Top 1o desconstruções de Mahou Shoujo que vieram antes de Madoka Magica

Madoka Magica é um anime do estúdio Shaft, lançado no ano de 2011  que com rapidez se converteu em um enorme sucesso, conhecido até hoje por praticamente todo fã de animes ou mangás. Vários Otakus consideraram como o melhor anime Mahou Shoujo já feito, enquanto outros vão mais longe dizendo que esse é o melhor anime já feito. Por que tanto amor por esse anime ? O motivo de considerarem como o melhor Mahou Shoujo é  por ser dito como uma grande “Desconstrução de gênero” que quebra todos os paradigmas e que nenhum outros Mahou Shoujo fez isso e  alguns ainda são ousados de dizer que essa é a primeira  desconstrução de Mahou Shoujo já feito! Será ?…

Mesmo desconstrução sendo um termo ainda a se discutir todos enxergamos desconstrução em coisas como Batman Begins, Evangelion e Watchmen o que é realmente compreensível, uma obra que seja revolucionária e que dentro trás diversos elementos novos de influencia para o futuro, como mais violência ou realismo.Mas a verdade é que a maioria que afirma que Madoka Magica é a melhor desconstrução de Mahou Shoujo nem mesmo conhece muito sobre o mundo dos Mahou Shoujos e no máximo deve ter assistido Sailor Moon ou Sakura Card Captures na Cartoon Network , pois os verdadeiros fãs ou que pelo menos acompanham esse gênero, sabem que Madoka não é nem o primeiro, nem  o único e nem a melhor desconstrução do gênero Mahou Shoujo já feito. Isso torna Madoka Magica ruim ? Não, continua sendo um anime muito divertido, bem animado, com ótimas cenas de ação; mesmo assim existem muitos outros animes que conseguiram se sobressair e vieram  muito antes de nossa querida Madoka. Então se você não é fã de Mahou Shoujos e não conhece sobre esses animes prepare-se pois vou desconstruir seu pensamento e apresentar 10 melhores Mahou Shoujo que vieram antes de Puella Magi Madoka Magica.

10 – Alien Nine -2001

alien-nine-episode-3-3.jpg

Sem dúvidas um dos mais parecidos com Madoka nessa lista e com vários elementos que lembram Evangelion também. Alien Nine conta a história de  um grupo de garotinhas do fundamental que são obrigadas a combater Aliens(Nojentos por sinal) em uma escola usando armas e trajes especiais, uma coisa que elas não sabiam é que algo mais obscuro estava envolvido com esses seus  “Poderes especiais”. A história é protagonizada por garotinhas de 11 anos no fundamental  e embora pareça um mangá bonitinho e infantil com uma premissa simples como caçar ETs se converte com o passar do mangá em algo muito mais tenso, cheio de cenas nojentas e macabras, os personagens começam a ter cada vez mais conflitos e você começa a questionar sobre tudo que está acontecendo. A moral se assemelha muito a Madoka Magica em questões como, alguém que te da poderes e te obriga a matar monstros com certeza não é seu amigo ou que até  um simples monstrinho pode matar essas garotinhas a qualquer momento, o que é assustador e não legal de se assistir. Um destaque vai a protagonista que é  bem mais plausível para sua idade e lembra muito o personagem de Shinge do anime Evangelion, só que muito mais jovem portanto bem mais vulnerável e plausível, pode até parecer irritante as vezes mas é normal para uma garotinha de 11 anos. Os conflitos entre os personagens e o realismo dessas garotas que com tão pouca idade já tem que enfrentar esse tipo de perigo são os principais fortes do mangá.Se não gosta de crianças que agem feito crianças de verdade, ao invés das caricaturas surreais que os animes costumam mostrar, esse anime não ira te agradar. Um dos poucos animes de Mahou Shoujo que mostra as crianças como realmente deveriam ser e seus conflitos internos são mais relacionados a fases da infância embora seja um mangá bem adulto.

É um mangá bem surrealista ao início, onde a maioria dos adultos é mostrado como pessoas que não tomam atitudes perante  situações ( Isso tem relação com o final do mangá )  cria uma crítica social sobre como as crianças são educadas, o quanto são obrigadas a crescer mais do que deveria e que  os pais não deveriam simplesmente largar seus filhos na escola e esquecer de se preocupar  pois muita coisa pode estar acontecendo de baixo dos narizes.  Embora eu esteja “Spoilando” algumas questões desse mangá,  vale ressaltar esses elementos pois funcionam bem como uma crítica social  até nos dias de hoje e para aqueles que amam um ambiente mais tenso e sombrio como mostrado em Madoka vale a pena conferir.

