Spiderman 4 roteiro – Como seria o filme ? Parte 1.

Como todo  grande fã de Homem aranha sabe a primeira trilogia  de filmes de Spiderman dirigida pelo diretor  Sam Raime foi grandiosa mas o que nem todos sabem é que antes da  chegada da trilogia de filmes em que o teioso foi atuado por Andrew Garfield existiam planos para um quarto filme da saga, planos esses que foram cancelados. Spiderman 4 é um filmes curioso, pois a produção quase começou, muitos atores aviam confirmado seu retorno e diversos roteiros aviam sido escritos antes de sua cancelados, alguns esses que podem ter servido de base para futuros filmes da franquia Amazing Spiderman. Se navegar pela internet pode encontrar diversos roteiros, artes conceituais  e fake posters sobre esse filme. Mas a pergunta que não deixa a cabeça de muitos fãs é “Como esse filme poderia ter sido?”

Como um grande fã dessa franquia do homem aranha, reuni diversos dados sobre a produção desse tão misterioso filme e dentro deles encontrei muitos roteiros e artes conceituais para se ter mais ou menos uma ideia de como esse filme seria. Não existe um roteiro certeiro sobre essa produção pois ele foi se alterando diversas vezes durante a produção, assim como diversos elementos foram acrescentados com o passar do tempo, por isso eu reuni esses dados e formei a minha versão do roteiro de como esse filme poderia ter sido.

O roteiro que verão a seguir foi escrito por mim usando como base as diversas ideias sobre o filme que juntei e tentei dar certo nível de coerência, então embora tenho um pouco de verdade por trás desse roteiro ainda não passa de um fã script. A versão do roteiro que usei como base foi escrita por  David Lindsay Abaire, usei elementos desse roteiro e acrescentei outras informações que recebi sobre a produção, assim como, as novas ideias que foram surgindo em entrevistas e Storyboards sobre o filme.

Antes de começar mais algumas informações sobre esse roteiro. Primeiro de tudo tentei simular ao máximo o estilo de escrita da Trilogia Sam Raime ou seja com alguns momentos de humor brega e coincidências  tão característico desses filmes. Em segundo lugar que muitos personagens não ficam 100% iguais aos quadrinhos, alguns recebendo muitas mudanças pois a mudança de mídia precisa de certa adaptação. Dizendo isso sem mais enrolação pode começar a ler o roteiro.

 Sinopse

spider_man_4_teaser_poster_by_dblake.jpg

Peter Parker após perder seu relacionamento com Mary Jane  também precisa lidar com sua Tia May  que está com uma doença misteriosa e supostamente incurável. Para piorar a situação um dos mais antigos fundadores da Oscorp  Adrian Toomes após ser demitido do controle de sua própria empresa decide retornar se transformando no novo vilão abutre e como se as coisas não poderiam ficar piores existe um impostor com um trage idêntico ao de homem aranha causando caos em Nova York e manchando sua reputação. Quem será esse impostor ?  O que o Abutre quer ? Peter precisa  responder essas perguntas ao mesmo tempo que lida com um lagarto misterioso e um fanático por ilusões.

Roteiro

i338771.jpg

O filme começa com a sirene da policia tocando alto. Os carros estão em perseguição de alguma coisa em alta velocidade a camera ainda não mostra o que seria mas aparenta ser urgente, os carros cruzam entre a avenida 24 com a 25 rapidamente e cortamos para outra cena.

61p7FNlI84L._SX482_.jpg

 

Dr Connors ainda interpretado por Dylar Baker está em sua sala de aula segurando uma seringa.  O doutor parece tenso e cheio de expectativas,  uma música de fundo triste toca semelhante a tocada no homem areia no terceiro filme de Spiderman.  A música cria um tom mais triste quando Connor segura a parte de seu braço que ele havia perdido, logo em seguida o Doutor injeta a agulha nesse lugar. Uma pausa dramática acontece. Logo em seguida a música cria um tom mais alegre e o braço que Doutor Connors havia perdido cresce de novo. Vemos alegria em sua face, ele usa de seu novo braço regenerado para tocar em seu risco chorando de alegria. Depois a música muda para um tom mais agressivo e tenso.

