XD

      Curtir

  3. Você voltou, e com críticas mais afiadas, não desista do blog tão cedo.

    Curtir

Deixe um comentário