9- Full Moon – 2001

279ba472e012b5640ebd5790cda969d7.jpg

Outro mangá de 2001 nessa lista. É um mangá que  reintroduziu o gênero Mahou Shoujo de ídols que foi bastante popular nos anos 80, antes de qualquer outro show de garotas mágicas se tornar uma série de ação ao estilo Sakura ou Sailor Moon . A protagonista por exemplo não é a típica Idol desse tipo de história, sua vida é horrível e tem que encarar muitos momentos difíceis, a música é seu único escape da realidade. Embora toque em diversos temas considerados cliche no mundo de Mahou Shoujo idols, não só foi um mangá que reviveu esse gênero como desconstruiu diversos elementos, trazendo um clima mais dramático,  personagens com muito mais conflitos, um aumento no destaque dos secundários que não são apenas figurantes,  tem desenvolvimento , conflitos e um clima assim como ambiente mais realistas graças a seu complexo transfundo. Se não curte ou não conhece muito do gênero  Idol Mahou Shoujo saiba que foi um dos grandes responsáveis para fazer esse gênero voltar a ser popular ( Hoje em dia tem anime disso até de mais) vale a pena ser conferido não só pelo seu valor histórico. Você pode amar esses personagens assim como seu desenvolvimento.

8 – Shoujo Kakumei Utena – 1996

utena.png

Se acham chocante nos dias de hoje uma cena de 3 segundos de um casal gay se beijando  em um desenho animado da Disney esse anime abordava esse tipo de tema com mais profundidade  muito antes. A primeira vista pode parecer mais um daqueles animes sobre um mundo fantástico com intrigas  cliches, dramas e batalhas de espada genéricas mas Utena ofereceu  muito mais coisa. Aborda temas  que esse tipo de série não costumava abordar, como homossexualidade, complexos de inferioridade e ciúmes extremamente doentios, relações abusivas entre irmãos e isso  é só o início. Se está enjoado dos animes de hoje que giram em torno de escolinhas, monstros e peitões esse anime é para você pois os personagens , drama e  intrigas são o foco. Sua principal desconstrução é a sua variedade de temas que até hoje muitos animes tem medo de entrar. A personagem principal é um príncipe e não uma princesa embora seja mulher, isso é algo diferente até pros dias de hoje…

7 – Earth Girl Arjuna – 2001

006-_-arjuna.jpg

Parece que 2001 foi mesmo o ano dos Mahou Shoujo. O que esse anime tem de mais  ? Enquanto a maioria dos animes se Mahou Shoujo se focam em relacionamentos, conflitos internos ou questões surreais esse anime se foca no tema do planeta e das pessoas, um tema que é atemporal  e embora muitas outras séries tentem toca-lo nunca vi executado de tão boa maneira desde A Princesa Mononoke. É um anime que não só cita e ignora. ele vai em frente e faz uma crítica pesada a aspectos como  defesa ao meio ambiente incluindo falar sobre poluição, uso abusivo de pesticidas, energia nuclear, pesquisas genéticas realizadas sem princípios morais, alimentação errada, dependência química, entre outros. Revelando não só a forma como as pessoas agridem o meio ambiente individualmente, mas também, mostrando como esqueceram o que realmente é viver. Isso que faz desse anime ser uma grande desconstrução o seu nível de críticas e de pretensão, poderia ser só mais um anime de uma garota magica lutando mas toca em elementos bem maiores o que torna esse anime tão bom e atemporal.

6- Uta Kata – 2004

Uta-kata-Wallpapers-4.jpg

Esse anime também tem uma pegada semelhante a Madoka Magica, sobre uma garota que magicamente recebe poderes mágicos e acha que é um milagre mas descobre que também pode ser algo terrível. A história começa simples e inocente e vai se tornando cada vez mais tensa e sombria. Se acha que Madoka tocava em temas polêmicos por mostrar decapitações esse anime vai além e fala sobre abuso infantil, distúrbios alimentares, misandropia e muito mais, tudo isso em um Show que deveria ser Mahou Shoujo. Assim como em Madoka muitos consideram longe desse gênero graças aos temas maduros que anime aborda (Sim é um anime e não um mangá esqueci de falar) o anime nos faz questionar sobre essas tais criaturas que ajudam a protagonista eventualmente e vai progredindo a algo mais sombrio aos poucos sem jogar isso na sua cara. Os traços não são lá muito originais e em alguns momentos o visual pode até lembrar Boku no Pico mas a história compensa muito seu tempo.

5- Tai Arusu – 2004

 

51iyvUP0QKL.jpg

Eu sempre entrei em discussões com Otakus dizendo que Little Witch Academia estava longe de ser um conceito original e sempre fui xingado por isso. Bom, esse anime é uma prova de que eu estou certo e Witch não passa de mais um derivado desse incrível anime. Um anime ao mesmo tempo que parece rápido e frenético ao mesmo tempo que é sombrio e lento, muito criativo tem criaturas bem animadas e recomendo mais que Witch academia. Um Mahou Shoujo com um estilo bem mais gótico comparado ao que se estava  acostumado em sua época. Fico feliz por mais animes como Little Witche tenham se inspirado nele, isso que faz as boas desconstruções inspiram outros autores.