Cortamos para um freme rápido dos carros de policia correndo e depois voltamos ao doutor novamente.  O doutor começa a tremer , a seringa que agora estava na nova mão de Connors cai no chão se quebrando em pedaços de vidro. Um dos reflexos  desse caco de vidro vemos um olho de lagarto.

A cena corta para um dos alunos gritando procurando pelo professor.

Aluno : Professor Connors ? !

Ao entrar na sala  o aluno se assusta ao se deparar com um enorme buraco na sala.

article-2622347-1DA414A800000578-401_634x415.jpg

Após isso começa a sequência de abertura com recapitulações dos filmes anteriores e o logo “Spiderman 4”.

img_spiderman4_0406.jpg

Os carros de policia continuam em perseguição um dos rádios da policia faz o alerta “Roubo no banco de Nova York, um misterioso lunático está fazendo pessoas de reféns”.O som de teias sendo giradas é ouvido e, em seguida, no céu
Homem-aranha em sua roupa de vermelho e azul, ele gira com suas teias.
Um balanço de um prédio para outro.

6a00d8341c630a53ef0120a7f030a3970b-800wi.jpg

Homem aranha salta pela cidade em direção ao banco enquanto começa a narrar :

Homem aranha : Oi! Eu sou homem-aranha, com grande poder vem grandes responsabilidades, meu tio me disse antes de  morrer, eu poderia ter evitado mas  não fiz…Porque eu era egoísta e ávido, tive a chance de ajudar alguém mas simplesmente não fiz porque  achava que não era problema meu. Anos depois descubro a pessoa que realmente matou meu tio e eu não o matei eu deixei ele ir. Mesmo assim matei, sou um assassino,  pois matei um homem que não merecia isso. Hoje uso meus poderes para salvar as pessoas e tomo essa cidade como minha responsabilidade.

Enquanto homem aranha salta pelos prédios sente algo estranho.

spiderman4_big (1).jpg

Um pequeno vestígio de simbiote ainda havia sobrevivido e estava andando por sua fantasia. Ao sentir algo estranho caminhando por seu trage Homem aranha tenta procurar o que é, mas quando estava prestes a ver o simbiote ele se disfarça no uniforme mudando sua cor para vermelho e se camuflando do olhar de Peter. O Homem aranha decidi ignorar ao não conseguir encontrar nada e continua a saltar pelos prédios até chegar no banco de Nova York.

O banco está coberto de fumaça  e Mysterio aparece com 10 metros de altura fazendo com sua bola de cristal na cabeça e capa vermelha todos no banco de reféns.

mysterioberkhart8.jpg

Misterio : Eu sou Mistério! O mago mais poderoso que já existiu! Você  não passam de meus minúsculos servos ! Passem todo o dinheiro se não quiserem ser amaldiçoados pelos minhas poderosas magias! Quem reagir será esmagado esmagado!

As pessoas no banco ficam em pânico, mulheres e crianças até o Homem aranha chegar dando cambalhotas pela porta e toda as crianças gritam de alegria “Homem aranha!”.

SM4_No_LR.jpg

Mysterio_(Quentin_Beck)_vs_Spider-Man_(Peter_Parker).jpg
Imagem só para ilustração da cena

Homem Aranha :  Acabou mistério!

Mistério :  Homem aranha é inútil! Um aracnídeo insignificante nunca seria páreo  diante de minhas poderosas magias! Acho melhor desistir!

Homem aranha : É o que vamos ver!

Mistério: Bem… – Fica nervoso – Meu ultimo aviso! Posso te esmagar como um inseto! Não me desafie!

Homem aranha  salta sem medo em direção do gigante mistério.

images.jpg

Quando  Homem aranha se aproxima de mistério descobri que todo aquele tamanho não passava de uma efeito especial causado por um enorme vidro escondido no banco. Homem aranha  quebra o vidro e dá um soco poderoso em mistério. Ao socar mistério o simbionte que estava camuflado de vermelho em sem uniforme salta para a capa vermelha de mistério.

Spider-Man_(Peter_Parker)_vs_Mysterio_(Quentin_Beck).jpg
A capa de mistério nessa HQ tem uma cor diferente do uniforme de Homem aranha mas na versão desse filme ambas seriam iguais.

 

 

Mistério  se revela como um homem gordo  bem fraco,  todos os seus poderes não passavam de meros efeitos especiais, Homem aranha prende Mistério enquanto todos os policias que acabavam de chegar começam a rir  do vilão que não passar de uma farsa. Homem aranha ajuda os policiais a leva-lo para a delegacia ao mesmo tempo que é elogiado e aplaudido pelos reféns e policiais do banco.

spider-man-4-concept.jpg

A mascara do vilão é removida se revelando como o ator Bruce Campbell que já fez participações especiais em todos os filmes de Homem Aranha dirigidos por Sam Raimi.

sm4_bc_6_lr.jpg

Mistério – Maldito! Toda essa fama, todos esses seus poderes, todo esse amor que parecem sentir por você, não passa de uma ilusão, eu já me iludi com o mundo também e um dia você vai perceber isso.

Homem aranha ajuda a levar mistério para a delegacia , sendo recebido de forma calorosa por todos da delegacia. Alguns pedem autógrafos para entregar a seus filhos  mas alguns policiais ao fundo olham para o homem aranha com uma cara irritada, cochichando alguma coisa que não se pode ouvir. Ele ignora e entrega o vilão para o chefe da delegacia.

SM4_BC_4_LR.jpg

 

Homem aranha – Olha só ,ele não machucou ninguém, somente estava brincando de mágico no lugar errado, algumas pessoas se assustaram mas ninguém se machucou. Pega leve com ele, mas se certifique  de que ele não fará isso de novo.

Chefe da delegacia – Tudo bem Homem aranha, cuidaremos dele.

spiderman-4-vulture-concept-art-4.jpg

Depois cortamos pra uma cena do uniforme se fechando e vamos para o clarim diário.

Homem aranha : Mas além de ser o Homem aranha o amigão da vizinhança não deixo de ser Peter Parker. E eu consegui um emprego agora, fotógrafo oficial  do Clarin Diário, não foi fácil mais finalmente consegui.

Peter senta feliz na cadeira de  seu escritório quando JJ Jemeson se aproxima.

18cef0465b32874c12b550dcf8aa9e97-e1456862017176.jpg (1).jpeg

JJ Jameson  : O que está fazendo Parker ?! Preciso de  fotos de qualidade do aranha! Não te dei o emprego pra ficar enrolando desse jeito.

Peter : Mas senhor eu já enviei as fotos, de ótima qualidade aliás , não foi o suficiente para a semana ?

JJ Jameson : Aquela que do homem aranha enfrentando o mágico de araque ?

Peter mostra a foto com Homem aranha pulando em direção ao gigante mistério.

Peter : Viu a foto está ótima…

JJ mostra a Petter uma foto de Homem aranha prendendo mistério em sua verdadeira forma sem ilusões, com o homem gordo e sem poderes que era de verdade.

JJ Jameson : Essas fotos foram a concorrência que enviou ! Espera que eu manche a reputação do Clarin com essa farsa ?! As pessoas estão cansadas desse tipo de coisa, querem algo chocante de verdade! Ficou sabendo dos boatos do lagarto gigante ?

Peter : Lagarto gigante ?

JJ Jameson : Sim  existem boatos circulando a cidade sobre um lagarto com corpo humano que rondou a cidade essa manhã!