4-Mai-HiME – 2004

sddefault (1).jpg

Sim esse anime não é uma super desconstrução mas diferentes de Mahou Soujos convencionais soa mais maduro, o design dos monstros que normalmente são sempre padrões simples aqui são bem mais complexos, além de ter batalhas bem divertidas. Consegue ser um bom anime até para os não fãs de Mahou Shoujo.

3 – Vampire Princes Miyu – 1986

A92-2034454710.1475290283.jpg

Eu tenho uma história muito engraçada relacionada a esse anime, quando eu era garoto minha mãe comprou o DVD e me proibia de assistir pois dizia que era um negocio tenso de terror e eu olhava pra capa e pensava” Eu não posso ver o desenho com a garotinha na capa ?” quando cresci finalmente consegui ver o DVD e realmente é tenso, um anime de Mahou Shoujo bem assustador mesmo ( Falando nisso tem dublado os DVDs). É uma história macabra cheia de demônios e criaturas sinistras no qual uma garota magica que é um Vampira real deve mata-las, bem antes de animes como Blood C. É um dos poucos animes sobre terror e Mahou Shoujo que eu conhecia na época e uma das maiores provas de que sim antes de Madoka magica lá nos anos 80 já existiam Mahou Shoujos macabros e sangrentos , isso não é e nunca foi de agora.

2 – Princes Tutu – 2002

316624fa896fe7f86105924e1afde825.jpg

O anime mais elogiado de um dos críticos mais exigentes que já conheci (Perezoso Doom) é um anime bonito, com músicas lindas, bem animado e que tem um dos melhores progressos de tom que eu já vi, se converte sutilmente em algo sombrio com o passar da história, não tem decapitações nem lutas épicos só a beleza da escrita e da dança, possui elementos de contos de fatas macabros e questões tensas nas quais trabalha. Embora não seja um anime de idols ou lutas contra monstros é bem eficiente no que se propõe, não existe nenhum anime igual a ele, sendo em seus momentos belos ou seus momentos sombrios. Talvez não seja um anime super divertido ou gore mas se você tem sensibilidade ou é crítico deveria pelo menos dar uma olhada.

1- Cutie Honey – 1973

Cutie_Honey_manga_Shonen_Champion_volume_1_of_2.jpg

Sem dúvida a desconstrução de Mahou Shoujo mais antiga e mais importante dessa lista. Tudo que você viu em Sakura, tudo que você viu em Sailor Moon, todos os ecchis que saem nessas temporadas, todo o fan-service exagerado que enche o saco nos animes de hoje tudo isso é graças a Cutie Honey. A revolução que esse mangá gerou é tão grande que a industrias não só de Shoujo como de animes em geral seriam completamente diferentes se não fosse por ele.

Esse mangá foi escrito pelo mestre Go Nagai  um dos criadores de Devilman e do protótipo do primeiro hentai ,ou seja,  tudo que é de ruim no mundo dos animes e mangás é graças a esse homem. Cutei Honey foi o primeiro Mahou Shoujo a apresentar uma protagonista de que não fosse uma garotinha,  primeiro que usou a famosa intro de transformação ( Que ela ficava nua mostrando peitos e tudo) que mostrou nudez  e fan-service, que a protagonista usava apetrechos  e não era bruxa ou coisa assim entre várias coisas icônicas desse gênero. Sem Cutei Honey não só não existiria Sailor Moon como também não existiria Winks, LadyBug e entre outras guerreiras coloridas com apetrechos e transformações, sem falar de Anjos guerreiros. Pode parecer  normal pros dias de hoje uma personagem que fica com roupas rasgadas e mostrando a calcinha em cada batalha mas pra época foi uma das coisas mais chocantes já feitas, sem dúvidas um grande marco na desconstrução desse gênero pois a maioria dos Mahou Soujos sendo japoneses ou americanos não influenciados por ela indireta ou diretamente.  Pra mim o grande problema desse anime é que hoje em dia só existem animes de fan-service nesse nível o que é uma pena nem toda influencia é 100% positiva…

Esses foram as desconstruções de Mahou Shoujo que não são Madoka Magica, recomendo que assistam  algumas delas e percebam que o mundo do Mahou Shoujo não é feito somente de coisas frufru ou Kawaii , que tem muitos outros mangás bem adultos e profundos desse gênero, na verdade nem citei metade, acredito que existam até mais Mahou Shoujo maduros que Shonens por exemplo. Conhece algum que eu não citei e você considera uma desconstrução ? Basta comentar nesse post.

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Fabio disse:

    Estou na metade de Utena, ainda tentando entender… Me interessei em vários animes da lista, mas não sei onde encontrar

    Curtir

    1. Procure no site Anime Spot, costuma ter.

      Curtir

Deixe um comentário