Peter : Mas… Isso é loucura…

JJ Jameson : Um Homem com tentáculos  mecânicos é loucura! Uma poeira ambulante com corpo humano é loucura! Isso Parker  é o que o jornal precisa! Encontre uma matéria nesse nível ou diga adeus a seu emprego! Tá na rua! Não se faz um jornal só de Homem aranha… Brand eu preciso de um café!

Hoffman : Senhor a senhorita Brant não está mais aqui…

JJ Jameson : Tudo bem você entendeu não é ?!

Hoffman : Quantos ?

JJ Jameson : 10 ! Faça 10!

Hoffman : Tu…Tudo bem senhor…

Robbie : Jameson… Tenho uma coisa que vai gostar de ouvir ? É um homem, disse ter visto o lagarto gigante.

JJ Jameson : Viu isso Parker ?! Vai falar com ele, talvez ele te ajude a encontrar o lagarto gigante! – Jameson começa a rir.

Robbie : Ele está cobrando 20 dolares pela informação…

JJ Jamesons : 20 dolares! Pra uma informação  que nem se tem certeza de que é verdade ?!!! Primeiro uma garotinha agora isso !!!

Robbie : Vamos James ele é sem teto não tem muito a perder…

JJ Jameson : Nosso trabalho não possibilita fazer caridade! Tudo bem… Parker envia o dinheiro, ele que vai tirar a foto!

Peter faz uma cara de espanto por ter que pagar o mendigo como Jameson mandava mas foi mesmo assim . O mendigo senta na sala de Peter com a porta fechada, logo após ter entregado o dinheiro. Peter faz perguntas sobre o lagarto.

Peter : Então esse tau lagarto dos boatos você viu de verdade mesmo ?

Mendigo : Sim… Se me pagou apenas pra responder isso já vou indo.

Peter : Sabe como ele era ?…

Mendigo : Estranho, tinha um corpo meio humano, usava uma roupa de professor ao mesmo tempo que tinha uma boca medonha de crocodilo, a coisa mais bizarra que eu já vi na vida.

Peter : Onde você estava quando viu ?

Mendigo : Vi uma coisa caminhando na minha área de manhã, não se costuma ter gente entrando no nosso território nesse horário então fui verificar quem era, esse tipo de gente costuma causar confusão sabia ?

Peter : Território ?

Mendigo : Sim, existem áreas onde nos sem teto ficamos pra podermos dormir no chão e compartilhar comida, um local pra não sermos amolados em troca de não amolarmos ninguém entende ? Você não vai querer passar por lá só vai achar confusão,  esse deve ser o motivo de só nós sem teto conseguirmos ver aquela coisa estranha. Mas passou rápido, ela passou por lá quebrou alguma coisas, era bem forte aliás e saiu correndo.

Peter : Eu não vou passar por lá, mas sabe um local em que fica próximo ?…

Mendigo : É próximo de uma faculdade.

alx_brasil-cadeia-20060319-001_original1.jpeg

 

Carta para uma cadeia, a cadeia onde mistério está sendo levado, ainda usando a fantasia mas sem mascara.

Policial 1 : Então você é o maluco mágico de quintal não é ?

Mistério : Me chame de Mistério por favor.

Policial 2 : Temos um mistério especial pra você e é,” Qual será o seu companheiro de cela ?”

Misterio fica nervoso, os dois policiais o levam para uma cela com apenas um homem.

Policial : Esse é  Cletus Kassaty, um assassino perigoso, desde criança é acostumado a assasinar. Um  psicopata perigoso.

Policial  2 : Ele também tem a fama de matar e torturar seus companheiros de cela ganhando aqui na cadeia o apelido de carnificina – O policial começa a rir.

Policial : E você vai dividir a cela com ele.

Mistério é levado pelos policiais na mesma cela de Cletus que está parado com um sorriso maldoso na boca e um olhar psicótico em direção a  Mistério.

DarkSideoftheSpider12.jpg

Cletus se aproxima calado e sorrindo em direção a Mistério e toca com sua mão no rosto de mistério

Cletus :  Eu vou brincar muito com você por aqui.

Mistério : Por favor me tire daqui! Ele é louco! Não quero morrer ! Não faço vou mais brincar de mágico por favor me ajudem!

Cletus continua se aproximando do rosto de Mistério quando o simbionte vermelho que estava grudado  na capa de Mistério pula para a roupa de Cletus, os guardas aparecem rápidamente para acudir.

Policial : Se afasta ai seu maluco.

Policial 2 : Foi só uma brincadeira te colocar nessa cela… Ele não pode fazer nada com você com a gente aqui, mas nunca arriscaríamos colocar  ninguém em uma cela com ele.

Policial : Seus crimes não foram tão graves, ninguém se feriu, possivelmente você vai ser solto mas eu não arriscaria cometer um crime novamente poderíamos te colocar em uma cela com ele – Os dois policiais começam a rir.

Mistério – Por favor me tirem daqui, não gosto do olhar dele.

Policial 2 – Tudo bem fique calma é só brincadeira, ele não poderia te fazer nada.

Os policiais levam Mistério da cela. Um close se dá na mão de Cletus revelando um caco de vidro escondido na mão esquerda do criminoso.

maxresdefault (1).jpg

Corta para Peter indo visitar Mary Jane em uma peça de teatro, a garota é muito aplaudida mas Petter chega atrasado. Peter está levando flores e é noite. Quando a peça acaba ambos se encontram na porta do teatro para conversar.

Peter : Trouxe pra você, fico feliz que tenha ido bem na peça.

Mary Jane : Piter… Eu já te falei que não quero te ver de novo…

Peter : Eu sei, já pedi desculpa pelo que eu fiz, quero que me perdoe, poderíamos pelo menos sermos amigos ?

Mary Jane : Não é o que você fez e sim o que você faz. Peter depois que o Harry morreu… Não consigo me sentir bem imaginando que você ainda  sai por ai fantasiado salvando pessoas com o risco de… Morrer como ele…

Peter : Sei que o que aconteceu com o Harry foi horrível, ele morreu me salvando… Mas comigo é diferente, eu sou o Homem aranha eu tenho poderes, as pessoas precisam de mim, entenda que não posso parar.

Mary Jane : Sim as pessoas precisam de você eu é que não preciso…

Peter : Jane…

Mary Jane : Peter sabe o quanto dói pra mim saber que sempre que você sai por ai querendo salvar o mundo tem risco de nunca mais voltar ? Sabe ? – Mary Jany começa a chorar – O dia em que as pessoas não precisarem de você, quando não for mais o homem aranha podemos ficar juntos. Me desculpe…

Mary Jane vai embora, Peter é deixado sozinho e atira suas flores na lata de lixo.

A próxima cena retorna para a cadeia, dessa vez um velho que aparenta ter 80 anos  usando um cachecol que está sendo levado pelos mesmos dois Policiais.

Policial – Quem é esse velho ?…

Policial 2 – Um maluco que estava criando confusão nas industrias Oscorp.

Policial – Ele vai ser preso ?…

Policial 2 – Não ele não fez nada de mais, além disso é velho de mais pra isso, nos pediram para apenas dar um susto nele, vamos fazer igual  fizemos com o outro cara.

maxresdefault.jpg
Nessa imagem não tem cachecol nem é tão velho lembrando que só serve para ilustrar

O velho está usando um cachecol  que parece esconder algo por baixo, é magro e frágil. Os dois guardas mandam o velho para a cela de Cletus e contam a mesma história no qual que contaram a mistério para assusta-lo.

Cletus_and_Eddie_in_jail_together.png

 

Quando o velho entra na cela de Cletus, Cletus estranha pois o velho parece calmo, sem nenhum medo mesmo diante de um psicopata. Cletus  não ameaça nem encosta no velho só se afasta estranhando.

Velho : Sei como tratam você por aqui… Você cometeu erros no passado e pagara por eles pelo resto da sua vida, dá pra ver pela maneira que tratam você, como se não fosse nada, apenas uma carne jogada aos abutres. Mas não se preocupe amigo, sua sorte vai mudar.

Os policiais estão fingindo estar fora da sala sorrindo acreditando que assustaram o velho. O velho tira de dentro do cachecol estranhas asas metálicas que usa para cortar as grades da cela. As asas disparam algo algo semelhantes a penas de metal explosivas que fazem um grande buraco no teto.  O velho é o vilão abutre, que usa de suas asas para voar pelo buraco no teto  e sair da cadeia. Os policiais voltam correndo agora sem  o sorriso no rosto  e observam a explosão espantados.

Cletus_Kasady_(Earth-616)_from_Amazing_Spider-Man_Vol_1_384_0001.jpg

Cletus observa o buraco no teto espantado. Logo em seguida o simbionte vermelho que estava escondido em sua roupa cresce em sua mão criando forma,  forma essa semelhante a luva do uniforme do Homem Aranha. Cletus se espanta e uma teia vermelha sai de sua mão em direção ao buraco no teto que o abutre acabara de fazer. Cletus usa a teia para escapar pelo buraco.

tumblr_inline_p3y1ijwHFW1r9ao7c_1280.jpg

Na próxima cena na casa de Tia May, ainda a noite.

Tia May :  Que surpresa ver você por aqui a essa hora.

Peter : Conseguiu resolver o problema do banco tia ?

Tia May : Não, eles me enrolam, me enrolam mas ainda não recebi o dinheiro da minha aposentadoria, as coisas estão difíceis por aqui.

Peter entrega várias notas de dolar.

Peter : Isso deve dar pra te ajudar por enquanto ?

Tia May : Onde anda conseguindo tanto dinheiro ?

Peter : Bem… Consegui finalmente um emprego fixo no Clarin Diário.

Tia May : Mesmo ? Meus parabéns! – May começa a tucir.

Peter : Você está  bem ?

Tia May : Sim… É a idade Peter… Algumas coisas mudam e já mais voltam a ser as mesmas, você não me engana, parece triste hoje.

Peter : Terminei com a Mary Jane…

Tia May : Aconteceu alguma coisa ?

Peter : Não… É só que ela não gosta muito do que eu sou… Ou o que eu faço…

Tia May : Talvez tenha sido pra acontecer… Algumas coisas as vezes… Simplesmente acabam e não o que se fazer, não é sua culpa Peter, você só tem – Tosse – Que seguir em frente.

Peter continua triste então May entrega um estranho colar prateado com um símbolo de uma asa de anjo.

Peter : O que é isso ?

May : Peter eu não te contei mas quando eu era jovem eu tive um outro amor além do Ben.

Peter : Outra pessoa além do tio Ben ?!

May : Sim… Era um elegante rapas, bem educado e muito inteligente por assim dizer, eu achava que estávamos destinados um para o outro assim como você e a Mary Jane mas com o tempo esse amor terminou e tivemos que nos separar… Antes de terminarmos ele me ofereceu esse colar com asas porque dizia que eu era um anjo e só faltavam as asas crescerem, depois disso nunca mais nos vimos.

Peter : Sério ? Você queria ter voltado com ele ?…

May : Peter relacionamentos vem e vão sempre até você achar a pessoa certa. Eu encontrei uma outra pessoa, fiquei sabendo que ele também, nossas vidas continuam. Ele me deu esse colar e disse que me ajudaria a encontrar alguém que me amaria tanto quanto ele me amou e encontrei. Por isso estou dando para você, sei que consegue achar alguém que passa te amar sei que ele vai te ajudar.

Peter pega o colar e coloca no pescoço. May olha feliz.

Peter : Obrigado Tia.

 

Continua…

 

 

 

 

Deixe um comentário